Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Imacustica – Porto – primeira audição: Bartók Apex e Magico M2

IMACUSTICA-PORTO_Magico M2 - capa.jpg

Hificlube.net visita a IMACUSTICA – PORTO para assistir  à estreia nacional das Magico M2 e para comparar o dCS Bartok com o novo Bartok Apex. E ainda para ouvir um duo de sonho: Jadis 300B/Devore O/93.

Recentemente, tive o prazer de voltar a visitar a IMACUSTICA-PORTO, uma das melhores lojas de alta-fidelidade da Europa.

A loja vai melhorar ainda mais, encontrando-se já em fase de construção novos auditórios permanentes e acusticamente tratados, para garantir o conforto dos clientes e o mais alto desempenho a todos os sistemas highend em demonstração.

A IMACUSTICA é conhecida por vender algumas das mais prestigiadas marcas de áudio highend do mundo, tais como Audio Analogue, Audio Research, Constellation, Dan D'Agostino, DarTZeel, dCS, Jadis, Krell, Nordost, ProAc, Sonus faber, Wilson Audio e muitas outras.

Conheço Manuel Dias e a esposa São há mais de 35 anos, e eles fazem-me sempre sentir como parte da família quando os visito, tendo-nos gentilmente convidado, a mim e ao meu filho Pedro Henriques, para um almoço memorável de bacalhau no forno, regado a tinto do Douro (água no meu caso…), na companhia da sua excelente equipa de colaboradores, no restaurante Redondo.

IMACUSTICA - PORTO_Nova ala de auditórios e escritórios em construção. Só falta a música...

IMACUSTICA - PORTO_Nova ala de auditórios e escritórios em construção. Só falta a música...

O homem sonha, a obra nasce

Foi com inegável orgulho que Manuel Dias nos mostrou o local da obra, num novo espaço contíguo à loja, onde vão nascer os novos auditórios, expandindo a IMACUSTICA-Porto, que vai quase duplicar de tamanho, tornando-se assim a maior e melhor loja de áudio highend da Europa, quiçá do mundo, e pronta para a grande festa do 40º Aniversário, que Manuel Dias anunciou solenemente, convidando-me por amável antecipação.

Nesta visita de saudade, tive o prazer de voltar a encontrar Guilhermino Pereira, grande amigo e audiófilo analogista emérito, no seu habitat técnico (todas as reparações e avaliações técnicas passam pelas suas mãos); e Ricardo Polónia, o jovem especialista da casa em tecnologias de áudio digital, streaming e AV, com grande capacidade de comunicação.

Também passei algumas horas de agradável e profícua troca de opiniões com Miguel Azevedo, que recentemente iniciou as suas aventuras no áudio highend como consultor e gestor de vendas da IMACUSTICA, seguindo os passos do meu grande amigo e colaborador Luís Campos, uma lenda na apresentação e demonstração de equipamentos highend, infelizmente já falecido. E como ele teria gostado desta tertúlia audiófila…

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo

Tal pai, tal filho

Conheci Mário Azevedo, professor de música clássica e de música antiga e pai de Miguel Azevedo, no Festival de Música na Póvoa de Varzim, há cerca de 30 anos. Miguel, o qual é muito parecido com o pai, se bem me lembro, tem também o mesmo dom da pedagogia doce.

Miguel também é músico. Mas a ‘cena’ dele é mais o rock, e talvez por isso adora pôr a tocar gravações de concertos ao vivo de música moderna, pois sabe como é difícil estar no palco diante do público.

Mostra-me os discos, dir-te-ei que és

Miguel considera que cada coleção de discos revela, não só os gostos musicais, mas também a personalidade de quem a possui. Depois de uma interessante troca de impressões sobre o passado e o presente do áudio e a dicotomia suporte físico/streaming, Miguel Azevedo apresentou-me Jacob Collier, que ouvi pela primeira vez. Nunca tinha ouvido falar sequer de Collier, pelo que tive de me informar para poder escrever este artigo.

