Delaudio950x225
Publicidade


2009

Ces 2009_pág 7: Da Servidão À Globalização: Meridian, Magnum. Nad, Nuforce, Pass, Primare, Ps Audio, Shanling, Simaudio, Tivoli, Wadia

Ces 2009_pág 7: Da Servidão À Globalização: Meridian, Magnum. Nad, Nuforce, Pass, Primare, Ps Audio, Shanling, Simaudio, Tivoli, Wadia
MAGNUM DYNALAB
 

MD 209, Hybrid Receiver
 


Mais uma grande marca tradicionalista americana, como a McIntosh, que resiste à passagem do tempo. A rádio no seu expoente máximo e com válvulas no caminho do sinal.






MD 309 Hybrid integrated






MD 109 Triode


Além do já conhecido 209 Hybrid Receiver, apresentou o Integrado 309 e a World Source Platform MD109, um sintonizador a tríodos com mostradores de azul cobalto.


MERIDIAN

 


Sala de estar da Meridian, no Venetian

 

Aposta clara na nova aquisição Sooloos, um servidor com o ecrã touchscreen Control 20, directamente ligado a colunas Meridian activas. Ver video em Media

.

Esta aquisição da Meridian levanta algumas questões na distribuição em Portugal. De facto, o distribuidor no Reino Unido é a Absolute Sounds, de Ricardo Franassovici, que trabalha “em tandem” com a Imacústica; enquanto a Meridian é distribuida em Portugal pela Ajasom...
 


Meridian Alfred Dunhill

 
A colaboração da Meridian com marcas comerciais famosas continua. Depois do F80 da Ferrari, temos agora o Alfred Dunhill também já disponível na Ajasom.
 
 

Meridian 810 Reference Video Projector
 


Numa outra sala, a Meridian passava um filme completamente idiota com uma imagem fabulosa mas ultrasaturada, bem ao gosto do guru americano dos projectores William Phelps. O projector era o gigantesco 810 Reference Video Projector. Ver video em Media. Nota: a imagem do video (altamente comprimida) não faz justiça à imagem do projector.
 



NAD
 


NAD Viso Two


M2 direct digital amplifier era o gato escondido com o rabo de fora. Mais um Classe D, provavelmente baseado na tecnologia Lyngdorf. Mas como ninguém parecia disposto a falar e me pediram para não fotografar (minha rica Esotérico!...), fui fotografar coisas mais prosaicas como o Viso Two que já não é novidade para ninguém: um tudo-em-um da nova geração c/ upscaling até 1080i a um preço acessível. Para tabu chegam-me os dos nossos políticos: o Viso não tinha nada a esconder, nem o preço: 1299 dólares.
 




 

E mais prosaico ainda o leitor CD 545 BEE e o Stereo Receiver 725BEE.
 
 

NUFORCE

 
Também entrou no mundo dos servidores que é o que está a dar agora. Quando Casey NG me explicou como funcionava, a minha memória dizia-me que eu já tinha visto aquilo em qualquer lado.







De facto, Rogério Neiva tinha feito uma apresentação muito semelhante no Hifi Show 2008, em Lisboa. E não é que o servidor da Nuforce é, afinal o Digibit com outro nome...Globalization is a bitch, isn´t it?

A Nuforce também se iniciou na música móvel com os modelos Mobile. Um produto interessante e jovem.


Nota: Ver ambos os vídeos em Media.


PASS




Pass XP-10



Pass XP-20


Além das colunas SR-1, que já vos deixei ouvir na companhia de John Atkinson (Stereophile), havia a SCPI, andar de phono, e dois prévios: um XP-10 de chassis simples e o XP-20 com fonte de alimentação separada.

Ver video das SR-1 em Media


PRIMARE




Primare SP-32




Fez parceria com a ELAC e apresentou o novo prévio/processador SP32, além do belíssimo conjunto I30 e CD21.


