Delaudio950x225
UltimateAudioElite_950x225
Publicidade


Notícias

iFi diz: “be at One with your sound” (promocional)

FOTO IFI ZEN ONE.jpg

iFi diz: “be at One with your sound”

Um DAC com ligações universais – o ZEN One Signature da iFi oferece um som excecional a partir de todos os dispositivos digitais num ambiente áudio doméstico

Southport, Inglaterra – O premiado especialista em áudio iFi expande a sua gama ZEN Signature – dispositivos de qualidade superior e melhorados com base na aclamada série ZEN de entrada de gama – com o ZEN One Signature.
 

Descrito como um "DAC universal" devido às suas opções de entrada abrangentes, o ZEN One Signature toma o palco dos DAC’s partindo do ZEN DAC V2, adiciona entradas S/PDIF (ótica e coaxial) ao lado da porta USB, agita a tecnologia Bluetooth do ZEN Blue V2 e tempera o conjunto com melhorias de circuito de assinatura para criar uma deliciosa mistura áudio. O resultado é um DAC puro (sem saída de auscultadores ou controlo de volume) que serve como um hub de áudio caseiro para todos os seus dispositivos digitais, desde smartphones e tablets a PCs e Macs, leitores de CD e servidores de áudio a televisões e consolas de jogos.

O objetivo singular do ZEN One Signature é retirar o sinal de áudio digital de qualquer dispositivo, via cabo ou Bluetooth, e convertê-lo em analógico para alimentar um amplificador externo e colunas (ou auscultadores). Juntar componentes internos de alta qualidade com o design do circuito premiado da IFi, proporciona um impulso brilhante à qualidade do som, ao qual se ligarão todos os dispositivos. Para muitos, o ZEN One Signature é o único DAC que alguma vez precisarão de ter em casa.

A forma de fazer DAC’s

O "motor digital" do ZEN One Signature baseia-se num chipset BURR-Brown DAC que a iFi utiliza extensivamente, selecionado pela sua 'musicalidade' de som natural e arquitetura True Native. A experiência da iFi com este IC significa que o sabe aproveitar ao máximo; mas embora intrínseco ao som resultante, a criação de um estágio DAC exemplar envolve muito mais do que a seleção de um chip específico.

Um desses componentes críticos é o chip XMOS que processa os dados áudio recebidos através das entradas digitais USB e S/PDIF. O ZEN One Signature utiliza um microcontrolador XMOS de baixa latência de 16 núcleos que fornece um poder de processamento melhorado; A equipa de desenvolvimento digital da iFi programou o firmware XMOS para otimizar a qualidade do som e garantir uma parceria perfeita com o DAC da BURR-Brown Tecnologias extensas de erradicação de jitter também são aplicadas no âmbito digital, incluindo a última geração do relógio GMT (Global Master Timing) com femto-precisão da IFi e o buffer de memória inteligente.

As credenciais de áudio de alta resolução do ZEN One Signature englobam PCM de 32 bits/384kHz sobre USB (192kHz sobre S/PDIF), todos os níveis de DSD a DSD256 e DXD de velocidade única e dupla. Graças ao design verdadeiro nativo do chip Burr-Brown, o PCM e o DSD assumem caminhos separados – isto permite que o DSD, bem como o PCM, permaneçam "bit-perfect" na sua forma nativa até à conversão analógica.

O MQA – o formato de streaming de hi-res – também é suportado, com descodificação total de ficheiros MQA até 384kHz. Isto significa que o processo completo de descodificação 'três desdobramentos' é realizado internamente, em oposição ao desdobramento único apenas como um 'renderer' MQA – o que o torna ideal para assinantes do nível 'HiFi Plus' da Tidal, onde os conteúdos da Tidal Masters (MQA) podem ser encontrados. 

