SELEÇÃO NACIONAL - IMACUSTICA: De Audio Analogue a Wilson Audio
Nota: Os leitores vão poder observar que alguns dos 'casamentos alemães' não são possíveis em Portugal, porque os distribuidores de certas marcas que fizeram par no MOC são diferentes entre nós.
![Há 30 anos, quando eu comecei a fazer reportagens do High End, um português era uma ave rara. Hoje há dezenas de portugueses a participar no High End, como visitantes, profissionais, expositores, jornalistas ou free-lancers e também importadores, como é o caso de Manuel Dias e Ricardo Polónia, da Imacustica (na foto)](/media/14889/img_20240512_112542.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Há 30 anos, quando eu comecei a fazer reportagens do High End, um português era uma ave rara. Hoje há dezenas de portugueses a participar no High End, como visitantes, profissionais, expositores, jornalistas ou free-lancers e também importadores, como é o caso de Manuel Dias e Ricardo Polónia, da Imacustica (na foto)
![Publicidade](/media/15058/proac.png?preset=articleBigImageArticle3)
Publicidade
Audio Analogue
![Audio Analogue stand no MOC](/media/14797/img_20240512_112717.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue stand no MOC
![Audio Analogue_Absolute PA -50 W em Classe A](/media/14791/img_20240512_112602.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue_Absolute PA -50 W em Classe A
![Audio Analogue_Absolute PA: construção exemplar.](/media/14790/img_20240512_112555.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue_Absolute PA: construção exemplar.
![Audio Analogue_Maestro 2.0, um novo integrado de 200W](/media/14794/img_20240512_112639.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue_Maestro 2.0, um novo integrado de 200W
![Audio Analogue_Realizato a Mano in Italia.](/media/14796/img_20240512_112654.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue_Realizato a Mano in Italia.
![Audio Analogue_AA100DM, novo amplificador stereo de 100W](/media/14792/img_20240512_112618.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Analogue_AA100DM, novo amplificador stereo de 100W
Audio Research
![Stand da Audio Research: espaço de tertúlia audiófila.](/media/14893/img_20240510_111726.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Stand da Audio Research: espaço de tertúlia audiófila.
![Audio Research: novo amplificador monobloco M330. A novidade é que utiliza ECC83 e 12AX no andar de entrada; JFETs no andar de ganho 'to drive the tubes' para citar Dave Gordon, que são as KT170. O resultado são 330W de potência, daí o nome : 330M. O preço em Portugal? +100.000 mil euros por par.](/media/14892/20240509_103842-copy-2.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Audio Research: novo amplificador monobloco M330. A novidade é que utiliza ECC83 e 12AX no andar de entrada; JFETs no andar de ganho 'to drive the tubes' para citar Dave Gordon, que são as KT170. O resultado são 330W de potência, daí o nome : 330M. O preço em Portugal? +100.000 mil euros por par.
Constellation Audio
![Sala da Constellation Audio com colunas Wilson Audio Sasha V.](/media/14806/img_20240509_134142-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sala da Constellation Audio com colunas Wilson Audio Sasha V.
![Constellation Revelation 2 Preamp em cor champanhe e ligação XLR entre a unidade e a fonte de alimentação. Mas a maior surpresa foi a revelação de que a Constellation vai passar a utilizar fontes comutadas em todos os modelos.](/media/14805/img_20240509_134130.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Constellation Revelation 2 Preamp em cor champanhe e ligação XLR entre a unidade e a fonte de alimentação. Mas a maior surpresa foi a revelação de que a Constellation vai passar a utilizar fontes comutadas em todos os modelos.
![Constellation Statement. Ainda não foi desta que o ouvi. Mas basta olhar para perceber que estamos perante algo de superlativo. Será que um dia vai fazer uma visita à Imacustica, nem que seja de cortesia...](/media/14803/img_20240509_133449.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Constellation Statement. Ainda não foi desta que o ouvi. Mas basta olhar para perceber que estamos perante algo de superlativo. Será que um dia vai fazer uma visita à Imacustica, nem que seja de cortesia...
![O vuímetro, se assim se pode chamar, do Constellation Statement.](/media/14802/img_20240509_133432.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
O vuímetro, se assim se pode chamar, do Constellation Statement.