Jacob Collier ‘ao vivo’ no Coliseu

Collier é um músico excecional e criador de conteúdos no YouTube, que tomou nos últimos anos o mundo da música de assalto. Os seus concertos ao vivo são verdadeiros espetáculos que surpreendem as audiências e as deixam a chorar por mais.

Collier é um multi-instrumentista, que toca piano, bateria, guitarra e baixo e o seu estilo musical único combina diferentes géneros como o jazz, funk, pop e clássica.

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Virgo III preamplifier

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Virgo III preamplifier

Nos concertos ao vivo, Collier envolve o público na atuação, pedindo-lhe frequentemente que cante, enquanto a sua energia entusiasmante enche a sala. Quer esteja no palco sozinho ou com a sua banda, os seus concertos ao vivo são experiências verdadeiramente inesquecíveis.

IMACUSTICA - PORTO_dCS Rossini Apex

IMACUSTICA - PORTO_dCS Rossini Apex

Para além do seu talento musical, Jacob é também um excelente professor, que muitas vezes explica a música ao público antes de a tocar, tornando assim conceitos musicais complexos acessíveis a todos, e os seus imperdíveis espetáculos simultaneamente divertidos e educativos. Na faixa que Miguel reproduziu do concerto ao vivo no Coliseu de Lisboa, Jacob Collier provou ser de facto um artista multifacetado.

IMACUSTICA - PORTO_Auditório principal, com sistema em demonstração:  dCS Rossini Apex ,Constellation Virgo III (prévio) ,Constellation Centaur II, Cabos Nordost Odin Gold

IMACUSTICA - PORTO_Auditório principal, com sistema em demonstração: dCS Rossini Apex ,Constellation Virgo III (prévio) ,Constellation Centaur II, Cabos Nordost Odin Gold

Na IMACUSTICA-PORTO, o disco do seu concerto ao vivo também ajudou a mostrar toda a magia das Magico M2 e o fabuloso sistema de som que as apoiava.

Eis a composição do sistema, tal como foi apresentado e demonstrado (o gravador Metaxas não foi utilizado nesta audição)

  •  dCS Rossini Apex
  • Constellation Virgo III (prévio)
  • Constellation Centaur II
  • Cabos Nordost Odin Gold

Nota: Para ler a minha análise ao Rossini Apex, clique aqui.

O texto e o contexto

Durante muitos anos, editei, primeiro na revista Audio, depois no DN, uma rubrica com o título “O texto e o contexto”, onde discorria sobre o som dos discos e a realidade que os envolvia: da técnica de registo ao ambiente natural, ou artificialmente produzido, do local de gravação.

Aqui o sistema em análise reproduziu a música com um realismo assombroso, e também a atmosfera de concerto ao vivo, conseguindo transmitir-nos não só tudo o que aconteceu no Coliseu, mas como aconteceu e por quê.

Assim, não foi apenas música que ouvimos: sentimos também a atmosfera da sala de espetáculos e como o público respondia às solicitações de Collier, como se nós próprios participássemos no evento. Até se ouvem os sorrisos das pessoas, comentou Miguel.

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo apresenta o sistema ao Hificlube.net

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo apresenta o sistema ao Hificlube.net

Estávamos lá, literalmente; nós os dois. Eu, que ouvi um concerto de Collier pela primeira vez; e o Miguel, que já ouviu este disco dezenas de vezes, e pôde assim voltar a viver essa experiência.

Miguel, entretanto, encontrou o concerto do Coliseu no YouTube e tentou sincronizar a imagem do portátil com o som do sistema, para que pudéssemos vê-lo e ouvi-lo em simultâneo, durante algum tempo.

Apesar dos meus muitos anos de experiência, fiquei agradavelmente surpreendido, quando constatei que o vídeo do YouTube apenas confirmou o realismo do quadro que as Magico M2 já tinham ‘pintado’ do evento.

Assim, aproveitei para incluir um vídeo do vídeo para que todos possam ver como tudo se passou na IMACUSTICA - PORTO. E também, já agora, no Coliseu em Lisboa.