Bluetooth feito de forma perfeita

Embora a conveniência sem fios e a compatibilidade do Bluetooth sejam amplamente reconhecidas, muitas pessoas não percebem o quão bom o áudio Bluetooth pode soar porque só o experimentaram a nível base através de implementações rudimentares de SoC (System on Chip). A iFi esforçou-se muito para garantir que a sua tecnologia Bluetooth é de ponta, o que lhe valeu uma reputação de liderança nessa classe.


Aproveitando plenamente o mais recente chip de processamento bluetooth da Qualcomm, todos os atuais formatos de áudio Bluetooth de alta-definição são suportados, incluindo aptX Adaptive e aptX HD, LDAC e HWA/LHDC. Outros códigos abrangidos incluem aptX regular e aptX Low Latency, AAC e SBC (o 'simples códice Bluetooth'). Isto significa que todos os possíveis dispositivos de origem são manuseados com a mais alta resolução de áudio que a sua especificação Bluetooth permite.

O ZEN One Signature é compatível com Bluetooth v5.1, garantindo a melhor gama, estabilidade e desempenho possível. Até oito dispositivos de origem Bluetooth emparelhados podem ser armazenados na memória, facilitando a mudança de um dispositivo para outro.

A pureza é primordial

Enquanto os dispositivos ZEN 'regulares' introduzem os benefícios de um design equilibrado do circuito – menor ruído, maior pureza sónica – a preços notavelmente acessíveis, as ZENs Signature, como o ZEN DAC Signature e o ZEN CAN Signature, aumentam ainda mais a fasquia com as suas topologias balanceadas e verdadeiramente diferenciais.

O ZEN One Signature não é exceção – da entrada à saída, cada elemento dos seus circuitos é projetado para um desempenho puro. Os principais componentes montados na superfície foram atualizados para dispositivos topo de gama, incluindo os condensadores Panasonic OS-CON e Elna Silmic II, e o design foi refinado para garantir caminhos de sinal curtos e diretos. Isto resulta em detalhes e expressão sónicas ainda maiores.

A alimentação pode ser fornecida através de USB a partir de um dispositivo ligado – um portátil, por exemplo – ou diretamente da rede elétrica através de um adaptador AC/DC. O desempenho ideal é fornecido pela fonte de alimentação DC iPower2 de ruído ultra-baixo da iFi, incluída no preço (69€ quando comprada separadamente).

Assuntos externos

O ZEN One Signature exibe o a mesma caixa de alumínio de 158x35x100mm que o resto da gama ZEN, terminada em Deep Space Blue – a cor que a iFi utiliza para diferenciar os seus modelos Signature – em vez do acabamento cinzento dos dispositivos da Série ZEN standard. Isto é complementado por painéis dianteiros e traseiros cinzentos escuros (cor de prata nas versões padrão) e comandos azuis.

Na parte frontal encontram-se botões para ligar e alternar entre as entradas USB, S/PDIF e Bluetooth, juntamente com os LEDs que mudam de cor para indicar o formato áudio de entrada e a taxa de amostra. Um outro botão liga ou desliga os LEDs, bem como ativa o modo de emparelhamento Bluetooth.

Ao redor da parte traseira reside uma porta USB tipo B assíncrona, ao lado de duas entradas S/PDIF – ótica e coaxial, esta última duplicando como uma saída digital. As saídas análogas RCA juntam-se a uma saída balanceada de 4,4 mm, permitindo uma ligação totalmente balanceada com um amplificador devidamente equipado com esse tipo de entradas e circuito. A iFi faz um cabo 4.4 para XLR balanceado, ideal para ligar o ZEN One Signature a um amplificador com entradas XLR.

Sintonizado para cativar, com música hi-res, bandas sonoras de filmes e videojogos, a partir todas as formas de media, o iFi ZEN One Signature está disponível a partir de 14 de janeiro com um PVP recomendado de €349.

Nota: texto promocional da responsabilidade de Smartaudio

Website: https://ifi-audio.com/products/zen-one-signature/

FOTO IFI ZEN ONE


Delaudio950x225
UltimateAudioElite_950x225
Publicidade