Delaudio950x225
Publicidade


High End 2023 Munich - a reportagem do Hificlube.net

High End Munich 2023: previsão

HighEnd_2019_balloon copy.jpg

O circo do hifi regressa à cidade de Munique com a pontualidade da primavera, exibindo 800 marcas, perante 20 000 visitantes, durante 4 dias (18-21 maio).

A equipa do Hificlube, composta por JVH e Pedro Henriques, vai lá estar desde o “Day One” até ao “Day Four” para o informar sobre as novidades, tentando penetrar na densa selva organizada do MOC para lhe mostrar o que de mais interessante – e estranho! - se passa no mundo do áudio. Podem seguir-nos aqui, a partir da tarde de 5ª feira, dia 18 de maio, e também no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, com diretos sempre que possível.

Pedro Henriques, High End 2019

Pedro Henriques, High End 2019

Chegámos a ponderar publicar a reportagem exclusivamente em língua inglesa, pois é muito mais fácil copiar a informação que nos é fornecida pelos fabricantes e distribuidores.

Mas dos 500 jornalistas presentes, a maior parte já escreve em inglês, limitando-se a fazer copy paste  das press-releases. Assim, sem prejuízo de pequenos apontamentos em inglês, decidimos manter esta homenagem à língua lusa, só para marcar presença, até porque das 800 marcas só uma veste as cores nacionais: a INNUOS. E a Vicoustic, na área do tratamento acústico.

Se há outras marcas nacionais, contactem-nos que passamos por lá para dizer olá.

JVH, High End 2017

JVH, High End 2017

Para descrever por escrito tudo o que se passa num certame desta dimensão seriam precisas as centenas de páginas de um romance, que ninguém teria tempo e paciência para ler.

Assim, tal como em anos anteriores, vamos apostar na imagem como linguagem universal (fotos e vídeos) e também nas captações de som direto, que todas as principais revistas internacionais evitam, para não terem de partilhar os direitos com os autores das músicas e evitarem bloqueios do YouTube, mesmo quando a música se ouve apenas em fundo. Por si, caro leitor, nós arriscamos tudo, até sermos banidos do YouTube.

É verdade que o som via YouTube nunca nos dará toda a dimensão da qualidade acústica das demonstrações, do mesmo modo que as imagens não fazem justiça ao que os nossos olhos veem. É preciso estar lá: ver e ouvir para crer. Mas pelo menos aproximam os leitores um pouco mais da realidade: o que é um show de hifi sem som?

Pois, é isso mesmo que nós queremos, que nos acompanhem no nosso caminho das pedrinhas, que será diferente do caminho que outros trilham. Há sempre opções, escolhas, oportunidades ou falta delas e gostos pessoais a ter em conta numa reportagem. E, porque não, interesses comerciais também.

E também o tempo, não o meteorológico (parece que vai haver chuva e trovoada), mas o cronológico. Porque as solicitações são muitas e às vezes até coincidentes: há palestras, audições, apresentações, encontros, entrevistas e até eventos, dentro e fora do MOC. Dou exemplos:

Al Di Meola, famoso guitarrista e embaixador do High End 2023

Al Di Meola, famoso guitarrista e embaixador do High End 2023

Al Di Meola, o embaixador do High End 2023, vai estar presente na sala da Nagra para acompanhar a audição do LP de “Saturday Night in San Francisco”, e contar histórias sobre o ambiente que se viveu há 40 anos e o processo de gravação.

Por outro lado, o McIntosh Group, que inclui a Sonus faber, vai realizar um evento fora do MOC, no ambiente luxuoso do Hotel Kempinski, que fica no centro de Munique, só para convidados. Já temos o convite.

E ainda há o HiFi Deluxe, um certame paralelo no Hotel Marriot. Eu e Pedro Henriques vamos ter que nos dividir. E o vosso apoio com comentários e críticas (alguns elogios se possível) é importante para nos dar alento para cumprir a imensa tarefa.

Acabo muitas vezes por ter a estranha sensação de, ano após ano, estar a ouvir os mesmos discos, tocados pelas mesmas pessoas, apenas mais velhas como eu, com os mesmos equipamentos, agora na versão Mk qualquer coisa, na mesma sala. Mas, felizmente,  há sempre algo de novo, revolucionário ou exótico, para nos chamar a atenção jornalística no MOC de Munique.

Antes, as marcas guardavam segredo até ao dia de abertura, e ainda há algumas que o fazem. Hoje inundam-nos a caixa de correio, revelando-nos as novidades que vão ser apresentadas, além das que me são reveladas sob embargo, porque agora sou membro da EISA. Alguns exemplos apenas:

Acapela

Vai exibir-se em grande estilo, tal como o ano passado, com as gigantes (2,5 m e 300 Kg cada!), no certame paralelo HiFi Deluxe. Vamos fazer o possível para dar lá um salto.

