Reviews Testes

Imacustica-Lisboa – Concerto de despedida das Sasha 2

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- sideways.jpg

Ir à Imacustica, é como ir à farmácia: há lá de tudo, e encontramos sempre algo que faz bem às nossas angústias audiófilas. Saio de lá sempre melhor e mais feliz do que entrei. Passei a tarde com uma velha amiga - a Sasha – e trouxe comigo um Krell K-300i todo artilhado.

Tenho duas paixões: o áudio e a fotografia.

Na Imacústica-LX, posso dar largas à minha imaginação em ambos os campos. Assim, antes de me sentar em amena cavaqueira com o Manuel Dias e o Pedro Duarte, no Auditório 2, onde actuava o último par de Sasha 2 disponível, agora que as DAW as renderam no pódio de pesos-médios da equipa Wilson Audio, passei pelos outros auditórios para fazer audições breves e algumas fotografias (ver mais fotos na galeria em baixo):

Auditório 1

colunas  ProAc D48/R  - AMP Ps Audio BHK 250 - Pre Ps Audio BHK  -leitor Metronome le player 2S  - gira-discos SME model 10 com SME 309 celula Eat Jo. no5  - pre-phono Eat e-glo petit - server innuos zen mini mkII - cabos transparent

colunas ProAc D48/R - AMP Ps Audio BHK 250 - Pre Ps Audio BHK -leitor Metronome le player 2S - gira-discos SME model 10 com SME 309 celula Eat Jo. no5 - pre-phono Eat e-glo petit - server innuos zen mini mkII - cabos transparent

Auditório Principal

Os novos dartzeel NHB-468 são imponentes - e custam o seu peso em ouro...

Os novos dartzeel NHB-468 são imponentes - e custam o seu peso em ouro...

Normalmente, vou à Imacústica em busca de novidades, que as há sempre, como o novo PrimaLuna Evolution Series 400, ou o novíssimo Audio Research CD9 SE.

PrimaLuna EVO 400 Tube Integrated Amplifier

PrimaLuna EVO 400 Tube Integrated Amplifier

Audio Research CD9SE - CD player - DAC - Upsampler

Audio Research CD9SE - CD player - DAC - Upsampler

Mas desta vez tive também oportunidade de matar saudades das Sasha 2 e dos Audio Research Galileo Series Pre/150, que testei para a Hi-Fi News, embora com um par de colunas bem diferentes: as Sonus Faber Ex3ma.

colunas WA sasha 2 - AMP AR galileo pw 150  - AR galileo pre leitor - AR CD9 SE  - server innuos statement - cabos nordost

colunas WA sasha 2 - AMP AR galileo pw 150 - AR galileo pre leitor - AR CD9 SE - server innuos statement - cabos nordost

Cinco anos se passaram

Passaram-se quase cinco anos, mas subscrevo tudo o que escrevi antes. Apesar dos avanços mais recentes na tecnologia de vácuo propostos pela Audio Research, a Galileo Series não perdeu o seu encanto – e valor! É a grande vantagem das válvulas sobre o digital: não sofre de obsolescência crónica, mesmo quando os modelos são descontinuados, como é o caso:

Audio Research Galileo Series Pre

Audio Research Galileo Series Pre

Audio Research Galileo Series 150 stereo amplifier

Audio Research Galileo Series 150 stereo amplifier

From the onset, the GS150 took immediate charge of all the musical proceedings with poise and aplomb, presence and control, exhibiting clarity, speed, and supreme resolution of instrumental and vocal textures.

With track after track, the ‘four elements’ were consistently present: ‘air’ (spaciousness), ‘water’ (liquidity), ‘fire’ (dynamics) and ‘earth’ (solidity and presence), whether with the complexity of Beethoven, the romanticism of Berlioz or Handel’s religiousness, depending on programme material. The same with Dylan’s raucity, Sinatra’s velvety crooning or Supertramp’s buoyant productions. I could go on and on, such is the versatility of the GS duo!

The GS150 is not only the finest sounding but also the most beautiful stereo amplifier Audio Research has ever built, which is saying a lot for a company that makes some of the best tube amplifiers in the world. The GSPre is the perfect partner both aesthetically and sonically, its beauty within matching the beauty without. Together they’ve restored my fading faith in vacuum tube technology!

JVH in Hifi-News January 2015

Nota: para ler o teste na íntegra, incluindo medidas de laboratório, clique aqui. To read the full review click here.

