Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Ultimate Audio – Concertos Promenade pós-confinamento

Ultimate- Sala 1 - room front sideways.jpg

O Hificlube foi ao ensaio geral dos concertos Promenade pós-confinamento da Ultimate Audio - Lisboa para ouvir dois sistemas, um ‘acessível’: Gryphon/Eggleston; o outro ‘inatingível’: Wadax/Boulder/CH Precision/Stenheim.

Da visita demos notícia em direto na nossa página de Facebook, com publicação de vídeos e fotos de Pedro Henriques (no Instagram, também), incluindo o vídeo de apresentação dos sistemas por Miguel Carvalho, que podem abrir aqui.

O que ficou por fazer foi a publicação no Hificlube.net dos vídeos com som direto dos sistemas captado ‘ao vivo’ nos auditórios da Ultimate Audio – Lisboa.

Como sempre, captámos primeiro as imagens, para serem editadas, e só depois o som, sendo o microfone colocado no vértice de um triângulo equilátero, delimitado ainda pelas colunas de som.

O que se ouve assim é o som direto das colunas, tal como tocaram na sala, sem qualquer processamento.

O registo ‘in-room’ é obtido com uma resolução de 24/96, sendo depois inevitavelmente processado pelo algoritmo do YouTube (uma variante de MP3), pelo que, face à qualidade de som do vídeo (oiça com um bom HeadampDAC/auscultadores), pode ficar com uma ideia razoável da excelência do som original.

Auditório 2

Sistema composto por:

EgglestonWorks Viginti Speakers
Gryphon Essence Power Stereo
Gryphon Pandora Preamp
Gryphon Ethos CD Player
Siltech Classic Line Cables
Rogoz Rack
Gigawatt PC3 Evo plus power conditioner

A audição foi variada, incluindo jazz, clássica e pop, e até Frank Sinatra, mas optámos por selecionar um excerto de La fille Mal Gardée, pela Royal Opera House, por várias razões.

Primeiro, porque optar por Frank Sinatra é meio caminho andado para levar com um cartão vermelho do YouTube, por violação de direitos de autor, como se fosse possível cumprir a nossa função de informar sobre o desempenho de equipamentos de som, sem…som!

Depois, porque a imagem estereofónica estava particularmente ampla e profunda, logo achei por bem explorar esse aspeto optando por vos oferecer uma orquestra sinfónica, que se materializou na sala:

Auditório Principal

Ultimate Audio Elite - Lisboa: grande auditório

Ultimate Audio Elite - Lisboa: grande auditório

Sistema composto por:

Stenheim Reference Ultime Speakers
Boulder 2160 e 2110 Power & Preamp
CH Precision M1 Mono for bass
Wadax Reference Dac
Taiko Extreme server
Siltech Triple Crown cables
Critical Mass Maxxum Racks
Gigawatt PC4 Evo Plus power conditioner

O grande auditório da Ultimate Audio tem uma acústica excelente. Todos as colunas que lá ouvi soam fantásticos de presença, ataque, largura de banda, profundidade e focagem da imagem. Aqui ficam alguns exemplos:

Vimberg Tonda , Avantgarde Duo Mezzo, Devore Orangutan, Raidho TD3.8, Rockport Altair, B&W 800D3, Gryphon Pendragon

Nota: clicando nos diferentes modelos o leitor tem acesso aos relatórios e vídeos de audição.

Camané ao vivo e ‘em carne-e-osso’

Mas estas Stenheim Ultime, que até agora só tinham sido demonstradas no Audioshow 2016, soaram a um nível tão elevado de realismo, que até nos vídeos é possível apreciar isso, sobretudo com a voz acapella de Camané, depois de uma breve introdução de guitarras portuguesas.

O som dos tan-tans

Quanto à faixa Dance to the drummer again, por Cassandra Wilson ‘já tem barbas’, como faixa de demonstração, mas a poderosa percussão, que soa sempre espetacular, mesmo em sistemas modestos, com este sistema soou particularmente arrebatadora.

Million dollar system

Claro que estamos a falar de um ‘million dollar system’, mas como dizem os anglosaxões: ‘you get what you pay for’ .

Os concertos de celebração do pós-confinamento vão continuar, mas se quer ouvir as Stenheim, apresse-se porque estas Ultime já têm dono…

Para marcação de audições: ULTIMATE AUDIO

 

Ultimate Sala 1 room front sideways

Ultimate Audio Elite - Lisboa: grande auditório


Delaudio950x225
Publicidade