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Elegance DP9 Signature: uma questão de bom Kharma – primeira audição de JVH

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Ajasom anunciou que é o distribuidor da Kharma, em Portugal, e eu aproveitei para ir lá ouvir o modelo DP9 Signature, da gama de entrada Elegance; uma entrada em grande, diga-se, porque os preços destas colunas audiófilas começam nos 20 mil euros e as DP9 podem subir até aos 40 mil euros! Agora, que já captei a sua atenção, vamos ver/ouvir como se portaram as DP9.

A sala da Kharma é um dos ex-libris do Highend, de Munique, e lugar de peregrinação obrigatória de audiófilos e visitantes curiosos, não só porque o som é normalmente excelente, mas porque a decoração e tratamento da sala são feitos com classe e bom gosto, criando um ambiente de luxo para integrar as colunas da gama de topo Enigma Veyron (ver video e fotos em baixo).

No Highend 2016 fiz este registo vídeo na sala da Kharma e escrevi a seguinte legenda em inglês: What can I say? This is highend sound of the best kind. Just listen. Now imagine how it sounded in the room. A/A+

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2019, Munique

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2019, Munique

A Kharma não tinha, até agora, representante em Portugal, por isso era apenas incluída na reportagem geral, sem a ênfase normalmente dada aos produtos representados pelos distribuidores nacionais que patrocinam o Hificlube.

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2023, Munique

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2023, Munique

Claro que as Enigma Veyron não estão ao alcance do comum mortal (os preços variam entre os 240 mil e uns estratosféricos 750 mil euros). A Ajasom apostou assim primeiro nos modelos mais acessíveis das gamas Elegance e Exquisite, que também não são o tipo de coluna que se pode comprar com o subsídio de Natal. E compreende-se o porquê, quando temos a oportunidade de as ver e ouvir, pois a construção é imaculada e o som é de excelente qualidade.

Kharma Exquisite-Midi

Kharma Exquisite-Midi

Quando visitei o auditório da Ajasom/Damaia estavam presentes na sala um par de Exquisite Midi (92.000€), em exposição estática; e um par de Elegance DP9 Signature (40.000€) em demonstração ativa, alimentadas por um amplificador integrado híbrido McIntosh MA12000, tendo como fonte principal um Streamer/DAC Esoteric ND1 XD. É, pois, sobre estas últimas que reza a minha crónica de hoje.

Auditório Ajasom-Damaia: Streamer/DAC Esoteric ND1 XD/McIntosh MA12000/Kharma DP9 Signature

Auditório Ajasom-Damaia: Streamer/DAC Esoteric ND1 XD/McIntosh MA12000/Kharma DP9 Signature

Kharma DP9 Signature

A DP9 Signature é uma coluna de 3-vias relativamente pequena, com pouco mais de 1 metro de altura e acabamento sumptuoso em negro-piano (pode escolher a cor preferida), que fica bem em qualquer sala, sem perturbar o equilíbrio espacial e decorativo.

A caixa integral, construída em MDF de espessura variável (mínimo 35 mm), é sólida e inerte (passa o teste de nós-de-dedos com distinção). A área superior do painel frontal (baffle), de arestas boleadas, tem forma trapezoidal, no estilo Wilson Audio, e aloja um tweeter de berílio e uma unidade de médios (a solista principal da companhia) Kharma Omega de sete polegadas, internamente isolados dos dois woofers de alumínio de nove polegadas, albergados na área inferior retangular da caixa poligonal, que se inclina ligeiramente para trás para garantir melhor alinhamento temporal de todas as unidades. Os parafusos dos altifalantes estão escondidos por anéis magnéticos facilmente intercambiáveis. As grelhas também são magnéticas e amovíveis.

Kharma DP9 Signature: detalhe dos altifalantes

Kharma DP9 Signature: detalhe dos altifalantes

A unidade de médios de sete polegadas, com cone de material composto (fibra de carbono) é a mesma utilizada na gama Exquisite e é a estrela da companhia, não revelando nasalidade ou dureza, soando sempre aberta e sem compressão.