JVH com Dave Wilson e Peter McGrath, na apresentação europeia das Sasha originais - Munique, 2009

JVH com Dave Wilson e Peter McGrath, na apresentação europeia das Sasha originais - Munique, 2009

Quanto às Sasha, poucos terão como eu seguido tão de perto a sua gloriosa carreira, desde o dia em que o saudoso Dave Wilson me apresentou pessoalmente a versão original, em Munique, já lá vão 10 anos. A vantagem do Hificlube é que viajar no tempo está à distância de um clique, pelo que os leitores podem agora recordar o acontecimento vendo o video exclusivo acima.

Seguiu-se o teste, um dos mais completos que já publiquei – e o primeiro a nível mundial – que inclui poesia de Sophia e Pessoa e tudo, de que transcrevo um excerto:

A Sasha é a única W/P pela qual sou homem para me apaixonar. Consegue passar do pizzicato dos violinos à explosão massiva de uma grande orquestra sinfónica sem perder a compostura: sem compressão, sem dureza, sem agressividade. Continuam a ser as únicas colunas “domésticas” com capacidade para reproduzir a energia subjectiva de um concerto ao vivo.

As vozes e os instrumentos solistas são apresentados com recorte e definição, e o corpo e peso específico respectivo no tempo e no espaço.

Sorriem os violinos, choram os violoncelos, silvam os sopros, rasgam os metais, martelam os tambores. Tudo começa e acaba no tempo devido: sem overhang, sem arrastamento, sem ressonâncias espúrias e modulação intrusiva.

Nota: os leitores podem ler a crítica integral (em Português) aqui.

 

Wilson Audio Sasha DAW

Hélas, tudo o que possamos ter escrito sobre um par de colunas da Wilson Audio torna-se, mais cedo ou mais tarde, pouco, porque, se é verdade que a qualidade perdura sempre, há pequenas melhorias que ganham uma importância inaudita na evolução da performance acústica das versões que se seguiram, culminando recentemente nas DAW, que também testei para a Hifi-News, e de que transcrevo a conclusão:

As Sasha DAW com amplificação Dan D'Agostino Integrated

As Sasha DAW com amplificação Dan D'Agostino Integrated

Daryl Wilson homenageou o seu pai com o que certamente será a Sasha definitiva, pois esta versão DAW beneficia de tudo o que aprenderam com a Alexia S2. Com amor e respeito, ele foi ainda mais longe, e tornou-as tão transparentes e evanescentes como uma alma, embora elas precisem de cuidado com o equipamento associado e os cabos. Bem montadas e afinadas, elas são ‘o sonho sonhado pelos sonhadores’. O legado de Dave está em boas mãos.

Nota: os leitores interessados podem (re)ler a versão integral em Português aqui e abrir o pdf da review publicada na revista Hi-fi News March 2019 aqui.

As Sasha 2, com fonte AR CD9 e amplificação Dan D'Agostino (Imacústica, Auditório 2, 2014)

As Sasha 2, com fonte AR CD9 e amplificação Dan D'Agostino (Imacústica, Auditório 2, 2014)

Penitencio-me hoje por nunca ter testado formalmente as Sasha II. Mas não deixei de as ouvir com atenção e espírito crítico, tendo mesmo feito um curioso teste comparativo (incluindo gráficos de resposta em frequência), e concluído que:

Sasha 2 não é apenas a melhor Watt-Puppy de sempre, é a coluna mais transparente e acusticamente coerente alguma vez produzida pela Wilson Audio! Não terá a escala dinâmica da XLFMaxx ou Alexia, mas tem a “escola” e o “traço” inconfundível de Dave Wilson e a melhor relação preço-qualidade de todas as gamas da marca americana.

Passaram-se mais de 5 anos também. Mas, se estiver interessado no último par à venda de Sasha 2 - e nos últimos AR Galileo - tudo o que escrevi continua a ser verdade. A DAW está hoje no pódio que antes foi das Sasha 2, mas a relação preço-qualidade continua imbatível. Sobretudo agora, com um preço de fim-de-linha, que só torna as Sasha 2 ainda mais apetecíveis.

Nota: os leitores podem ler a reportagem integral aqui.

Este vídeo, registado no Auditório 2, no âmbito desta visita, foi publicado na página You Tube do Hificlube (não se esqueça de subscrever), com alguns excertos de audição, e contém no final um teste interessante: um comparativo do mesmo pequeno excerto de Ai Margarida, por Camané, primeiro tendo como fonte um CD reproduzido pelo Audio Research CD9SE, e depois a versão da Tidal via o Innuos Statement.

Atenção: o CD não foi ripado para o Innuos e a secção de DAC do 9SE foi utilizada em ambos os casos. No vídeo a diferença é mínima, como seria de esperar, depois dos tratos de polé a que o sinal é sujeito pelo algoritmo do You Tube.

Mas, ao vivo, o CD ganha em detalhe e transparência, e não é por uma simples unha negra, o que também seria de esperar de um leitor-CD de 15 mil euros!...

