Read full article in English here
As Revela 1, com o seu tweeter 'Quad True Ribbon', provaram ser excelentes monitoras, não só pela qualidade de construção e de som, mas também pelo preço, surpreendentemente acessível, de € 2.199. E por isso vão daqui com uma forte recomendação do Hificlube.
A nova coluna monitora de 2-vias da Quad, Revela 1, surpreendeu-me com a sua construção sólida, bem amortecida e elegante, e o acabamento de luxo a um preço acessível só possível por ser fabricada na China. Mas o valor percebido é compatível com um preço muito mais elevado. Talvez o dobro.
As Quad Revela 1 exibem painéis de folha de nogueira com lacagem de alto brilho, nas costas e laterais; enquanto o topo, base e frente, além dos cantos e arestas boleadas, são em negro-piano, combinando o melhor da herança britânica e o luxo asiático. São lindas! Nota: retire as grelhas magnéticas de tecido cinza-escuro, pois elas merecem ser vistas nuas.
Embora a Quad as apresente também como colunas de estante (bookshelf), as Revela 1 soam muito melhor sobre suportes e afastadas da parede, para tirar melhor partido do excelente grave, . Mantenha-as também afastadas de monitores de TV, pois não são blindadas.
São a fusão do melhor da herança britânica e o luxo asiático.
Valor tecnológico
As Revela 1 surpreenderam-me ainda pela qualidade dos bornes (simples), que aceitam cabos nus, forquilhas e bananas; e a excelência dos altifalantes concebidos por Peter Comeau: o 'Quad True Ribbon' de 27x60mm; e um médio-grave de 165mm com cone fabricado num composto especial de fibras vegetais (polpa de aramido), denominado ‘Reveal’ – daí o nome da coluna – com a passagem de testemunho aos 2,9kHz (filtro tipo Butterworth).
Estatuto de ‘Best Buy’
Não gosto muito de utilizar o chavão comercial ‘Best Buy’, porque isso implica que eu terei ouvido todas as colunas dentro desta categoria de preço, uma proeza impossível. Mas já posso dizer que é uma das melhores colunas monitoras que ouvi a este nível de preço, rivalizando com colunas bem mais caras.
A última grande surpresa foi a extraordinária qualidade do som. Recentemente, testei as maravilhosas monitoras Franco Serblin Accordo Goldberg, que me deixaram rendido.
Admito que as Revela 1 não têm o mesmo grau de transparência, claridade e neutralidade (tudo isto se paga muito caro); de facto, são um pouco mais redondas e fechadas. Mas o som nunca endurece, ou perde a compostura. E, mesmo quando muito puxadas, não sofrem de glare (dureza na gama média), mesmo com os motores a abrir para descolar.
Claro que as Goldberg+suportes custam seis vezes mais que as Quad Revela 1. E se estas, por comparação, podem ter uma ligeira coloração na gama média-baixa, além de que vai haver quem por aí as possa achar demasiado doces, é muito raro uma coluna de dois mil euros tocar desta maneira cativante, encantadora e, ao mesmo tempo, poderosa.
Posso garantir que as Revela 1 são uma das melhores colunas monitoras que ouvi a este nível de preço.
O 'Quad True Ribbon' faz a diferença
A gama média é encorpada, de textura rica e quase cremosa; o grave é equilibrado e articulado, exibindo-se com excelente poder e extensão, mas não sofre de boominess. O pórtico está muito bem sintonizado para aos 40Hz, prevenindo a excitação indesejável de certos modos de ressonância das salas. A reprodução do agudo pelo ribbon é informativa sem ser intrusiva, quero eu dizer que não chama a atenção para si, cumprindo com classe o seu trabalho e aguentando níveis de volume impressionantes, sem aparente distorção audível, compressão ou limitação dinâmica.
Com base na minha experiência com este tipo de unidades, pois cheguei a construir colunas com unidades de ribbon, posso garantir que o 'Quad True Ribbon' é inovador e um dos melhores tweeters-de-fita que já ouvi.
O Quad True Ribbon é um dos melhores tweeters de fita que já ouvi.
Abertura da Jornada Sonora
Liguei as Revela 1 a um HiFi Rose RS 520 Streamer/Amp, alimentado a Roon/Tidal, e comecei por ouvir ‘Baltimore’, por Nina Simone, em estilo reggae. O jogo interativo entre o baixo e o pedal da bateria bateu forte e fundo, sem afetar o impacte seco dos transitórios de percussão sobre os quais o pontilhado das guitarras e a voz poderosa de Nina sobressaíam, enquanto os arranjos orquestrais clássicos de David Mathews se desenrolavam em fundo, permitindo-me logo perceber que foram gravados à parte, e só depois misturados (overdubbing).
