Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Imacustica - Saturday Mornings: Sinfonia dos Séculos – Uma Odisseia Clássica

Imacustica-Saturday20abr24- Ricardo Polónia e Ferreira Rocha (1).jpg

Ferreira Rocha foi o anfitrião da Imacustica-Saturday Morning dedicada exclusivamente à música clássica, tendo apresentado 300 anos de música em hora e meia, perante uma sala cheia de audiófilos, melómanos, amigos e familiares.

Conheço o Eng. Ferreira Rocha há pelo menos 30 anos, como ele teve a amabilidade de lembrar publicamente, ao referir que tinha sido eu a sugerir-lhe a audição de “Thus Saith The Lord”, do Messias de Handel, na voz de Emma Kirkby, e a Academy Of Ancient Music, dirigida por Christopher Hogwood, uma das peças do período barroco que ouvimos, neste notável périplo pela música clássica.

Foi a música que nos uniu, numa relação forte e perene, ainda que nem sempre tão próxima quanto ambos desejaríamos. Ele, melómano dedicado, contribuiu para esta amizade com a sua paixão pelos discos; eu, audiófilo inveterado, contribuí com a minha busca pelo Graal Sónico. Ambos procuramos ainda, decorridos tantos anos, o ponto de equilíbrio entre a verdade da audição ao vivo e a perfeição possível da reprodução eletrónica.

Lembro-me de uma tarde gloriosa, na qual cometemos juntos a façanha de comparar, na sua sala de estar, três amplificadores de topo: Jeff Rowland, Krell e Mark Levinson, todos com muitos watts e mais de 50 quilos de peso cada, que ligávamos alternadamente a um par de colunas Wilson Audio Alexandria, por cabos Transparent Audio, tendo finalmente optado por este último, talvez porque era o único par monofónico, e por isso com mais energia disponível.

E se é preciso energia para reproduzir a música de que ele gosta mais: de Berlioz a Shostakovich, de Beethoven a Wagner, de Bellini a Verdi!

Recordo também com carinho e saudade, uma visita conjunta à casa de outro ilustre audiófilo, em Águeda, que lavrei em letra de imprensa, na qual reproduzimos, num sistema Krell/Wilson Audio Alexandria, a mesma versão do Fausto, de Berlioz, que foi hoje apresentada na sala da Imacustica.

Nota: podem ler o artigo na íntegra, abrindo no final o pdf  “O Paraíso Existe”.

Na Imacustica, com o apoio técnico de Ricardo Polónia e suportado por um fabuloso sistema de som, composto por fontes dCS, amplificação Robert Koda e um par de colunas Wilson Audio Alexx, Ferreira Rocha levou-nos com bonomia, pelo difícil “caminho das pedrinhas” da música clássica, do séc. XVII até aos nossos dias, sempre com uma breve introdução bem humorada, para criar o ambiente propício para cada audição.

Não como um mestre que ensina, mas como um amigo que nos confia com humildade a sua opinião e as suas convicções musicais.

A lista, que, segundo o próprio, começou por ter seis horas de duração, acabou por ser judiciosamente reduzida para cerca de duas horas de programa musical, seguido pelos presentes com atenção, interesse e encantamento.

Arriscando ter omitido alguma das peças reproduzidas durante a notável palestra, eis aqui a lista, mantendo-se a sequência temporal:

  1. “King Arthur: Act 3 ‘What Power Art Thou’(Bass), Purcell, Les ArtFlorissants, Petteri Salomaa & Wllliam Christie.
  2. “Concerto In D Minor for 2 Chalumeaux”, Telemann, Eric Hoeprich, Lisa Klevit, Musica Antiqua Köln & Reinhard Goebel.
  3. “Messiah/Pt.1 ‘Thus Saith The Lord’, Haendel, Academy Of Ancient Music, Christopher Hogwood, Emma Kirkby.
  4. “Divertimento in D, K.136:III, Presto”, Mozart, Academy Of Saint Martin in the Fields.
  5. “Piano Sonata No. 21 in C Major, Op. 53”, Beethoven, Mikhail Pletnev.
  6. “La Sonnambula”, Act II: Ah! Se una volta sola, Bellini, Anna Netrebko, Coro Sinfonico de Milano, Mahler Chamer orchestra, Abbado.
  7. “Prince Igor”, ‘Overture’, Borodin, Georg Solti Berlin Philarmonic.
  8. “La Damnation de Faust”, Op.24, H111 Pt.4.,Berlioz, Chicago Symphony, Solti
  9. “Liebestraum No.3”, Liszt, Lang Lang.
  10. “Lohengrin”, ‘Prelude Act III’, Wagner, Vienna Philarmonic, Solti
  11. “Il Trovator”: ‘Vei’! Le Fosche Notturne’, Verdi, Accademia Santa Cecília, Carlo Franci
  12. “Gaité parisienne”, Offenbach, Cincinnnati Pops, Ericj Kunzell
  13. “La Bohème!, ‘Si.Mi chiamano Mimi’, Puccini, Mirela Freni, Philarmonia Orchestra, Sinopoli
  14. “Die Lustige Witwe” (‘A Viúva Alegre’’, Lehar, Hungarian Opereta Orchestra, Lazslo Kovacs
  15. “Symphony No. 14”, Shostakovitch, Sinfonie Orchester Köln, Rudoph Barshai
  16. “Valse No.1, Little Polka”, Shostakovich, Orchestre Symphonique Moscou, Viktor Knuchevitzky
  17. “Concerto for piano, trumpet and strings!, Shostakovich, Martha Argerich
  18. “Love Theme”, Mission Impossible, Artie Kane
  19. “Jazz Suite No. 2”, Shostakovich, Concert Gebouw, Ricardo Chailly

Pela minha parte, e em nome do Hificlube, agradeço à Imacustica o convite para esta simpática e educativa confraternização musical, e a Ferreira Rocha a amabilidade da partilha do seu vasto conhecimento e experiência. Au revoir, mon ami.

Imacustica Saturday20abr24 Ricardo Polónia e Ferreira Rocha (1)

O Paraíso Existe: A Danação de Fausto, DNA


Delaudio950x225
Publicidade