Delaudio950x225
Publicidade


Reviews Testes

Bowers e Wilkins Pi7 S2 – Nunca digas nunca

B&W - Pi7 S2 - Satin Black - cover.jpg

Read full review in English here

Ouvir versão falada aqui

Permitam-me abrir esta avaliação dos auscultadores intra-auriculares B&W Pi7 S2 com uma ressalva: eu não gosto de auscultadores do tipo supositório auricular – incomodam-me e fazem-me comichão nos ouvidos.

Se ainda por cima me pedem 400 euros por um par, mesmo que sejam umas colunas Nautilus em miniatura, é bom cumprirem tudo o que as especificações prometem. E, sobretudo, que a qualidade de som faça-me esquecer a minha própria ressalva à sua utilização.

Em Abril de 2021, a Bowers & Wilkins lançou os seus primeiros auscultadores intra-auriculares de que os B&W Pi7 S2 são agora a versão melhorada.

Segundo a B&W, os Pi7 S2 estão equipados com unidades duplas com três altifalantes de 9,2 mm alimentados por amplificadores independentes, além da unidade do tipo balanced armature para as altas frequências.

Então, e o que melhorou: terá sido o som?

Não necessariamente, porque os transdutores utilizados são os mesmos dos Pi7 originais. Além de que não me parece que o som pudesse ser muito melhorado, até porque há limites impostos pela Física, devido ao tamanho e portabilidade dos auriculares.

O objetivo aqui é permitir-nos andar por todo o lado com música a ser injetada nos nossos ouvidos por transdutores aprovados por uma empresa com pergaminhos na área do áudio de qualidade. E isso dá-nos confiança no ato de compra, claro.

Segundo as especificações e a press-release, o que melhorou bastante foi a capacidade da bateria de quatro para cinco horas de utilização constante (carregamento para 2 horas em apenas 15 minutos), com autonomia adicional de 16 horas (!) fornecida pela caixa. Nunca ouvi 5 horas seguidas de música, por isso, vou acreditar que é verdade.

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

A caixa também pode funcionar como retransmissor, ligando-a por USB C a uma fonte de som, tal como já era, aliás, possível com os Pi7 originais.

O chipset Qualcomm® aptX com capacidade de transmissão de música em alta resolução (24 bit 48 kHz) é também o mesmo. O que, segundo a B&W, melhorou muito foi o alcance do Bluetooth (até 25 metros) com maior estabilidade graças às novas antenas montadas na armação circular externa onde se exibe o logotipo. 

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

Novas mesmo, são as três cores adicionais disponíveis: Satin Black, Canvas White e Midnight Blue. No meu caso, foi-me disponibilizado para avaliação um par em Satin Black. Como ficam um pouco protuberantes nas orelhas, quanto mais discretos melhor. Exceto quando se é jovem e bonita, caso em que qualquer cor lhe fica bem: rosa, verde ou azul-meia noite.

Digamos que as minhas expectativas de que os B&W Pi7 S2 justificassem o preço de 399 euros eram assim baixas logo à partida.

Entretanto, descobri que os auriculares estão bem concebidos e, sendo confortáveis de usar, encaixam perfeitamente nos meus orifícios auriculares e assim não caem quando faço exercício. São também leves, o que significa que os posso usar durante longos períodos sem desconforto.

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

A ligação sem fios é confiável, com um mínimo de perdas. E foi fácil ligá-los ao meu telefone e a outros dispositivos, tendo um alcance que me permitiu andar pelo escritório sem ter de levar o telefone comigo.

Contudo, se andar pela casa toda, com paredes pelo meio, perde-se rapidamente o sinal. Felizmente, eu tenho o hábito de andar sempre com o telefone no bolso, mesmo em casa, porque ele tem a tendência irritante para tocar quando eu não estou por perto. Assim, fico sempre ligado à música.

Contudo, tenho de admitir agora que a qualidade de som está ao nível de alguns modelos exóticos de preço (muito) superior.

Os Pi7 S2 soam fantásticos com conteúdo musical; e a voz da minha esposa nunca me soou tão presente e natural ao telefone, quase como se ela estivesse a falar dentro da minha cabeça. Mas notei que oiço na minha própria voz um eco de baixa frequência quase impercetível. De tal modo, que estes são dos melhores intra-auriculares que já ouvi, a qualquer preço.

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

Os melhores resultados obtêm-se escolhendo as pontas de silicone adequadas ao tamanho dos seus orifícios auriculares, para que o som não se ‘escape’ e o ruído exterior não se ‘intrometa'. 

O que nos leva à função de cancelamento de ruído.

Como sempre acontece, eu prefiro ouvir música sem o sistema de cancelamento ativado, exceto quando o ruído ambiente interfere demasiado na audição. Por outro lado, muito depende de como se afina o modo Transparency. Quanto mais colocar o cursor para a esquerda mais isolado fica do mundo exterior. Na dúvida, deixe o cursor no meio.

As funções básicas são ativadas por um código simples de toques nos auriculares. Mas, para uma afinação mais precisa, deve instalar a App de controlo Music Bowers e Wilkins, disponível para iOS e Android.

Há, contudo, uma função que a App não tem e faz-me falta: o igualizador – o grave soou, por vezes, algo enfático, mas nunca em demasia. Mas o cuidado posto pela B&W no ‘voicing’ dos auriculares fez-me esquecer esta omissão a maior parte do tempo.

Agora reparo que estive sempre a ouvir a Tidal com os B&W Pi7 S2, enquanto escrevia, e não senti nenhum incómodo, nem senti o desejo de os tirar. Curiosamente, o mesmo já me tinha acontecido hoje de manhã, no ginásio.

Será que me converteram à audição intra-auricular? Pode acreditar. Well done, B&W.

Para mais informações:  www.bowerswilkins.com | https://www.soundunited.com

B&W Pi7 S2 Satin Black cover

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

Foto cortesia Bowers & Willkins

B&W Pi7 S2 - análise de JVH

Abra ficheiro MP3 de versão falada em baixo


Delaudio950x225
Publicidade