Parece que ainda não é desta que o streaming vai substituir o CD em aplicações highend. Isto digo, embora, neste preciso momento, esteja a ouvir Melody Gardot em… streaming MQA da Tidal.

Galeria fotográfica geral



x
DartZeel - Magico Q7- left - cap1 -web2-lum_002.jpg
DartZeel - Magico Q7_005.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- front2.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- sideways wide.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- sideways.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research CD9SE.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research GS 150.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research GS Pre.jpg
Imacustica LX - Auditório 2 - GyroDEC.jpg
Imacustica LX - Auditório 3 - EAT phono.jpg
Imacustica LX - Auditório 3 - ProAc ribbon.jpg
Imacustica LX - Auditório 3 - PS Audio - ProAc.jpg
Imacustica LX - Auditório 3 - PS Audio - ProAc-sunrays.jpg
Imacustica LX - Auditório Principal - DartZeel NHS 486.jpg
Imacustica LX - Auditório Principal - DartZeel pre - dCS Vivaldi One.jpg
Imacustica LX - PrimaLuna Evolution 400 Integrated Amplifier.jpg

DartZeel - Magico Q7- left - cap1 -web2-lum_002.jpg

DartZeel Magico Q7 left cap1 web2 lum 002

DartZeel - Magico Q7_005.jpg

DartZeel Magico Q7 005

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- front2.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II front2

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- sideways wide.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II sideways wide

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research - Innuos - Wilson Audio Sasha II- sideways.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II sideways

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research CD9SE.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research CD9SE

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research GS 150.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research GS 150

Imacustica LX - Auditório 2 - Audio Research GS Pre.jpg

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research GS Pre

Imacustica LX - Auditório 2 - GyroDEC.jpg

Imacustica LX Auditório 2 GyroDEC

Imacustica LX - Auditório 3 - EAT phono.jpg

Imacustica LX Auditório 3 EAT phono

Imacustica LX - Auditório 3 - ProAc ribbon.jpg

Imacustica LX Auditório 3 ProAc ribbon

Imacustica LX - Auditório 3 - PS Audio - ProAc.jpg

Imacustica LX Auditório 3 PS Audio ProAc

Imacustica LX - Auditório 3 - PS Audio - ProAc-sunrays.jpg

Imacustica LX Auditório 3 PS Audio ProAc sunrays

Imacustica LX - Auditório Principal - DartZeel NHS 486.jpg

Imacustica LX Auditório Principal DartZeel NHS 486

Imacustica LX - Auditório Principal - DartZeel pre - dCS Vivaldi One.jpg

Imacustica LX Auditório Principal DartZeel pre dCS Vivaldi One

Imacustica LX - PrimaLuna Evolution 400 Integrated Amplifier.jpg

Imacustica LX PrimaLuna Evolution 400 Integrated Amplifier

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II sideways

colunas ProAc D48/R - AMP Ps Audio BHK 250 - Pre Ps Audio BHK -leitor Metronome le player 2S - gira-discos SME model 10 com SME 309 celula Eat Jo. no5 - pre-phono Eat e-glo petit - server innuos zen mini mkII - cabos transparent

Os novos dartzeel NHB-468 são imponentes - e custam o seu peso em ouro...

PrimaLuna EVO 400 Tube Integrated Amplifier

Audio Research CD9SE - CD player - DAC - Upsampler

colunas WA sasha 2 - AMP AR galileo pw 150 - AR galileo pre leitor - AR CD9 SE - server innuos statement - cabos nordost

Audio Research Galileo Series Pre

Audio Research Galileo Series 150 stereo amplifier

JVH com Dave Wilson e Peter McGrath, na apresentação europeia das Sasha originais - Munique, 2009

As Sasha DAW com amplificação Dan D'Agostino Integrated

As Sasha 2, com fonte AR CD9 e amplificação Dan D'Agostino (Imacústica, Auditório 2, 2014)

DartZeel Magico Q7 left cap1 web2 lum 002

DartZeel Magico Q7 005

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II front2

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II sideways wide

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research Innuos Wilson Audio Sasha II sideways

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research CD9SE

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research GS 150

Imacustica LX Auditório 2 Audio Research GS Pre

Imacustica LX Auditório 2 GyroDEC

Imacustica LX Auditório 3 EAT phono

Imacustica LX Auditório 3 ProAc ribbon

Imacustica LX Auditório 3 PS Audio ProAc

Imacustica LX Auditório 3 PS Audio ProAc sunrays

Imacustica LX Auditório Principal DartZeel NHS 486

Imacustica LX Auditório Principal DartZeel pre dCS Vivaldi One

Imacustica LX PrimaLuna Evolution 400 Integrated Amplifier