![O Statement é um autêntico carro blindado.](/media/14807/img_20240509_135241.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
O Statement é um autêntico carro blindado.
Dan D'Agostino
![Dan D'Agostino (esq.) com Peter McGrath (Wilson Audio) e Michael Fremer (centro). Não percam o video do Fremer Show, no final deste artigo.](/media/14881/20240509_123810-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Dan D'Agostino (esq.) com Peter McGrath (Wilson Audio) e Michael Fremer (centro). Não percam o video do Fremer Show, no final deste artigo.
![Dan D'Agostino: O maravilhoso Momentum C4, a evolução do Momentum HD. Topologia Complementary Four Circuit, Digital Streaming Module. Mas deixem o próprio DAN a apresentá-lo.](/media/14880/20240509_114232-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Dan D'Agostino: O maravilhoso Momentum C4, a evolução do Momentum HD. Topologia Complementary Four Circuit, Digital Streaming Module. Mas deixem o próprio DAN a apresentá-lo.
![Dan D'Agostino: a arte da relojoaria aplicada ao áudio](/media/14810/img_20240509_104118.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Dan D'Agostino: a arte da relojoaria aplicada ao áudio
![Dan D'Agostino Pendulum Integrated Amplifier. Um amplificador integrado Dan D'Agostino acessível? Dan disse-me à volta de 15 mil euros. Mais IVA? Pergunte na Imacustica. Com entrada HDMI ARC e opção para Wi-Fi network. São 120W de qualidade D'Agostino. Mas deixem que seja o próprio Dan a apresentá-lo](/media/14813/img_20240509_104704.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Dan D'Agostino Pendulum Integrated Amplifier. Um amplificador integrado Dan D'Agostino acessível? Dan disse-me à volta de 15 mil euros. Mais IVA? Pergunte na Imacustica. Com entrada HDMI ARC e opção para Wi-Fi network. São 120W de qualidade D'Agostino. Mas deixem que seja o próprio Dan a apresentá-lo
DarTzeel
![DarTZeel: 4 x monoblocos...para alimentar um par de Stenheim. Vão poder ouvir no vídeo geral em baixo, mas as salas do MOC não ajudam muito, e as gravações não passam de elementos de reportagem para o leitor sentir que está connosco.](/media/14814/img_20240510_144529.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
DarTZeel: 4 x monoblocos...para alimentar um par de Stenheim. Vão poder ouvir no vídeo geral em baixo, mas as salas do MOC não ajudam muito, e as gravações não passam de elementos de reportagem para o leitor sentir que está connosco.
![Publicidade](/media/15054/dartzeel.png?preset=articleBigImageArticle3)
Publicidade
![DarTZeel. Também fez par com as colunas francesas AudioNEC Evo 3 com 2 x NHB108. Soou um pouco melhor que com as DarTZeel, mas isso muitas vezes depende do disco que nos tocou, literalmente. Vejam o video geram no final desta reportagem.](/media/14815/img_20240511_104647.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
DarTZeel. Também fez par com as colunas francesas AudioNEC Evo 3 com 2 x NHB108. Soou um pouco melhor que com as DarTZeel, mas isso muitas vezes depende do disco que nos tocou, literalmente. Vejam o video geram no final desta reportagem.
dCS Audio
![A dCS foi um dos participantes neste sistema de referência absoluta, composto por eletrónica Dan D'Agostino e colunas Wilson Audio XVX. Digamos que é uma montra de produtos de luxo, a tocar em condições que não são as ideais para um sistema deste gabarito, numa enorme sala, tipo estufa em vidro, com gente a circular e barulho por todos os lados. A ideia é deixar os visitantes a salivar para ficarem com o desejo de ir ouvir no distribuidor em boas condições de acústica. Makes sense..](/media/14887/20240509_115312-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A dCS foi um dos participantes neste sistema de referência absoluta, composto por eletrónica Dan D'Agostino e colunas Wilson Audio XVX. Digamos que é uma montra de produtos de luxo, a tocar em condições que não são as ideais para um sistema deste gabarito, numa enorme sala, tipo estufa em vidro, com gente a circular e barulho por todos os lados. A ideia é deixar os visitantes a salivar para ficarem com o desejo de ir ouvir no distribuidor em boas condições de acústica. Makes sense..
