Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Wilson Audio meets TEN/Robert Koda - Imacustica

KODA 4.jpg

Ricardo Franassovici vai apresentar pessoalmente, sábado dia 19, na Imacustica, o sistema de amplificação mais exclusivo do mundo: Robert Koda.

A eletrónica Robert Koda é a mais eminente representante da coleção de som de artesão TEN by Absolute Sounds Of London.

E esta é uma oportunidade única para os audiófilos que ainda buscam o Graal, e já tinham perdido a esperança de o encontrar. Afinal, ele existe. Podem ir vê-lo e ouvi-lo este sábado, na Imacustica.

Há cerca de dois anos, em tempo de pandemia, fiz pela Zoom uma longa entrevista de vida a Ricardo Franassovici, que podem agora rever, na qual ele se refere ao termo ‘electronicity’ como uma pele que se ‘cola’ ao som e lhe rouba a naturalidade e musicalidade, tornando o processo de audição cansativo para o ouvinte.

...os audiófilos que ainda buscam o Graal podem ir vê-lo e ouvi-lo este sábado, na Imacustica...

Mesmo os melhores sistemas high end têm em maior ou menor grau alguma ‘electronicity’, até os que custam centenas de milhares de euros, porque com a fama vem o excesso de produção, logo facilita-se no controlo de qualidade.

E não me refiro a avarias nem a medidas de laboratório viciadas, falo da natureza do próprio som, aquilo a que os audiófilos se referem como caráter, uma estranha artificialidade que ‘invade’ os circuitos, tanto os de estado sólido como os de vácuo.

Robert Koch, fundador da Robert Koda

Robert Koch, fundador da Robert Koda

A ‘electronicity’ só é detetável por quem já ouviu sistemas que não sofrem dela, como os da Robert Koda, a obra prima de Robert Koch.

Robert Koch foi aluno de Kondo-san, o mestre que redefiniu o high end com os amplificadores Kondo Audio Note.

…‘electronicity’ só é detetável por quem já ouviu sistemas que não sofrem dela…

Robert colaborou com Kondo-san ao mesmo tempo que desenvolvia o circuito de estado sólido ITC original do Takumi K70 (que utilizava tríodos no andar de tensão), e é agora utilizado em todos os seus modelos integralmente de estado sólido, que são montados de forma artesanal pelo próprio, como num ritual zen - daí a designação Takumi=artesão.

O circuito ITC tem apenas dois andares totalmente independentes (tensão e corrente), só utiliza transístores de tipo N para eliminar a distorção de transição e é 100% isento de feedback.

... há quem espere dois anos por um par de Takumi K-160!...

A exclusividade é de tal ordem que apenas cinco pares por ano são fabricados à mão e, apesar do preço muito elevado, a lista (e o tempo) de espera é longa. Há quem espere dois anos por um par de Takumi K-160! É difícil ser menos comercial do que isto.

Ou, como diz Ricardo Franassovici, com a coleção TEN não pretendo obter lucro, apenas divulgar o trabalho de artesãos que têm pela pureza da música a mesma paixão do que eu.

Robert Koda Takumi K15 EX

Robert Koda Takumi K15 EX

Pois os leitores do Hificlube.net têm agora a oportunidade de provar (gratuitamente) na Imacustica um manjar dos deuses, só ao alcance de uma minoria privilegiada, com muito dinheiro e paciência para esperar.

As Wilson Audio Alexia V vão receber os Robert Koda Takumi com amor

O pré-amplificador Takumi K15 EX já tinha sido utilizado para acolitar os monoblocos Dan D’Agostino Progression, na antestreia das colunas Wilson Audio Alexia V (clicar para ler a reportagem).

Robert Koda Takumi  K-160 monobloco de estado sólido

Robert Koda Takumi K-160 monobloco de estado sólido

Mas, no sábado, vai poder ouvi-las alimentadas agora também por monoblocos Robert Koda Takumi K-160, pela primeira vez juntos.

E a fonte analógica prioritária vai ser outro membro do exclusivo clube TEN: o gravador de bobinas Metaxas TR-X Tourbillion!

Metaxas TR-X Tourbillion

Metaxas TR-X Tourbillion

Tem alguma ideia melhor para passar um dia de chuva? Apareça na Imacustica, sábado, dia 19 de Novembro. Não vai dar o seu precioso tempo por perdido, até porque os Takumi são a simbiose perfeita da mecânica do tempo com o conceito de tempo.

Ricardo Franassovici entrevista Robert Koch: How I became a creator of audio electronics

KODA 4

Robert Koch, fundador da Robert Koda

Robert Koda Takumi K15 EX

Robert Koda Takumi K-160 monobloco de estado sólido

Metaxas TR-X Tourbillion


Delaudio950x225
Publicidade