Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Imacustica, 9 de março _ dia de reflexão musical

Imacustica_Saturday Mornings_Genesis_Manuel Dias e Carlos Saraiva.jpg

A Imacustica – Lisboa convida todos os clientes (e leitores do Hificlube) para aproveitarem o dia de reflexão para ir ouvir o álbum dos Genesis “Selling England by the Pound”, num sistema de som fabuloso, esquecendo assim a política por um dia.

A audição da remasterização em duplo 45 RPM do LP original, realizada por Chris Bellman, a partir da matriz original, será comentada por Carlos Saraiva, e reproduzida num sistema composto por:

  • Gira-discos: EAT Forte
  • Pré-amplificador: Robert Takumi K-15EX
  • Amplificadores: Robert Takumi K-160 (mono)
  • Colunas: Wilson Audio Alexx V

Nota: Os leitores podem (re)ler aqui o que escrevi sobre a eletrónica Robert Koda e aqui o que escrevi sobre as Wilson Audio Alexx V.

Robert Koda Takumi k-160

Robert Koda Takumi k-160

Like the real thing

Este evento realiza-se no âmbito da atuação do grupo britânico The Musical Box, que vai recriar na Aula Magna, em Lisboa, este álbum na integra ao vivo, no dia 24 de Março, pelas 19H.

Durante esta sessão especial da iniciativa de sucesso “Saturday Mornings”, da Imacustica, vão ser sorteados 3 convites duplos para o concerto que, segundo Phil Collins e Peter Gabriel é uma reprodução fiel do original.

Os leitores podem confirmar a sua presença através do email: [email protected].

Selling England by the Pound, uma obra-prima do rock-folk progressivo

Selling England by the Pound, uma obra-prima do rock-folk progressivo

O álbum “Selling England by The Pound” foi originalmente gravado em 1973, depois de um bem sucedido tour dos Genesis, pelos EUA, sendo a banda composta por: Peter Gabriel (voz, flauta, oboe), Steve  Hacket (guitarras), Tony Banks (piano, teclas), Mike Rutherford (baixo, violoncello, vozes) e Phil Collins (bateria, vozes).

É curioso que, embora só em 1980 Phil Collins tenha substituído Peter Gabriel como vocalista, é ele que canta aqui “More Fool Me”, que lembra o estilo dos Supertramp.

Trata-se de um álbum de rock progressivo, mas com raízes na cultura folk, no estilo de Jethro Tull, sendo que cada canção é um conto popular, ao contrário da ‘faixa única’ de “Thick as a Brick”, e com temáticas sociais variadas e algumas reflexões pessoais, sublinhadas por belíssimas linhas melódicas, sinfónicas até e, claro, folclóricas.

“The Battle of Epping Forest”, por exemplo, é uma longa (12 min) canção-épica sobre lutas entre bandos de ladrões na floresta de Epping, na senda de Robin Hood.

“I Know What I Like (In Your Wardrobe) versa sobre individualismo e libertação de pressões externas e do consumismo, e a satisfação pessoal com as coisas simples da vida;

“The Cinema Show” é uma obra prima de narrativa musical, com arranjos ricos de sintetizador e percussão, sobre os quais se narra uma complexa história que envolve o relacionamento homem-mulher e se evoca a figura mitológica de Tiresias, um vidente cego que os deuses transformaram em mulher durante sete anos para que pudesse sentir o mundo pelas duas perspetivas:  

“Once a man, like the sea I raged /

Once a woman, like the earth I gave”

Enfim, estamos perante uma obra-prima composta por oito temas, que são autênticas gemas do rock-folk progressivo britânico.

O Reino Unido está à venda!

O título profético “Selling England by the Pound” não é uma alusão visionária ao Brexit, mas é uma reflexão profunda sobre a aculturação (influência da cultura americana) e o início da globalização, na qual a cultura britânica ameaçava diluir-se. Mas talvez não seja por acaso que li recentemente um artigo no Executive Digest, que rezava assim: "O Reino Unido está à venda! Empresas estão a ser engolidas às mãos de gigantes estrangeiras." O que diremos nós, então? Ah, eu tinha prometido não falar de política…

Voltando à música, esta é uma audição a não perder por todos os motivos: a qualidade do álbum, a excelência do sistema, a hospitalidade da Imacustica, o convívio audiófilo e os três convites duplos.

Vemo-nos por lá.

Video do evento

Nota: as condições logísticas não eram as mais favoráveis para o registo de imagem (iluminação) e som (não foi possível sentar-me na sweet spot, fiquei sentado junto à coluna esquerda), pelo que este vídeo tem apenas valor documental, não tendo qualquer valor artístico ou de fidelidade. Pretende-se apenas documentar o ambiente que se viveu na Imacustica - Saturday Mornings, Genesis, com a apresentação do álbum Selling England by the Pound, por Carlos Saraiva, perante um público atento e conhecedor, incluindo breves excertos musicais do álbum que foi reproduzido na integra. Se possível veja o vídeo em 4K, pois a imagem tem menos ruído.

Imacustica Saturday Mornings Genesis Manuel Dias e Carlos Saraiva

Robert Koda Takumi k-160

Selling England by the Pound, uma obra-prima do rock-folk progressivo


Delaudio950x225
Publicidade