Cambridge Audio

Vai apresentar os novos streamers AXN10 e MXN10, que já nos foram revelados pessoalmente por Anca Popa (ver video).

Chord Electronics

É das poucas marcas que ainda guarda segredo e coloca até um pano de veludo sobre os novos produtos até à hora da apresentação à imprensa. Mas consta que vai apresentar um novo amplificador de auscultadores da série Ultima. E há também algo digital na manga…

Clarisys, as herdeiras das Apogee

Clarisys, as herdeiras das Apogee

Clarisys

Nasceram no Vietname, fruto de uma relação com as americanas Apogee full-range ribbons. Começaram por reparar Apogees e agora produzem os seus próprios modelos. Estou curioso para saber se tiveram sucesso. Até porque tenho saudades do meu amigo Jason Bloom, com as suas botas e chapéu de cowboy, que punha a tocar “More than words”, dos Extreme, sempre que eu entrava na sala, porque o Nuno Bettencourt era dos Açores, e também porque a gravação era excelente. Abraço, amigo Jason, lá no assento etéreo onde te partiste.

Dali

Para nós não é segredo que a Dali vai apresentar as colunas de referência Kore, que o Hificlube já ouviu em primeira mão na OnOff, em Lisboa (ver video).

Devialet

Parece que a novidade (que já não é novidade) é a gallic MANIA, uma phantomizinha portátil, que já nos foi apresentada por Ricardo Polónia (video acima).

Estelon Aura

Estelon Aura

Estelon

Já foi distribuída em Portugal, deixou de ser, mas continua a mandar-me info e convites para ouvir as novas Aura, uma coluna esguia, escultural, sem superfícies paralelas. Costumo gostar mais do estilo que do som.

Ferrum Wandla

Ferrum Wandla

Ferrum

Depois do Erco Headamp/DAC, o Wandla (de Wandler=conversor, em alemão). Um DAC/Pre de alto desempenho com duplo controlo de volume: analógico (resistências) e digital. E tem uma entrada I2S via HDMI para eu poder injetar os meus SACD diretamente. Vem aí um a caminho via EISA.

Focal Bathys

Focal Bathys

Focal

Vai apresentar as Theva, que já divulgamos aqui. Mas também a nova série Vestia. E os auscultadores Bathys, que já testámos e adorámos. E há ainda algo de muito especial em preparação: a demonstração das Utopia Stella com amplificação Naim das Série 500. Vai ser uma guerra para arranjar bilhetes, porque o convite ainda não nos chegou à mão. E ainda um sistema Dolby Atmos 7.2.4 com base nas Theva.

Linn 360 collection

Linn 360 collection

Linn

A Linn promete deslumbrar com as novas colunas de referência 360. De linhas curvilíneas, obtidas a partir de uma série de arcos inspirados nas espiras dos LP, em homenagem ao Linn Sondek LP12, eliminam todo o efeito de difração e garantem um palco sonoro amplo, limpo e luminoso. Vou lá estar para ouvir - e gravar o resultado.

As Magico S3 vão ser apresentadas na Imacustica - Lisboa, brevemente.

As Magico S3 vão ser apresentadas na Imacustica - Lisboa, brevemente.

Magico

A novidade são as S3, que vão ser apresentadas pelo próprio Alon Wolf, no High End 2023 e na Imacustica, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de junho. Mas parece que é desta vez que eu vou ouvir também as M9.

Monitor Audio Concept 50 (High End 2022): a mãe das Monitor Audio Hyphn

Monitor Audio Concept 50 (High End 2022): a mãe das Monitor Audio Hyphn

Monitor Audio

Vão apresentar as Hyphn (+80.000 euros!), a versão de produção do protótipo Concept 50 exibido o ano passado. Saiba tudo aqui.

Moon North 681 Network Player

Moon North 681 Network Player

Moon

A Moon não se ficou apenas pelas versões comemorativas dos 40 anos com o amplificador integrado 6001 V2 e do Streamer/DAC 680D. Vai brindar aos 40 anos de vida com a nova Série North, em homenagem às terras do Norte do Canadá, onde são fabricados.

NAD C 3050 LE

NAD C 3050 LE

NAD

Anuncia o C 3050 LE streaming modular amplifier, com design retro e painéis de madeira, à boa maneira dos anos setenta, mas com coração digital: HybridDigital UcD. E com vuímetros duplos. E pensar que o meu primeiro teste, então ainda no semanário Êxito/CM, foi a um NAD, a que dei o título “Um som daNADo”. Já lá vão 40 anos. E que saudades do convívio com o meu velho amigo João Cancela.

