Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Rockport Lyra ao vivo na UAE

Ultimate_Lyra_full front.jpg

Read full article in English

 

As Rockport Lyra estão em exibição na Ultimate Audio, Lisboa, só mais este fim-de-semana. Não perca a oportunidade de ouvir um sistema de 750 mil euros. JVH foi lá ouvir o que perdeu no HighEnd 2022.

A TAP fez-me perder a oportunidade de ouvir as incríveis colunas Rockport Lyra, no High End Show 2022, em Munique. E ainda não recuperei, nem a perda, nem o dinheiro dos bilhetes, por cancelamento de voo, porque dos 4 mil milhões não sobrou nada para me pagar: continuo à espera do reembolso!

Mas o Dr. Miguel Carvalho, da UAE, prescreveu-me uma lista de ‘medicamentos’ para me ajudar a ultrapassar a síndrome de audiofilia aguda:

  • Rockport Lyra
  • Boulder 3060
  • CH Precision L10
  • Wadax Atlantis Reference DAC
  • Wadax Atlantis Reference Streamer (estreia mundial)
  • Perlisten Subwoofers


x
Ultimate_Lyra_Boulder amplifier.jpg
Ultimate_Lyra_Wadax REF DAC.jpg
Ultimate_Lyra_Perlisten subwoofer.jpg
Ultimate_Lyra_System left channel.jpg
Ultimate_Lyra_Technics Two Track 1500.jpg
Ultimate_Lyra_Wadax Atlantis REF Server.jpg

Ultimate_Lyra_Boulder amplifier.jpg

Ultimate Lyra Boulder amplifier

Ultimate_Lyra_Wadax REF DAC.jpg

Ultimate Lyra Wadax REF DAC

Ultimate_Lyra_Perlisten subwoofer.jpg

Ultimate Lyra Perlisten subwoofer

Ultimate_Lyra_System left channel.jpg

Ultimate Lyra System left channel

Ultimate_Lyra_Technics Two Track 1500.jpg

Ultimate Lyra Technics Two Track 1500

Ultimate_Lyra_Wadax Atlantis REF Server.jpg

Ultimate Lyra Wadax Atlantis REF Server

Lyra=Lyra

As Lyra que fui ouvir à Ultimate Audio eram exatamente o mesmo par que se exibiu em Munique, na sala da CH Precision.

Portanto, o sintoma de perda desapareceu por completo, até porque o auditório da UAE tem muito melhor acústica que as salas de audição improvisadas (e envidraçadas!) do MOC.

Delyrio acústico

A Lyra é uma coluna ‘delyrante’, no bom sentido. Pesa 250 quilos, custa 250 mil euros e não é um ‘monstro’, como as Stenheim Ultimate: as dimensões são aceitáveis em qualquer ambiente doméstico.

A Lyra é linda, de feições redondas e pele acetinada

É construída em alumínio, como uma matrioska: uma caixa dentro de outra caixa (veja o vídeo em baixo) e é completamente inerte: ao toque de nós dos dedos diz nada, absolutamente nada: zero ressonância e vibração.

O intervalo entre a caixa interior e a caixa exterior é totalmente preenchido com um composto absorvente, que depois de seco torna o conjunto extremamente rígido.

A Rockport chama a esta técnica DAMSTIF. De facto, é Damn Stiff!

Sim, já sei que abusei na escrita dos advérbios de modo, mas esta é a única forma de descrever as Lyra – lyricamente.

Três vias e meia

A Lyra tem uma configuração 3.1/2. As duas unidades de médios em carbono trabalham na mesma gama de frequências abaixo dos 500Hz. À medida que a frequência sobe acima dos 500Hz, uma das unidades começa a cortar enquanto a outra acompanha o tweeter de berílio montado numa guia de onda.

Os graves são reproduzidos por dois woofers de 10 polegadas com cones em sanduíche de carbono e fibra vegetal.

Magnífica demonstração

A Lyra soa sólida, poderosa, rápida, com uma capacidade de ataque espetacular. A claridade, elevada resolução, e ausência de distorção; e a micro e macro dinâmica permitem-nos ouvir dos mais ínfimos detalhes aos transitórios de percussão mais violentos.

O palco sonoro tem uma iluminação uniforme, e é fácil apontar cada um dos intervenientes, cuja posição é estável e diferenciada.

Os tons, timbres e cores são neutros. O grave é tenso e intenso, articulado e bem definido. Podia ter um pouco mais de extensão mas, considerando o volume interno, já seria pedir muito às leis da Física.

Os subwoofers da Perlisten devolveram-lhes a extensão (e expansão) em falta, mas o grave perde definição, como é natural: a transparência da Lyra é de cima abaixo, tudo o que se adiciona nota-se imediatamente.

A rotação de fase dos subwoofers para 180º melhorou a definição à custa de alguma expansão e extensão. Não há muitas colunas desta dimensão com esta capacidade de movimentar ar, mesmo sem subwoofers.

São ainda menos as colunas com esta solidez performativa. É uma coluna bela e atlética, musculada e poderosa – só ao alcance dos… poderosos. Mas não paga nada para a ouvir.

Qualidade e preço superlativo

No conjunto, um sistema de som notável, de qualidade e preço superlativo (total: 750 mil euros!).

Fiz um vídeo que ilustra em certa medida todo este arrazoado. Reproduza-o em 4K e oiça com auscultadores ou ligado a um bom sistema com extensão de graves.

Este sistema vai ser apresentado na loja da UAE no Porto, a partir da próxima semana. Mas ainda há bilhetes para este fim-de-semana em Lisboa. Absolutamente, a não perder. Em Lisboa ou no Porto.  

Ultimate Lyra full front

Ultimate Lyra Boulder amplifier

Ultimate Lyra Wadax REF DAC

Ultimate Lyra Perlisten subwoofer

Ultimate Lyra System left channel

Ultimate Lyra Technics Two Track 1500

Ultimate Lyra Wadax Atlantis REF Server


Delaudio950x225
Publicidade