UltimateAudioElite_950x225
Delaudio950x225
Publicidade


High End 2022 Munich – a prata da casa - Imacustica - Ajasom - Ultimate Audio - Delaudio - Artisan Audio - Topaudio - Exaudio (novo)

High End 2022 – a prata da casa - DELAUDIO

High End 2022_DELAUDIO_Monitor Audio Concept 50.jpg

Reportagem de Pedro Henriques em exclusivo sobre duas marcas que são distribuídas pela Delaudio em Portugal: Monitor Audio e Advance Paris. Com apresentação em vídeo das Monitor Audio Concept 50.

Para comemorar o 50º Aniversário (JVH ainda conheceu o fundador Mo Iqbal), a Monitor Audio deu carta branca aos seus engenheiros Michael Hedges (tem o mesmo nome de um grande guitarrista) e Charles Minett, que passaram dois anos a tentar criar a coluna de som perfeita, com respostas técnicas para os problemas encontrados pelas marcas que já tinham tentado este feito antes.

Minett foi o responsável pelo desenho e pelos materiais da caixa, tendo optado para os graves por uma mistura mineral e acrílica, moldada sob pressão a temperaturas elevadas, e depois cortada e polida com maquinaria de precisão.

Caixa de graves em pedra sintética

Para o elemento fulcral, a caixa de médio-agudos optou pelo alumínio sólido, moldado numa impressora 3D, para responder às necessidades particulares da ‘rosácea gótica’ (a MA chama-lhe ‘Array’), composta por seis mini unidades de médios RDTII rodeando uma variante de tweeter AMT, que a MA designa por MPD, Micro Pleated Diaphragm.

Unidade concêntrica múltipla

Esta configuração tem todas as vantagens das unidades concêntricas (focagem, estabilidade da imagem, etc.), sem a desvantagem de o diafragma de médios funcionar como ‘baffle’ do tweeter, produzindo distorção por intermodulação.

Neste caso, o tweeter está fixo no centro e não interfere no desempenho de banda larga das unidades de médios.

A caixa de médio-agudos é independente da dupla caixa de graves, onde estão montados dois woofers em cada ‘perna’, numa variante genial da configuração ‘force cancellation’.

Esta simetria significa que cada força vibracional gerada por uma das unidades é cancelada pelo gémeo oposto, eliminando vibrações que se propagam pela caixa.

No fundo, é uma variante genial de ‘point-source’, como as KEF Blade, mas com configuração ‘Isobarik’ invertida: os diafragmas dos woofers estão apontados para um espaço interior entre os pilares.

3-vias e 11 altifalantes

Assim as ‘Concept 50’ são uma 3-vias com 11 unidades ativas! A resposta em frequência vai dos 21Hz aos 60kHz.

Com cerca de 1,40 m por 45 cm, as ‘50’ pesam quase 100 quilos (por coluna)

As Concept 50 são, por enquanto, um protótipo (a MA espera começar a produção até ao final do ano).

Agora vamos assistir à apresentação (em inglês) e ouvir um pouco de música para ficarem com uma ideia do que estamos realmente a falar.

Tendo como fonte um gira-discos Roksan Xerxes 20 Plus e um simples amplificador integrado Caspian VSC2, as Concept 50 provaram que já são mais do que uma simples obra conceptual.

Depois da apresentação, vão poder ouvir excertos de 'Hey Now' pelos London Grammar e 'Feeling Good' por Dominique Fils-Aimée, que fazem parte da nossa short list.

PUB

PUB

Monitor Audio Silver 100

As comemorações dos 50 anos não ficaram por aqui e a Monitor Audio apresentou algo de mais prosaico: uma edição limitada das Silver 100, que tinham sido lançadas em 1972 para comemorar o Jubileu de prata da marca.

A caixa tem o acabamento verde militar tradicional e ambas as unidades de metal são anodizadas, não em prata mas em dourado (Jubileu de ouro).

Todas as unidades vêm acompanhadas com certificado de autenticidade. O preço vai ser de 1.300 euros. A partir de setembro.

Advance Paris

Num certame onde se exibem cabos, gira-discos, amplificadores e colunas que custam tanto quanto um apartamento na Baixa, a Advance Paris, apesar do nome, não vende produtos de luxo. 

Antes tenta responder a todas as necessidades do audiófilo iniciado, por um preço que ele possa pagar.

A Advance Paris tinha um stand bem dimensionado, na zona nobre do MOC, onde apresentou muitas novidades, incluindo 3 leitores-CD novos (todos com entrada usb) e colunas ativas com Bluetooth.

Mas, claro, o prato principal eram os streaming amplifiers:

E também amplificadores híbridos para quem não dispensa as válvulas:

Demonstrou ainda o amplificador stereo mais poderoso da escuderia parisiense: o Advance XA600

High End 2022 DELAUDIO Monitor Audio Concept 50

PUB


Delaudio950x225
UltimateAudioElite_950x225
Publicidade