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O Ferrum Wandla GSE DAC apresenta-se com três novas funcionalidades: Spatial Enhancement, Tube Mode e Impact+, desenvolvidas em colaboração com Cameron Oatley, da GoldenSound – daí o nome da nova edição.
Em Julho de 2023, publiquei no Hificlube um artigo com o título ‘O Trio Maravilha’ sobre os Ferrum Hypsos (PSU), Oor (Amplificador de auscultadores) e Wandla (DAC/Prévio). Decorrido um ano, o trio maravilha volta ao meu humilde estúdio, agora com o Wandla GSE como líder da banda.
Os leitores podem (re)ler tudo, clicando no título acima. Por isso, dispenso-me de ‘testar’ de novo os três componentes, debruçando-me assim exclusivamente sobre as novas funções do Wandla GSE, pois nada mudou em termos de ‘hardware’. E o ‘software’ também pode ser instalado no Wandla original, por um preço que ronda os 600 euros (contacte a Ajasom).
A Ferrum no High-End 2024
No High-End 2024, quando visitei o ‘stand’ da Ferrum Audio (ver Ajasom em Munique aqui), fui informado que havia três grandes novidades: o Erco Gen II, a Hypsos Gen II Double Output; e o Wandla GoldenSound Edition (€3.295), que me foi apresentado ao vivo e a cores por Maksymilian Matuszak, um jovem entusiasmado com as novas ‘habilidades’ do Wandla.
Veja o vídeo para descobrir que o Wandla GSE oferece agora cinco novas e interessantes funcionalidades (e elimina outra: MQA), mantendo a seleção de filtros digitais do modelo anterior.
A adição das funcionalidades 3, 4, 5 e a subtração do MQA resultaram da colaboração da Ferrum com o ‘audio influencer’ Cameron Oatley, do blogue GoldenSound, daí o nome da nova edição e o símbolo da trompa.
Novas funcionalidades
1. Elevated digital Headroom / Teto dinâmico digital aumentado
Reduz a distorção entre amostras (inter-sample distortion) provocada pelo excesso de compressão na gravação, também conhecida por ‘Loudness Wars’. Ao subir o teto dinâmico, a Ferrum eliminou este tipo de distorção (digital peak clipping), garantindo uma reprodução mais limpa do som.
Nota: já tinha abordado esta temática na minha análise ao NAD M66.
2. Ajuste de Tensão de Saída / Hardware Voltage Adjustment
Oferece níveis de saída ajustáveis pelo utilizador para maior compatibilidade com equipamentos associados. O Wandla GSE pode atacar um par de colunas ativas ou um amplificador externo com 10Vrms (PRO) de saída; ou baixá-la para 4Vrms (RED) para evitar a saturação ou sobrecarga do circuito de entrada de um pré-amplificador ou amplificador de auscultadores.
3. Expansão do palco sonoro / Spatial Enhancement
Expande o palco sonoro com modos independentes para auscultadores e colunas. Esta funcionalidade utiliza o poder de processamento do módulo SERCE (coração em polaco) para expandir o palco sonoro, sem mistura entre canais (crossfeed) e sem reverberação artificial.
4. Som de válvulas / Tube Mode
Introduz distorção de 2ª harmónica no sinal digital, para simular o calor e a riqueza sonora dos amplificadores a válvulas, mas sem o ruído e outros inconvenientes comuns nos dispositivos tradicionais a válvulas.
Nota: em janeiro de 2023, publiquei um artigo com o título 'BB Tubes - a Bela e o Monstro', que se debruça sobre este curioso tema.
5. Impacto+ / Impact+
Este recurso aplica um EQ personalizado de duas bandas para melhorar as frequências baixas, adicionando força e impacto dinâmico. É mais refinado que a típica função Bass ou Loudness, reforçando judiciosamente o grave abaixo dos 100Hz em apenas 2dB com um pico de 2,8 dB aos 80Hz.
6. Sem MQA
A GoldenSound Edition não inclui processamento MQA, optando por manter o áudio em formato PCM puro.
De acordo com Cameron Oatley, foi apenas porque precisava de todo o poder de processamento do SERCE para o SPATIAL Enhancement. Mas ele foi também o autor do estudo técnico, no qual se alegava que a codificação MQA não é lossless. Foi o princípio do fim, e até a Tidal decidiu começar a substituir a oferta MQA por Flac.
Eu acho que foi uma pena eliminar o MQA. É verdade que, quando quero ouvir música em alta resolução, recorro à minha coleção de ficheiros DSD e DXD. No entanto, continuo a acreditar que o MQA, quando completamente descodificado, é superior ao Flac. Claro, os audiófilos 'woke' já estão prontos para atacar: dizem que o MQA é pior que o MP3!
Mas não sou o único com essa opinião: Peter McGrath é um defensor do MQA e utiliza-o nas suas apresentações ao redor do mundo. E não me refiro apenas ao ‘streaming’, mas sim a ficheiros de áudio codificados em MQA. E no Japão também há MQA/CD.
Adeus, MQA?
Embora o Wandla GSE não suporte a descodificação de MQA, o Wandla original mantém essa capacidade, mesmo com o novo ‘software’ (Converting Plugin) instalado. Segundo a Ferrum, é possível ativar e desativar essa função para alternar entre o WANDLA original e o WANDLA GoldenSound Edition. E cito: 'Esta é uma característica única, que o WANDLA GoldenSound Edition em si não oferece e torna o seu WANDLA original ainda mais desejável do que já é.'
Nos meus testes, a versão GSE oferece um som mais rico e com mais textura, mesmo com as novas funcionalidades desativadas. E também é fácil alternar entre os modos On/Off para comparar os efeitos em tempo real. Esta distinção é mais percetível com auscultadores de alta resolução, como os meus Hifiman HE1000 modificados e os novos The Composer da Austrian Audio.
Marcin Hamerla, CEO da Ferrum, explicou que a subtileza dessas melhorias é intencional, visando fazer mudanças que sejam sofisticadas, sem serem avassaladoras, proporcionando melhorias genuínas, e não efeitos típicos de DSP só para surpreender o ouvinte.
A influência do Tube Mode, por exemplo, é tão subtil que se traduz mais numa ligeira sensação de som mais quente do que num efeito claramente percetível, embora as medições técnicas mostrem diferenças significativas. O Wandla GSE apresenta um SINAD de 118dB, que cai para 52dB no modo Tube. Apesar disso, a diferença é difícil de perceber pelo ouvido.
Nota: sobre este tema, leia também: Why Sinad is not important
Conclusão:
Estas melhorias contribuem para uma experiência auditiva mais envolvente. Por exemplo, no álbum ao vivo de Sara Bareilles, Brave Enough: Live at the Variety Playhouse, o Tube Mode adiciona calor à sua voz algo metálica; o Spatial Enhancement torna mais nítida a presença do público; e o Impact+ aumenta a ressonância dos graves do piano. Ouça as incríveis interpretações de 'The Dock of The Bay', de Otis Redding; e 'Goodbye, Yellow Brick Road', de Elton John, com todos os três modos ativados.
O Wandla original (€2.795) já era uma das minhas escolhas entre os melhores DACs. Se o comprou, instalar o ‘software’ GSE por €600 oferece melhorias subtis, mas significativas na qualidade do som, enquanto mantém a descodificação MQA. Se está a considerar a compra do novo Wandla GSE (€3.295), irá beneficiar de um som com mais textura e corpo, além das novas funções, embora a descodificação MQA não esteja disponível.
Para mais informações: AJASOM