Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

audioshow 2017 - delaudio preview

Delfim Yanez Orchestra 'ao vivo' no audioshow 2017

Quando entrar na exposição da Delaudio no edifício das cavalariças do Pestana Palace, este ano na Sala Alter Real, é esta basicamente a imagem que vai ver: Delfim Yanez aos comandos de super sistema highend composto por:

Leitor de CDs Esoteric K-01x
Masterclock V-Acoustics
Amplificador PASS Int-250
Colunas Raidho D2.1
Subwoofer REL G2
Cabo interconnect Black Sat
Cabos de coluna Black Sixteen
Cabos de corrente: Inakustik

Pass INT250

Pass INT250

O Pass INT250 é um amplificador integrado da última geração de classe A/B, a última obra-prima de Nelson Pass com a colaboração de Wayne Colburn (secção de prévio). Trata-se de uma versão mais potente e requintada do INT150 que testámos em 2008, num artigo que ainda pode ler aqui

Leitor CDs Esoteric K01-X dá apoio ao Pass INT250 na linha da frente

Leitor CDs Esoteric K01-X dá apoio ao Pass INT250 na linha da frente

A fonte principal será - como sempre - da 'cantera' Esoteric, com apoio de um relógio 'Masterclock V-Acoustics', porque Delfim é particularmente sensível ao 'tempo', que ele considera a 'alma' da música.

A principal novidade são as fabulosas colunas Raidho D2.1, com altifalantes de cones pulverizados com pó de diamante. E foram elas que me levaram às excelentes instalações da Delaudio, em Carnaxide (são vizinhos da SIC), pois, desde que testei a monitoras Raidho D-1 (ver em Artigos Relacionados) fiquei fã da precisão dinamarquesa.

Outra perspectiva do auditório da Delaudio, em Carnaxide

Outra perspectiva do auditório da Delaudio, em Carnaxide

É sempre um prazer visitar Delfim Yanez, porque as suas apresentações e demonstrações são sempre desconcertantes. Delfim considera que os sistemas devem tocar bem todos os tipos de música. E vai mais longe: o que importa é a interpretação não é a gravação: 'Até um rádio de pilhas toca bem um disco audiófilo!'. Segundo ele, um sistema é tanto melhor quanto mais nos envolver no trabalho do intérprete, o som é importante, mas é secundário em relação à música.

Para provar o seu ponto de vista, vai levar ao audioshow uma colecção discográfica composta por CDs que compra nas feiras ao desbarato a 1 euro! E passou de imediato à demonstração do que acabara de dizer, embora com a ressalva de que as Raidho D2.1 estão ainda em processo de 'queima'. Por isso, ouvimos também as C 2-1 que estão já bem 'queimadinhas' e prontas a servir.

A verdade é que ouvi 'coisas' que já não ouvia desde os tempos do liceu, como 'Proud Mary' e 'I Put a Spell on You', dos Creedence Clearwater Revival - ainda se lembram?, ou pasmem, 'I Have a Dream', dos Abba, porque Delfim considera que as mulheres têm todo o direito de ouvir a música de que gostam no sistema de som do marido (que elas também pagaram) que passa o tempo a ouvir uma sueca nua (não estas dos Abba, outra) a tocar harpa só porque o som foi registado em DSD ou DXD...Pois, minhas senhoras, passem pela Sala Alter Real, se querem ouvir os Abba ou Tina Turner a cantar 'Rock Me Baby' num registo 'bluesy'.

Quanto aos audiófilos, vão ficar tão surpreendidos quanto eu, quando ouvirem 'Any Anxious Colour' dos Gene Loves Jezebel. Umas colunas de 38 mil euros a tocar discos de 1 euro! Quem diria...

Ou, então, vão deliciar-se com a notável gravação do Concerto para Violoncelo No2 de Saint-Saëns, pela Radio Symphonie-Orchester, de Berlim dirigida por Riccardo Chailly, na acústica divina de uma...igreja!

Em baixo, pode ver/ouvir em video as Raidho C2-1 (versão com altifalantes de cones cerâmicos), o que eu quero dizer quando considero Don Delfim Yanez um demonstrador-desconcertante, pelos riscos que corre por amor à música:

Se é daqueles que não conseguem esperar, ainda está a tempo de marcar uma sessão privada antes da confusão do 'sai e entra' do audioshow.

Galeria de fotos DELAUDIO-CARNAXIDE
(Clique sobre a foto para aumentar e sobre as setas para navegar)

Pode ainda visitar a Delaudio do Audioshow na seguinte sala:

Sala Laranjeiras (Edificio principal):

Leitor CDs Roksan Kandy K3
Amplificador Roksan Kandy K3
Cocktail Audio X40
Colunas Monitor Audio Gold 100
Subwoofer REL T9
Cabo interconnect Black Sat
Cabos de coluna Black Sixteen
Cabos de corrente: Inakustik

Faça a sua reserva sem compromisso na Delaudio:

Coordenadas GPS:
Latitude: 38º 43' 29' N
Longitude: 09º 13' 50' W
Morada:
Estrada da Outurela, nº 118
Ed. Holanda Existente Bloco 1
2790-114 Carnaxide
Telefones: 218436410 e 218436418
Fax: 218436419
Email: [email protected]

Delfim Yanez Orchestra 'ao vivo' no audioshow 2017

Pass INT250

Leitor CDs Esoteric K01-X dá apoio ao Pass INT250 na linha da frente

Outra perspectiva do auditório da Delaudio, em Carnaxide


Delaudio950x225
Publicidade