Reviews Testes

Hificlube: testes e audições de JVH em 2019

Imacustica - Sasha DAW ARC 160M-1.jpg

JVH só testa aquilo de que gosta ou lhe desperta interesse pessoal. E não faz comparações, analisa cada produto na sua individualidade performativa.

Seria, pois, redutor e abusivo afirmar que estes são os 'Melhores Produtos do Ano 2019'. São - isso sim - os melhores que JVH ouviu em 2019, na sua respectiva categoria e preço.

Testes e análises críticas

Nota: clique sobre o respectivo título para ler

Focal Chora 806 – quem não chora…

Sempre quis ter umas colunas Focal, mas o subsídio de Natal é curto? Eis a sua oportunidade: as Focal Chora 806 custam €598,99.

Focal Utopia – auscultadores dinâmicos de referência absoluta

Focal torna realidade a utopia de auscultadores soarem melhor que colunas de som. Testar os Utopia foi para JVH uma experiência gratificante e reveladora. Os Utopia custam 4000 euros e são os melhores auscultadores dinâmicos abertos do mercado. Pelo menos são os melhores que JVH já ouviu...

Sonus faber Olympica Nova V – a boa nova

JVH foi à IMACUSTICA – LX ouvir as Sf Olympica Nova, e veio de lá com uma certeza. As Nova têm lugar no Olimpo do áudio.

Vivid Audio Kaya 90 – audição crítica por JVH

A Kaya é uma Giya sem o penteado à Plavalaguna, a diva operática extraterrestre do ‘Quinto Elemento’. Mas os altifalantes, o princípio de carga acústica, inspirado no Nautilus, e o ADN do som são todos iguais. Só o preço é diferente – e o design, que é mais discreto, doméstico e ‘domesticável’.

Roon Nucleus – fusão nuclear

Já ouviu falar em Roon ready? Então, prepare-se também, porque não ter ‘Roon’ no seu sistema é como andar à procura da proverbial agulha no palheiro caótico da sua discografia digital sem nunca a encontrar.

Pass INT-25 – outro pass(e) de mágica

JVH passou pela Delaudio sem aviso prévio, e apanhou Delfin Yanez com a sua nova paixão: o amplificador integrado Pass INT-25… Este é o relato da primeira audição de mais uma obra-prima de Nelson Pass.

Sennheiser Ambeo - primeira audição na Imacustica

Ambeo é uma ‘barra’ que dá ao som do seu televisor tudo o que lhe falta em termos acústicos: claridade, dinâmica, graves e efeito ‘surround’ (inclui video oficial)

Hegel H390 – a fórmula mágica

É na simplicidade das coisas que residem as soluções complexas. O Hegel H390 é um amplificador integrado analógico com soluções digitais.

Krell K-300i – a Krell contra-ataca

A Krell voltou do lado negro, com um novo amplificador integrado: a força esteja contigo! O K-300i tem o espírito e o poder dos seus antepassados – fala todos os dialectos digitais e consegue comunicar com o universo da música por streaming.

Marantz ND8006 – transição pacífica

Ken Ishiwata saiu da Marantz mas deixou uma prole imensa de produtos de qualidade para todas as bolsas com o seu ADN tecnológico. O Marantz ND8006 é um leitor-CD, que é ao mesmo tempo um leitor-de-rede e um DAC HD multifuncional por um preço bem razoável de 1249 euros.

Imacustica-Lisboa–Concerto de despedida das Sasha2

Ir à Imacustica é como ir à farmácia: há lá de tudo, e encontramos sempre algo que faz bem às nossas angústias audiófilas. Saio de lá sempre melhor e mais feliz do que entrei. Passei a tarde com uma velha amiga - a Sasha – e trouxe comigo um Krell K-300i todo artilhado.

Audioquest Dragonfly Cobalt – o dragão ataca de novo

O Dragonfly Cobalt é o Bruce Lee dos DACs: pequeno, musculado, enérgico, extremamente eficiente e rápido. Custa €299 e bate forte como os grandes.

Trio de Chord(as) – TT2, MScaler e TToby

JVH é fã incondicional de Rob Watts. Há 30 anos que segue a sua carreira de sucesso. Com o M-Scaler o filtro WTA de alinhamento temporal atinge o zénite da sua performance: 1 milhão de coeficientes de interpolação (taps)! E isso resulta?...

dCS Bartók DAC – bar aberto para a música

O Bartók é um puro DAC dCS, com funções de streamer, prévio digital e amplificador de auscultadores. DACs polivalentes há muitos, mas dCS só há um: o Bartók e mais nenhum! JVH analisa-o aqui à lupa, num texto desconcertante, para leitura estival de audiófilos em férias.

Avantgarde Duo Mezzo XD - audição crítica de JVH

JVH foi à Ultimate Audio assistir à apresentação das Duo Mezzo XD, por Jérôme André, director internacional de vendas, e ficou para ouvir e comentar sobre o que ouviu

NAD M10 toca BluOS

O NAD M10 segue o lema dos Mosqueteiros do Rei: um-por-todos, todos-por-um, enquanto intérprete principal de um sistema BluOS, ao qual basta juntar um par de colunas.