 


Primare I-30/CD21
 

 
Muitas marcas são exibidas pelos distribuidores americanos e não pelos fabricantes, pelo que aquilo que é apresentado como sendo novo pode já ter sido apresentado na Europa.


PS AUDIO

 

                        Perfect Wave Transport Memory Player 





Devem ter comprado a patente, pois já havia outra marca no mercado com um leitor-CD com estas características. Este transporte (no topo) “toca de memória”. Primeiro regista o conteúdo do CD todo numa memória buffer. Deste modo elimina o jitter induzido por funcionamento mecânico. E o que resta é eliminado pelo “clock” interno.


SHANLING

 


Shanling PH3000


 


O PH3000 não é um andar phono, como a designação parece indicar, mas um amplificador de auscultadores.





Shanling CD-T1500


O estilo é menos personalizado que toda a oferta anterior, como o CD-T1500


SIMAUDIO

 
 

Moon W-8
 


Series Moon. A lua da Simaudio está sempre em Quarto Crescente. Um amplificador W8 mostrava as partes pudendas para se perceber de onde vem aquela facilidade de alimentar cargas complexas com uma perna-às-costas.



 

Moon 3.3 Series




Mais prosaicos mas para um público não menos exigente apresentaram o integrado e o leitor-CD 3.3.
 
Nota: 
O Hificlube atribuiu durante algum tempo os méritos da Moon à Plinius, tendo sido alertado para o erro por vários leitores. Pelo facto, pedimos desculpa e agradecemos a pronta reacção. Aliás, a Plinius também estava no Venetian, e a foto da respectiva sala será publicada num dos próximos capítulos.


TIVOLI
 

Tivoli Network Stereo
 


Foi a Tivoli que iniciou a era do revivalismo dos “dias da rádio”. Com o modelo Networks tenta conciliar passado e presente. Eu acho que estão a levar longe de mais o conceito. Os primeiros modelos eram modelos de coleccionador, como os relógios Swatch. Isto já é piscar o olho ao mercado.
 
 


Tangent Quattro

 

Entretanto, apareceram dezenas de sósias, como os Tangent, cuja diferença parece estar apenas nos cantos arredondados...


WADIA




Wadia 152/121




Dois novos produtos na linha do iPod Dock: 121, um prévio/DAC, ou decoding computer, como eles lhe chamam e, se percebi bem, o 151 é um amplificador digital. Mas estavam tantos jornalistas de roda deles que eu fiquei um pouco confuso. Eles diziam que eram “working prototypes”, a mim pareciam-me “mock-ups”...


Também apresentaram o leitor-CD 381, igual ao 581 mas sem capacidade SACD. A tocar estavam os Wadia 922 decoding computers c/ 8 DACs por canal e - dizem eles – 26-Bit de resolução.
 
 

Ir para Pág. 8 clicando na página respectiva em baixo




VIDEOS DA CES 2009

 
Para ver os vídeos:

  1. Na secção Media (em cima à direita), seleccione o video
  2. Clique e aguarde que a imagem surja na janela no topo da página. O download pode demorar de alguns segundos a minutos, dependendo da sua velocidade de acesso e do número de visitantes online.
  3. Logo que a imagem surja na janela, clique duas vezes para ver em full-screen. Em alternativa, clique com botão direito do rato sobre a imagem e seleccione zoom/full screen. 
  4. Se a imagem surgir 'aos soluços' aguarde que o download fique completo e clique depois em Play para ver do início.
  5. De preferência utilize auscultadores.


Nota: Todos os vídeos foram registados como uma câmara SONY HDR-SR11, Full-HD 1080. Foi utilizada a mínima resolução possível, e os vídeos posteriormente comprimidos em formato ASF, pelo que a imagem não faz justiça à excelente qualidade da imagem HD possível de captar com esta câmara.

 

Ces 2009 pág 7: Da Servidão À Globalização: Meridian, Magnum. Nad, Nuforce, Pass, Primare, Ps Audio, Shanling, Simaudio, Tivoli, Wadia


Delaudio950x225
Publicidade