Nota: o som do vídeo é apenas ilustrativo e não representativo da qualidade real do som do sistema, que deve ser apreciado no seu habitat natural: a IMACUSTICA - PORTO. Nos picos pode ocorrer alguma distorção, por incorreto ajuste do nível de entrada no gravador digital.

Não é de admirar, pois, que Miguel tenha descrito as colunas Magico M2 como um portal para outros mundos, e passo a citar de cor:

"As Magico M2 são um verdadeiro portal para aquela outra realidade que os discos nos trazem". Estou plenamente de acordo com ele.

Nota: na introdução, refiro as M6 (e M9!), mas as M3, que foram apresentadas com pompa e circunstância, em novembro de 2016, na IMACUSTICA - LISBOA, teriam sido uma referência mais apropriada. Veja aqui a apresentação das M3, com a presença de Alon Wolf e Ricardo Franassovici.

IMACUSTICA - PORTO_Capa do disco Stella di Napoli, de Joyce DiDonato

IMACUSTICA - PORTO_Capa do disco Stella di Napoli, de Joyce DiDonato

Joyce DiDonato

Depois, foi a minha vez de selecionar outra gravação incrível: Stella Di Napoli, da maravilhosa cantora lírica Joyce DiDonato.

Um recital de belcanto não é, por certo, a praia de Miguel Azevedo, mas percebi como ficou deslumbrado pelas espantosas capacidades vocais de DiDonato.

Joyce DiDonato é um dos mezzo-sopranos mais talentosos e celebrados da atualidade. A sua interpretação da ópera de Giovanni Pacini "Stella Di Napoli" ,com a Orquestra de Lyon, é de cortar a respiração.

Esta não é a gravação completa ao vivo da ópera. É apenas uma coleção de árias de óperas de alguns compositores menos conhecidos como este Pacini, e também de obras de compositores de renome como Rossini, Donizetti e Bellini.

Assim ouvimos apenas a primeira faixa "Ove t'aggiri, o barbaro", de Stella Di Napoli - Acto I, Cena 4, que dá o título ao álbum.

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Centaur II+Magico M2

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Centaur II+Magico M2

Logo às primeiras notas, ficou claro que estávamos perante algo de muito especial. A Orquestra da Ópera de Lyon, dirigida pelo  maestro Riccardo Minasi, cria uma paisagem sonora exuberante e dramática que serve de suporte à poderosa plasticidade da voz de DiDonato.

O seu alcance vocal e controlo são absolutamente impressionantes, e ela canta linhas vocais de elevado grau de dificuldade sem qualquer esforço aparente.

O que é deveras impressionante na atuação de DiDonato é também a profundidade da emoção. A qualidade emocional da sua voz deixa-nos sem palavras (Carolina Teixeira, a jovem consultora de Marketing da IMACUSTICA, que tinha acabado de se juntar a nós para uma sessão fotográfica, estava igualmente emocionada).

IMACUSTICA - PORTO_Foto de grupo. Da Esq. para dir: Ricardo Polónia, Manuel Dias, JVH, Pedro Henriques e Miguel Azevedo (foto cortesia IMACUSTICA_Carolina Teixeira)

IMACUSTICA - PORTO_Foto de grupo. Da Esq. para dir: Ricardo Polónia, Manuel Dias, JVH, Pedro Henriques e Miguel Azevedo (foto cortesia IMACUSTICA_Carolina Teixeira)

A peça é tecnicamente muito complexa - e talvez até com ornamentação excessiva - dando contudo à solista a oportunidade de mostrar todo o seu virtuosismo – e o das Magico M2 por inerência de funções.

A gravação da Orquestra de Ópera de Lyon Erato é excelente, suportando o canto de DiDonato com um fundo rico de textura harmónica e cromática.

Uma vez mais sugiro que vão ouvir Joyce DiDonato à IMACUSTICA-PORTO, porque o poder da sua voz é de tal ordem que o meu gravador ‘flipou’ nas notas altas!...