Hifiman HE6SE – ouro sobre azul

JVH viveu 3 meses com um ‘remake’ dos auscultadores que deram fama à Hifiman: HE6, agora na versão SE.

Marantz CD Receiver Melody X M-CR612

Depois do teatro dos sonhos (as Wamm), JVH assenta os pés na terra para ouvir Melody X, o homem-orquestra da Marantz, um sistema polivalente que custa tanto como um parafuso do D’Agostino Relentless: 800 euros! E explica tudo numa linguagem acessível aos jovens...

Zu Audio Druid MkV – a poção mágica

Audição crítica preliminar de JVH ao modelo Druid da nova representação da Ajasom: Zu Audio. A Druid tem uma sensibilidade tão elevada que meia-dúzia de watts a satisfazem plenamente.

Cambridge Edge A – no limite da perfeição

O amplificador integrado Cambridge Edge A deixou JVH deveras surpreendido. De olhos fechados, julgou estar a ouvir um Krell de Classe A dos velhos tempos…

Marantz KI Ruby, 40 anos de fidelidade

JVH ouviu o duo leitor CD/SACD e amplificador integrado, comemorativos dos 40 anos de Ken Ishiwata na Marantz, e descobriu que afinal não são rubis, são diamantes finamente lapidados pela mão do último dos gurus do áudio.

Wilson Audio Sasha DAW - a new daw(n)

Análise crítica de JVH à coluna-tributo de Daryl Wilson, em memória de seu pai, fundador da Wilson Audio, David Andrew Wilson, nas versões integral em pdf, publicada na revista Hi-Fi News Março 2019, e com o texto principal em Português, com tradução de JVH.

Hifiman Ananda – felicidade auditiva

Ananda é um dos novos modelos de auscultadores planar-magnéticos da Hifiman. O nome significa felicidade em sânscrito, e é isso que vai sentir quando os ouvir, garante JVH. Ananda dá-lhe asas para subir ao céu dos audiófilos…

Audições críticas

Ultimate Audio – Kroma Audio e Aries Cerat

JVH foi festejar o 9º Aniversário da loja UAE-Benfica (1º no Porto) e aproveitou para ouvir algumas novidades pouco conhecidas, como as colunas espanholas Kroma Audio e os amplificadores a válvulas Aries Cerat.

EISA Trio actua na Ajasom

Um trio composto por 3 artistas galardoados pela EISA: KEF R11 - Hegel H390 - Mofi Ultra Deck actua este Sábado, dia 21 de Setembro, no auditório da Ajasom, na Damaia. JVH foi à antestreia. E editou um vídeo com som directo para o leitor perceber o que perde, se não passar por lá...

Piega Master Line Source 3 - audição prévia na UAE

JVH passou pela UAE para uma visita de cortesia e deu de caras com as Piega MLS3, que já lhe tinham sido apresentadas em Munique.

Wilson Audio Wamm: uma experiência emocional

JVH esteve na apresentação oficial à imprensa das Wilson Audio Wamm Master Chronosonic, no auditório da Imacústica, em Lisboa. Este é o relato da sua experiência inolvidável. Novo: entrevista com Ricardo Franassovici.

Ajasom – YG Acoustics actuam na Damaia

Sábado, 30 de Março, na Ajasom, o prato do dia é YG Acoustics. De entrada as Carmel 2, com amplificação Soulution 330; depois as Hailey 2.2, com amplificação Nagra HD. Hificlube serve-lhe já o aperitivo para abrir o apetite.

Shindo Labs e Avantgarde na Ultimate Audio

JVH visitou a loja da UAE em Benfica, em busca de ‘espécies raras’, com nomes esquisitos como: Shindo Labs e Fezz Audio, e um delicioso som de válvulas ‘à antiga’…

Ajasom – Concerto do 70º Aniversário da McIntosh

O duo McIntosh C70/MC2175 actuou no auditório da Ajasom-Damaia, depois de ter estado em exibição estática no audioshow. JVH esteve lá para ver e ouvir.

Imacshow 2019 – 3 sistemas no seu habitat natural

A Imacustica montou os sistemas que exibiu no audioshow nos seus auditórios, e convidou os audiófilos para irem ouvir a ‘diferença’ entre público e privado. JVH foi lá ouvir, e gravou excertos do programa musical em 96/24. O resultado é excepcional.

Delfim Yanez já está em estágio para o Audioshow

JVH foi à Delaudio ouvir o sistema de som que vai ‘dar música pela barba’ no Audioshow 2019. ‘Eu não estou no negócio dos sons…’, declara convicto Delfim Yanez, ‘é a reprodução fiel dos tempos da música que me interessa…’.

Magico A3 – primeira audição por JVH

A A3 é um passe de mágica de Alon Wolf, porque traz a lendária qualidade Magico para patamares de preço razoáveis, sem grandes compromissos técnicos ou sonoros.

Sonus faber Electa Amator III – primeira audição por JVH

JVH foi ouvir as Electa Amator III à Imacustica. E não só...

Imacustica Sasha DAW ARC 160M 1