O tweeter de berílio é surpreendente de doçura afável, sem perda de detalhe, patente na reprodução do decay até ao limite da audição.

A sensibilidade de 89 dB é razoavelmente elevada, mas a impedância nominal de 4 Ohm sugere a utilização de um amplificador potente como o MCIntosh MA12000, que as conduziu pelo braço ao altar do som com força e elegância.

Prendem emocionalmente sem nos agarrar fisicamente, porque desaparecem e nos deixam a sós com a música.

O pórtico reflex em metal na traseira, que carrega os dois woofers, estendendo a resposta de baixos até aos 26Hz, tem um diâmetro substancial, conferindo ao som a gravitas de uma coluna de maiores dimensões, sem, contudo, excitar demasiado os modos da sala, o que resultou num grave sólido, presente, mas sempre sob controlo.

Fazendo parte da gama de entrada Elegance, o som das DP9 Signature é já de nível highend, o que mostra o cuidado posto no desenvolvimento e produção. É o tipo de som que nos prende emocionalmente sem nos agarrar fisicamente, porque as colunas desaparecem e nos deixam a sós com a música.

Em conclusão, a Kharma Elegance dB9-S Signature é uma coluna highend, com um design elegante e uma qualidade de som excecional. É um investimento significativo, mas para aqueles que dão prioridade ao desempenho de áudio, pode ser uma valiosa contribuição para melhorar o sistema de som.

A audição

Nuno Cristina e Jorge Mendes foram os meus anfitriões, e escolheram as faixas de demonstração ao desafio para me surpreender. Assim, acabei por ouvir música muito variada.

Abrimos com a Sinfonia No.4 de Chostakovivch, pela Boston Symphony, para testar a dinâmica da DP9; passámos ao teste de presença com Sinatra cantando magistralmente Send In the Clowns, como se estivesse ali; andámos por ambiências nórdicas (e frias) das Ilhas Faroé, de Eivor (ao vivo), com fabulosos apontamentos de percussão e os surpreendentes contrastes tonais de Terje Isungset em Fading Sun; ouvi a voz de baixo sobre-humana (ou será sub-humana?) de Geoff Castellucci, a mais grave registada de sempre, em I See Fire, seguida da voz feminina e frágil de Maria Lima, em Ela e Eu; o caminho levou-nos depois a Angry, dos Rolling Stones para não me acusarem de ouvir só ‘coisinhas’ fáceis que soam bem até num rádio de bolso. Depois, visitámos o piano e a voz assombrosa e poética de Benjamin Clémentine, em Winston Churchill’s Boy;

E fechámos com os Simply Red em Holding Back the Years, que selecionei para a banda sonora do vídeo. Faça o seguinte exercício: separe acusticamente o pedal da bateria dos bordões da guitarra baixo; distinga a acústica seca do estúdio da acústica mais viva da sala de audição, tal como foi captada pelo gravador digital Nagra SD em direto; e, finalmente, veja se distingue o chapéu-de-pratos (hi-hats) da pandeireta. Tudo isto numa gravação feita ‘in-loco’ e reproduzida no YouTube. Nada mal, hã?

Espero que gostem.

Leve a sua lista pessoal, e vá ouvir este mesmo sistema sem qualquer compromisso. Basta marcar com o Jorge ou o Nuno. Vai sair de lá com melhor Kharma…

Para mais informações: Ajasom

Ajasom23 Kharma Elegance DB9 expand

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2019, Munique

Kharma Enigma Veyron 2D, Highend 2023, Munique

Kharma Exquisite-Midi

Auditório Ajasom-Damaia: Streamer/DAC Esoteric ND1 XD/McIntosh MA12000/Kharma DP9 Signature

Kharma DP9 Signature: detalhe dos altifalantes


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