Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

McIntosh ML1 – made in the USA

McIntosh ML1 c e sem grelha.jpg

As ML1 foram as primeiras colunas da McIntosh, introduzidas em 1970, e ficaram conhecidas pela alta qualidade de som e excelente resposta de graves, a partir de uma caixa relativamente pequena.

Embora tenha sido descontinuada em 1977, a McIntosh trouxe-a de volta agora na versão ML1 Mk II, prestando homenagem às suas origens.

As ML1 MkII foram apresentadas à imprensa em Munique, numa sessão privada, no luxo do Hotel Kempinski, no decorrer do Highend 2023, que incluiu também a apresentação das novas Sonus faber Stradivari G2, pois ambas as marcas fazem agora parte do Grupo McIntosh.

O Hificlube esteve lá (ver reportagem em imagens aqui), e tinha prometido voltar ao assunto. Já o fizemos, em relação às Stradivari G2, faltavam as ML1. Ei-las.

McIntosh Group, Munique 2023: sala das McIntosh ML1

McIntosh Group, Munique 2023: sala das McIntosh ML1

As ML1 mantém o design de meados do século do modelo original, evocando uma sensação de nostalgia, mas continuando a permitir aos ouvintes o pleno envolvimento no processo musical. A caixa é feita de madeiras sólidas e folheados de nogueira-americana oleada, dando-lhe um visual de mobiliário refinado, embora muito americano no estilo.

Internamente, as ML1 utilizam tecnologia moderna com um design de 4-vias e cinco unidades. Os altifalantes estão posicionados simetricamente, eliminando a necessidade de fabricar colunas esquerda/direita e proporcionando assim uma experiência de audição mais uniforme numa área mais ampla. A proximidade do duplo-médio e do tweeter controla a resposta polar fora do eixo e melhora também a imagem.

Com capacidade para suportar até 600 Watts de amplificação, as ML1 são adequadas para sessões de audição de alta potência; e são também suficientemente sensíveis para produzir som excecional com amplificadores de baixa potência. O woofer de 12" garante graves profundos e encorpados até 27Hz, eliminando a necessidade de um subwoofer.

A ampla dispersão das ML1 garante a mesma qualidade de som numa vasta área, permitindo que todos na sala desfrutem do palco sonoro estéreo completo. O filtro divisor personalizado e os dispositivos de proteção garantem durabilidade e evitam danos aos altifalantes.

Fabricadas nos EUA (patente no preço), as ML1 vêm com um suporte dedicado que as eleva e posiciona à altura de audição ideal. O suporte inclui pés para pisos duros e pontas para superfícies atapetadas, embora seja possível colocá-las também num móvel robusto.

De uma maneira geral, as ML1 Mk II combinam estética vintage com desempenho moderno, oferecendo aos entusiastas da música uma experiência auditiva de alta qualidade. E foi isso que ouvimos em Munique: um som que enchia a sala, coerente, limpo e, ao mesmo tempo, musical e agradável, sem excesso de informação ou colorações desagradáveis, que nos deixou o desejo de as voltar a ouvir.

Não temos conhecimento que a Ajasom as vá importar, pois o custo é elevado (estimo que na casa dos 15 mil euros) mas não há nada como solicitar informações: www.ajasom.net / 21 474 8709

Especificações: 

  • Design: sistema de 4-vias e 5 altifalantes
  • Unidades ativas:
  • Woofer: 1 x woofer de 12" em câmara selada com cone de polipropileno e tapa-poeira com suspensão de borracha sintética, garantindo graves profundos até aos 27Hz.
  • Médios: 2 x unidades de médios inferiores de 4", com câmara selada independente, cones de polipropileno com tapa-poeira e suspensão de borracha sintética
  • Médio superior: 1 x unidade de médio superior com cúpula macia de 2"
  • Tweeter: 1 x tweeter
  • Potência de entrada: até 600 Watts
  • Grelha removível de madeira com apoios magnéticos em tecido preto transparente acusticamente.
  • Fabricado nos EUA

Para mais informações: AJASOM

McIntosh ML1 c e sem grelha

McIntosh Group, Munique 2023: sala das McIntosh ML1


Delaudio950x225
Publicidade