 ‘La page au noir’

Esta situação trouxe-me logo à memória (já vão ver por quê, mais à frente) uma crónica que escrevi, em setembro de 1989, quando setembro ainda se escrevia com maiúscula, e que foi publicada na icónica ‘última página a negro’ da revista Audio, na qual dissertava sobre temas de áudio num registo bem-humorado.

IMACUSTICA - PORTO_A icónica página negra da revista Audio: AS mulheres são um problema (leia a crónica completa em pdf no final do artigo)

IMACUSTICA - PORTO_A icónica página negra da revista Audio: AS mulheres são um problema (leia a crónica completa em pdf no final do artigo)

Contrariando o título: “As mulheres são um problema”, era afinal uma homenagem às mulheres, e abria assim:

 “A voz feminina, tal como  o ser maravilhoso que a emite, é complexa, caprichosa e extremamente versátil, podendo emitir sons com tal amplitude e em frequências tão elevadas que ‘derretem’ os microfones, podendo até partir copos sem lhes tocar – afinal elas não partem só pratos, quando estão zangadas…”.

Nota: podem ler o texto integral abrindo o pdf no final deste artigo, ou clicando aqui.

IMACUSTICA - PORTO_Sistema Bartok/Bartok Apex/Jadis 300B/Devore Audio Orangutan O/93

IMACUSTICA - PORTO_Sistema Bartok/Bartok Apex/Jadis 300B/Devore Audio Orangutan O/93

dCS Bartok/300B/Devore O/93

O duo Jadis 300B/Devore O/93 é de uma musicalidade intrínseca difícil de igualar. E apresenta a música com uma naturalidade desarmante. 

Em janeiro de 2022, o Hificlube publicou um longo artigo, num rigoroso exclusivo para Portugal, com a análise auditiva/técnica de Paul Miller a um conjunto semelhante:  Jadis JPL MkII/SE300B/Devore O/96, onde se tenta explicar sem sucesso as razões desta sinergia, e cito PM:

 “Não é magia, mas também não é possível explicar, só com a ciência atual e os conhecimentos de engenharia, a profunda atração, o envolvimento emocional e o som completamente viciante deste sistema.”

IMACUSTICA - PORTO_Perspectiva ampla do auditório complementar com o sistema dCS/Jadis/Devore

IMACUSTICA - PORTO_Perspectiva ampla do auditório complementar com o sistema dCS/Jadis/Devore

Pois foi com um sistema semelhante de gama mais baixa que fizemos uma comparação A/B entre o dCS Bartók original, que eu conheço bem, e a nova versão Apex. Nota: ler a minha análise ao Bartók original aqui.

IMACUSTICA - PORTO_Jadis 300B em primeiro plano; ao fundo as belíssimas Devore O/93

IMACUSTICA - PORTO_Jadis 300B em primeiro plano; ao fundo as belíssimas Devore O/93

Ao contrário das expectativas que eu tinha criado, com base na minha própria análise da Rossini Apex (clicar aqui para ler), o Bartók original soou musicalmente mais envolvente e o som parecia ter mais textura que o do novo Apex, que se revelou, como seria de esperar, mais dinâmico e informativo, sobretudo na claridade dos registos médio-altos.

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok

Na comparação, foi utilizado o mesmo cabo e foi-me garantido pelo Miguel que estavam ativados os mesmos filtros digitais em ambos.

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok Apex (com saída para auscultadores)

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok Apex (com saída para auscultadores)

A única justificação que encontro, pois o Rossini Apex revelou ser muito melhor que o original, foi o facto de o Bartók, na versão original, ser um exemplar de demonstração, com muitas horas de “queima”, enquanto o Bartók Apex é uma novidade acabadinha de chegar à IMACUSTICA-PORTO (estreia europeia tal como as Magico M2), logo ainda a precisar de ‘rodagem’. Espero poder voltar a fazer a comparação, quando já tiver a rodagem feita.