Experiência Soul e Bluesy
Dentro da mesma linha, embora num estilo mais soul e bluesy, em ‘Here But I Am Gone’, do álbum ‘Use Me’, de Vanessa Fernandez, ouvi a bateria soar ainda mais seca, com o ataque à tarola e o pedal a sublinhar com linhas claras e dinâmicas o ritmo lento mas convicto, sobre o qual a voz rouca e soprada de Vanessa surgia com notável presença e emoção, decorada com apontamentos harmónicos das guitarras. O facto de eu ir subindo o volume sem vontade de o voltar a baixar, é sempre bom sinal. No final, as cordas da guitarra morrem com um longo suspiro… Uau, muito bem Quad!
Revela Enfrenta Beyoncé
Será que a Revela 1 aguenta as cargas de profundidade dos sintetizadores, em ‘Partition’, de Beyoncé? Buuum, o baixo explodiu no meu estúdio, sem eu ouvir qualquer turbulência ou sopro no pórtico reflex, mesmo quando as janelas começaram a tremer. Já ouvi outras monitoras deste tamanho e preço a levantar aqui a bandeira branca.
Delicadeza Sonora
E que tal a Sonatina para Clarinete Solo Op27 ‘Vivo e Giocoso’, de Miklós Rózsa, interpretada por Alexander Filterstein, que mostrou toda a versatilidade e expressividade do instrumento?
Rapsódia Húngara
Ou o piano de Valentina Lisitsa, na Rapsódia Húngara, de Liszt, uma peça de elevada dificuldade técnica, que ela domina com perfeita articulação e controlo dinâmico, sublinhando toda a carga emocional e complexidade da música? Que bem que soou com as Revela 1.
Prazer Clássico
A seguir toquei o Concerto para Violino Nr.1, de Haydn, interpretado magistralmente por Isabelle Faust, com o seu Stradivarius ‘Sleeping Beauty’, e a Orquestra de Câmara de Munique (vamos lá estar em Maio para o Highend 2024), dirigida por Christoph Poppen, e abandonei-me ao prazer de ouvir música clássica com as Revela 1. As cordas soaram deliciosas. Este tweeter-de-fita é uma maravilha! E as Revela 1 conseguiram ainda transportar para a minha sala a acústica do Schloss Elmau Concert Hall, com o seu teto de vigas de madeira, além do virtuosismo de Faust e a técnica impecável da orquestra.
Explorando a voz feminina
Experimentei depois ouvir Joyce DiDonato, em Stella di Napoli, Parte I: ‘Ove t’aggiri o barbaro’. As Revela 1 reproduziram igualmente bem tanto os trinados de Joyce como o poderoso impacte do timbale e da orquestra, logo na abertura da peça. Deixei-me depois encantar pelos meandros da técnica vocal de Joyce DiDonato. Difícil foi não ouvir o disco todo até ao fim. E, uma vez mais, o 'Quad True Ribbon' suportou com distinção a prova de fogo da reprodução da inacreditável gama dinâmica da voz desta extraordinária meio-soprano.
O poder da voz masculina
Ouvi depois Jonas Kaufmann cantando ‘Nessun Dorma’, do Ato III, de Turandot, acompanhado pela Academia de Santa Cecília. Kaufmann, ao contrário do mais conhecido Pavarotti, é um Heldentenor, o raro tenor heróico wagneriano, cujo timbre é um misto de tenor e barítono, mas o seu poder nunca assustou as Revela 1.
Tonalidade e timbre
Optei pela Dança Infernal, do Pássaro de Fogo, de Stravisnky, pela Orquestra de Paris, sob a batuta de Klaus Makela. Os sopros não estilharam, as madeiras não endureceram, os metais rasgaram sem ferir, os tambores soaram explosivos. Já ouvi outras colunas a ‘disparatar’ à medida que se sobe o volume. Mas não as Quad Revela 1, que soaram sempre confiantes e controladas.
Imagem estereofónica e profundidade
Ouvi a melhor versão que conheço de ‘Pini di Roma’: IV. I pini dela Via Appia, a dirigida por Antonio Pappano, à frente da Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia, com o exército romano a aproximar-se pela Via Appia, numa marcha triunfante. Se as Revela 1 conseguem fazer isto frente às tropas romanas, então aguentam-se com tudo.
Nunca pensei dizer isto de umas Quad de apenas dois mil euros. Mas está dito. E conto-lhes ainda mais um segredo: as Quad Revela 1 são a primeira forte candidata a coluna monitora do ano 2024.
Para mais informações: Sarte Audio Elite
Especificações de fábrica