Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Diários da Quarentena – Ajasom – o poder (limpo) do Stromtank

S2500[33127].jpg

Não há machado (ou vírus) que corte a raiz ao pensamento.

A AJASOM prova que está de boa saúde, respondendo hoje ao desafio do Hificlube com um belo vídeo, da autoria de Nuno Cristina, que apela a libertar o pensamento pela via da música, levando-nos a viajar no tempo e no espaço (limitado) da quarentena, montados num fabuloso sistema de som, de génese Nagra (electrónica) e YG Acoustics (colunas), com alimentação Stromtank, imunizada contra os vírus da corrente eléctrica, qual cavalo alado, que voa sobre paisagens, que nos são queridas (as do auditório da Damaia, também) e às quais ansiamos todos voltar.

Quando o Covid19 morrer, voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar…

Quando o estado de emergência foi decretado, a Ajasom preparava-se para fazer a apresentação oficial de uma nova marca: a Stromtank, que veio revolucionar a forma de alimentar os sistemas de som com corrente pura, cortando radicalmente com as actuais soluções de filtragem, condicionamento e regeneração.

Mas deixem que seja a Ajasom a fazer a apologia desta solução, que o Hificlube tem acompanhado há alguns anos no Highend de Munique:

Stromtank

The purest sound quality

Um dos fatores que mais condiciona a performance dos equipamentos de áudio é a qualidade e estabilidade da corrente elétrica que estes recebem.

Até chegar a nossa casa a corrente elétrica passa por milhares de metros de cabo, encontrando pelo caminho todo o tipo de interferências, desde sinais de rádio ao ruído gerado por uma infinidade de dispositivos elétricos, todos contribuem para a degradação da corrente elétrica. 

Os audiófilos habitualmente apercebem-se desta diferença quando ouvem música durante a noite, altura em que a rede está menos sobrecarregada e a qualidade de som dos seus sistemas se aproxima do máximo da sua performance.

Então o que fazer para que os sistemas possam funcionar sempre assim?

Podemos utilizar um filtro para proteger o sistema contra sobrecargas e reduzir algum espectro de ruído prejudicial à reprodução do som, mas isso não resolve o problema da estabilidade, que varia consoante a hora do dia e o consumo a que a rede está sujeita. Pode dar um passo adiante e instalar um regenerador que melhore a forma sinusoidal do sinal elétrico, mas isso leva a uma perda de dinâmica do sistema.

Embora este problema seja conhecido e alvo de diferentes abordagens, a verdade é que até ao momento não havia uma solução definitiva. Até agora! A solução não passa por utilizar filtros, ou regeneradores, mas por criar o seu próprio GERADOR.

Após uma extensa pesquisa sobre diferentes formas de melhorar a qualidade da corrente elétrica, a STROMTANK optou por uma abordagem radicalmente diferente. Torná-lo completamente independente da rede elétrica doméstica tradicional, desenvolvendo um GERADOR dedicado exclusivamente ao seu sistema de áudio. Esta separação completa da rede funciona por várias horas, fornecendo um fluxo de energia completamente limpo e estável, independentemente dos utilizadores e fontes de ruído ligados à rede elétrica.

Cada STROMTANK possui 2 modos de funcionamento distintos.

Rede ON - Mostrador Azul

Rede OFF - Mostrador Verde

Todos os componentes de áudio ligados ao STROMTANK são fornecidos exclusivamente pelas baterias. O tempo médio de operação autónoma é de 4 a 8 horas, dependendo do modelo STROMTANK e do consumo de energia dos componentes que estiverem ligados a este.

Quando o estado da carga da bateria atinge um mínimo crítico, o STROMTANK recarrega-se automaticamente da rede elétrica.

Este desenvolvimento só foi possível usando a nova e inovadora tecnologia de baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP). Além disso todos os modelos STROMTANK utilizam um tipo especial de baterias LFP, que se destacam pela sua capacidade extraordinária de fornecimento de energia, tempo de vida útil, estabilidade de tensão e segurança intrínseca 

A vida útil das baterias LFP da STROMTANK é ainda garantida pelo sistema de gestão de cada bateria, desenvolvido especificamente para essa necessidade. O sistema de gestão ativo e inteligente é decisivo para o longo ciclo de vida de cada bateria. Entre outras funções este sistema encarrega-se ainda de fazer o balanceamento ativo bidirecional (carregar e descarregar), inspeção da temperatura, tensão e carga de cada célula.

A STROMTANK superou este desafio em colaboração com o Instituto Fraunhofer de Nuremberg - entidade especialista em tecnologias relacionadas com a gestão eficiente de baterias.

Nota: Texto da responsabilidade de Ajasom

Loja Online da AJASOM

Devido à situação atual a nossa loja online teve um aumento significativo de registos. Para responder a essa procura, introduzimos algumas melhorias e limamos algumas arestas para que o processo se torne mais fluido.

Colocamos diariamente marcas e produtos com a indicação Disponível Online.

Registe-se no link que disponibilizamos em baixo, não custa nada! Se já se registou mas encontrou alguma dificuldade, não hesite em ligar-nos ou enviar um email, teremos todo o gosto em ajudá-lo...

Registo na Loja Online

S2500[33127]


Delaudio950x225
Publicidade