Nota: na sessão comparativa dirigida por Miguel Azevedo e Ricardo Polónia, estiveram também presentes alguns audiófilos da região de Porto, que amavelmente fizeram questão de me cumprimentar, sendo que um deles (peço desculpa por não me recordar do seu nome) se referiu à icónica ‘última página negra’, que eu criei para a revista Audio antes do cisma, como a sua favorita de sempre (ver acima). Talvez eu a ressuscite para o Hificlube.net, porque é uma forma, digamos, lúdica de abordar as questões, por vezes complexas, do áudio, e assim torná-lo mais atrativo para os jovens - e para as mulheres

Vamos ao nimas

Entretanto, o meu filho Pedro Henriques andava em digressão videográfica noutra zona da loja com Ricardo Polónia, cinéfilo, audiófilo e adepto das modernas tecnologias digitais de streaming, que lhe mostrou a sala de cinema da IMACUSTICA e a Devialet Premium Shop.

Veja os vídeos abaixo para saber mais sobre estas ofertas da IMACUSTICA. Nota: este vídeos foram integralmente registados (som e imagem) com um telemóvel, pelo que no excerto do vídeo do concerto de Hans Zimmerman ocorre alguma distorção audível, pela qual pedimos desculpa.

Nota: Dois dos produtos apresentados na Devialet Premium Shop foram testados pelo Hificlube.net: os Earbuds Gemini e a Soundbar Dione. Clique para ler/ver.

A minha primeira audição das Magico M2 na IMACUSTICA-PORTO foi uma experiência incrível e um testemunho da qualidade de construção e som que esta loja de alta-fidelidade tem para oferecer.

Estou ansioso para ver o que o futuro reserva para a IMACUSTICA-PORTO, e estou certo de que continuará a ser um destino de eleição para os audiófilos mais exigentes.

Saudações audiófilas do Hificlube.net para o Manuel Dias, família e toda a equipa da IMACUSTICA. Foi um prazer voltar à Invicta, onde tudo começou.

Pedro Henriques e José Victor Henriques

 

Galeria geral de fotos



x
IMACUSTICA-PORTO_foto de grupo.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Magico M2 - capa.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Metaxas.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Miguel Azevedo surfing Tidal.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Miguel Azevedo apresenta as Magico M2 no auditório principal.jpg
Joyce DiDonato_Stella di Napoli - capa disco.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Sistema Bartok_Jadis 300B_Devore O93.jpg
La page au noir - Audio001.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Jadis B300_Devore O93.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Exposição Jadis_DarTZeel.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Devore O93.jpg
IMACUSTICA-PORTO_dCS Bartok Apex.jpg
IMACUSTICA-PORTO_dCS Rossini Apex.jpg
IMACUSTICA-PORTO_dCS Bartok .jpg
IMACUSTICA-PORTO_Construção dos novos auditórios.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Auditório Principal_Magico M2_Constellation.jpg
IMACUSTICA-PORTO_Constealletion Centaur II.jpg

IMACUSTICA-PORTO_foto de grupo.jpg

IMACUSTICA PORTO foto de grupo

IMACUSTICA-PORTO_Magico M2 - capa.jpg

IMACUSTICA PORTO Magico M2 capa

IMACUSTICA-PORTO_Metaxas.jpg

IMACUSTICA PORTO Metaxas

IMACUSTICA-PORTO_Miguel Azevedo surfing Tidal.jpg

IMACUSTICA PORTO Miguel Azevedo surfing Tidal

IMACUSTICA-PORTO_Miguel Azevedo apresenta as Magico M2 no auditório principal.jpg