Auscultadores de monitorização de estúdio Nagra

Auscultadores de monitorização de estúdio Nagra

Nagra

A novidade anunciada é ‘apenas’ o Classic DAC II (DSD256) com andar de saída em Classe pura. Mas o sistema montado para receber os convidados: Al Di Meola, Michael Fremer, Peter McGrath e muitos outros, é de cortar a respiração. Numa ponta tem o 70th Anniversary Reference turntable e na outra as Wilson Alexx V. Pelo meio toda a eletrónica da série HD, incluindo o novo andar de Phono. E, surpresa, os auscultadores planar magnéticos fechados de monitorização de estúdio, concebidos em parceria com a Audeze, who else?

PMC 8.2, colunas de estúdio

PMC 8.2, colunas de estúdio

PMC

Alguma coisa vai acontecer, porque anda no Facebook um teaser misterioso a propósito de novos monitores domésticos: Bring the Studio Home, dizem eles. Depois das Fenestra, vai ter de ser algo de muito especial. Eu acho que vai ser a demonstração da nova linha de monitores de estúdio com DSP e amplificação Classe D, com os sistemas ATL de carga de graves e a tecnologia de fluxo de ar Laminair, mas para utilização doméstica.

A Sonus faber Stradivari original. Como será a nova versão? No dia 19, sexta-feira, vamos todos saber.

A Sonus faber Stradivari original. Como será a nova versão? No dia 19, sexta-feira, vamos todos saber.

Sonus faber

Já vos disse que a SF se hospedou no luxo do Kempinsky com a McIntosh. E como um segredo é algo que se diz a toda a gente em voz baixa, consta que vai apresentar a nova versão comemorativa dos 20 anos das …Stradivari. E eu que estive lá, em 2003, na festa de batismo com o saudoso Franco Serblin!

Stenheim Two.Five

Stenheim Two.Five

Stenheim

Vai fazer parceria com a também suíça DarTZeel e apresentar as Stenheim Two.Five, que são mais ‘acessíveis’ para alcançar um público mais vasto. Serão? Continuam a ser fabricadas em alumínio e pesam apenas 45 Kg cada. Tal como o ano passado vai haver música ao vivo para comparar com a música reproduzida pelas Stenheim.

Thorens Soundwall HP 600

Thorens Soundwall HP 600

Thorens

Sobre o giradiscos analógico New Reference, comemorativo dos 140 anos da marca, já falámos. Novidade são as colunas SoundWall HP 600. Parecem colunas dipolo de painel, mas utilizam altifalantes dinâmicos. Fiquei curioso, vou tentar ouvi-las e gravar o som para vos oferecer. Quem dá o que tem…

Auscultadores orthodinâmicos Yamaha YH-5000 SE

Auscultadores orthodinâmicos Yamaha YH-5000 SE

Yamaha

Os auscultadores ortodinâmicos (ou isodinâmicos) YH-5000SE custam 5 mil brasas e, diz quem já os ouviu, são os melhores planares de sempre. Bem vistas (e ouvidas) as coisas, foi a Yamaha quem inventou a tecnologia ortodinâmica, utilizada agora com variantes pela Audeze, Meze e Hifiman. A diferença está no formato do diafragma e da bobina: O driver ORTHODYNAMIC™ da Yamaha, no entanto, adopta uma verdadeira forma circular para o diafragma, e o padrão da bobina também tem uma forma circular em espiral. Além disso, com a ondulação circular concêntrica, o funcionamento do diafragma na área de movimento do pistão é suave, e consegue-se uma excelente capacidade de resposta e um som dinâmico rico.

YG Acoustics

Vão apresentar a nova linha Reference 3.

 

High End 2023 Munich - a reportagem

Queremos que se sinta como um membro exclusivo da nossa equipa de reportagem. Assim, convidamo-lo a acompanhar a nossa cobertura diária do maior evento de alta fidelidade do mundo. Com atualizações exclusivas e pormenores inéditos, descubra as novidades e tendências ao nosso lado.

Visite o Hificlube todos os dias e desfrute connosco a experiência da descoberta.

E não se esqueça de compartilhar as suas opiniões e insights, porque também estamos ansiosos para ouvir o que tem para nos dizer.

HighEnd 2019 balloon copy

Pedro Henriques, High End 2019

JVH, High End 2017

Al Di Meola, famoso guitarrista e embaixador do High End 2023

Clarisys, as herdeiras das Apogee

Estelon Aura

Ferrum Wandla

Focal Bathys

Linn 360 collection

As Magico S3 vão ser apresentadas na Imacustica - Lisboa, brevemente.

Monitor Audio Concept 50 (High End 2022): a mãe das Monitor Audio Hyphn

Moon North 681 Network Player

NAD C 3050 LE

Auscultadores de monitorização de estúdio Nagra

PMC 8.2, colunas de estúdio

A Sonus faber Stradivari original. Como será a nova versão? No dia 19, sexta-feira, vamos todos saber.

Stenheim Two.Five

Thorens Soundwall HP 600

Auscultadores orthodinâmicos Yamaha YH-5000 SE


Delaudio950x225
Publicidade