IMACUSTICA PORTO Miguel Azevedo apresenta as Magico M2 no auditório principal

Joyce DiDonato_Stella di Napoli - capa disco.jpg

Joyce DiDonato Stella di Napoli capa disco

IMACUSTICA-PORTO_Sistema Bartok_Jadis 300B_Devore O93.jpg

IMACUSTICA PORTO Sistema Bartok Jadis 300B Devore O93

La page au noir - Audio001.jpg

La page au noir Audio001

IMACUSTICA-PORTO_Jadis B300_Devore O93.jpg

IMACUSTICA PORTO Jadis B300 Devore O93

IMACUSTICA-PORTO_Exposição Jadis_DarTZeel.jpg

IMACUSTICA PORTO Exposição Jadis DarTZeel

IMACUSTICA-PORTO_Devore O93.jpg

IMACUSTICA PORTO Devore O93

IMACUSTICA-PORTO_dCS Bartok Apex.jpg

IMACUSTICA PORTO dCS Bartok Apex

IMACUSTICA-PORTO_dCS Rossini Apex.jpg

IMACUSTICA PORTO dCS Rossini Apex

IMACUSTICA-PORTO_dCS Bartok .jpg

IMACUSTICA PORTO dCS Bartok

IMACUSTICA-PORTO_Construção dos novos auditórios.jpg

IMACUSTICA PORTO Construção dos novos auditórios

IMACUSTICA-PORTO_Auditório Principal_Magico M2_Constellation.jpg

IMACUSTICA PORTO Auditório Principal Magico M2 Constellation

IMACUSTICA-PORTO_Constealletion Centaur II.jpg

IMACUSTICA PORTO Constealletion Centaur II

IMACUSTICA PORTO Magico M2 capa

IMACUSTICA - PORTO_Nova ala de auditórios e escritórios em construção. Só falta a música...

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Virgo III preamplifier

IMACUSTICA - PORTO_dCS Rossini Apex

IMACUSTICA - PORTO_Auditório principal, com sistema em demonstração: dCS Rossini Apex ,Constellation Virgo III (prévio) ,Constellation Centaur II, Cabos Nordost Odin Gold

IMACUSTICA - PORTO_Miguel Azevedo apresenta o sistema ao Hificlube.net

IMACUSTICA - PORTO_Capa do disco Stella di Napoli, de Joyce DiDonato

IMACUSTICA - PORTO_Constellation Audio Centaur II+Magico M2

IMACUSTICA - PORTO_Foto de grupo. Da Esq. para dir: Ricardo Polónia, Manuel Dias, JVH, Pedro Henriques e Miguel Azevedo (foto cortesia IMACUSTICA_Carolina Teixeira)

IMACUSTICA - PORTO_A icónica página negra da revista Audio: AS mulheres são um problema (leia a crónica completa em pdf no final do artigo)

IMACUSTICA - PORTO_Sistema Bartok/Bartok Apex/Jadis 300B/Devore Audio Orangutan O/93

IMACUSTICA - PORTO_Perspectiva ampla do auditório complementar com o sistema dCS/Jadis/Devore

IMACUSTICA - PORTO_Jadis 300B em primeiro plano; ao fundo as belíssimas Devore O/93

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok

IMACUSTICA - PORTO_dCS Bartok Apex (com saída para auscultadores)

IMACUSTICA PORTO foto de grupo

IMACUSTICA PORTO Magico M2 capa

IMACUSTICA PORTO Metaxas

IMACUSTICA PORTO Miguel Azevedo surfing Tidal

IMACUSTICA PORTO Miguel Azevedo apresenta as Magico M2 no auditório principal

Joyce DiDonato Stella di Napoli capa disco

IMACUSTICA PORTO Sistema Bartok Jadis 300B Devore O93

La page au noir Audio001

IMACUSTICA PORTO Jadis B300 Devore O93

IMACUSTICA PORTO Exposição Jadis DarTZeel

IMACUSTICA PORTO Devore O93

IMACUSTICA PORTO dCS Bartok Apex

IMACUSTICA PORTO dCS Rossini Apex

IMACUSTICA PORTO dCS Bartok

IMACUSTICA PORTO Construção dos novos auditórios

IMACUSTICA PORTO Auditório Principal Magico M2 Constellation

IMACUSTICA PORTO Constealletion Centaur II

La page au noir

As mulheres são um problema (abrir pdf em baixo)


Delaudio950x225
Publicidade