![Publicidade](/media/15055/dcs.png?preset=articleBigImageArticle3)
Publicidade
![Muito bem a pequena Lina (com amplificação VTL) a tocar com as Wilson Audio Sabrina+Loke. As colunas pequenas não excitam tanto as salas, e acabam sempre por soar melhor neste contexto de feira](/media/14819/img_20240512_125717.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Muito bem a pequena Lina (com amplificação VTL) a tocar com as Wilson Audio Sabrina+Loke. As colunas pequenas não excitam tanto as salas, e acabam sempre por soar melhor neste contexto de feira
EAT
![O stand da EAT é um pólo de atração (e de negócios). As reuniões são constantes, e por isso não tivemos oportunidade de falar com Jozefina Lichtnegger. Mas estava lá tudo exposto: desde a nova a célula Jo Nº8, com corpo de nogueira sólida e agulha com perfil Shibata, aos braços EAT F-NOTE e C-NOTE e aos gira-discos EAT Forte S, Fortissimo S, E-Flat, C-Sharp, C-Dur, C-Major, B-Sharp e Prelude. Claro que a vedeta do show foi o modelo Fortissimo S pintado em cor-de-gema de ovo do campo. Flat](/media/14823/img_20240511_122449.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
O stand da EAT é um pólo de atração (e de negócios). As reuniões são constantes, e por isso não tivemos oportunidade de falar com Jozefina Lichtnegger. Mas estava lá tudo exposto: desde a nova a célula Jo Nº8, com corpo de nogueira sólida e agulha com perfil Shibata, aos braços EAT F-NOTE e C-NOTE e aos gira-discos EAT Forte S, Fortissimo S, E-Flat, C-Sharp, C-Dur, C-Major, B-Sharp e Prelude. Claro que a vedeta do show foi o modelo Fortissimo S pintado em cor-de-gema de ovo do campo. Flat
![Um EAT Fortissimo em amarelo forte gema-de-ovo. Creio que está cor é apenas para despertar os olhares dos visitantes e fotógrafos. Mas também havia o Fortissimo em preto-piano.](/media/14825/img_20240511_122504.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Um EAT Fortissimo em amarelo forte gema-de-ovo. Creio que está cor é apenas para despertar os olhares dos visitantes e fotógrafos. Mas também havia o Fortissimo em preto-piano.
Jadis
![Jadis. Dois novos amplificadores: JA30 MkII Special Edition e I70 Integrado.](/media/14826/img_20240510_123424.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Jadis. Dois novos amplificadores: JA30 MkII Special Edition e I70 Integrado.
![Sistema Jadis. A tocar muito bem com colunas Davis as novidades: DAC JS5, Preamplificador J80MC e Amplificadores monoblocos PA170 (com válvulas KT170)](/media/14829/img_20240510_123453.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sistema Jadis. A tocar muito bem com colunas Davis as novidades: DAC JS5, Preamplificador J80MC e Amplificadores monoblocos PA170 (com válvulas KT170)
![A Jadis fez par no MOC com a também francesa Davis. Vamos ouvir o respetivo som na reportagem Topaudio.](/media/14894/img_20240510_123438.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A Jadis fez par no MOC com a também francesa Davis. Vamos ouvir o respetivo som na reportagem Topaudio.
![Jadis - Edição limitada de amplificador Jadis decorado por Toile de Lu, um artista de Carcassone, França.](/media/14827/img_20240510_123429.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Jadis - Edição limitada de amplificador Jadis decorado por Toile de Lu, um artista de Carcassone, França.
![Jadis The Box, um Jadis a válvulas escondido numa mala tipo Gucci para 'enganar' a esposa. O padrão Jadis da mala pode vir a ter sucesso em malas verdadeiras..](/media/14830/img_20240510_123839.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Jadis The Box, um Jadis a válvulas escondido numa mala tipo Gucci para 'enganar' a esposa. O padrão Jadis da mala pode vir a ter sucesso em malas verdadeiras..
![Jadis_ atrás da mala está o rabo escondido com os bornes e fichas RCA de fora.](/media/14832/img_20240510_123903.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Jadis_ atrás da mala está o rabo escondido com os bornes e fichas RCA de fora.
Lindemann
![Lindemann: Demo system: Music Source II, Music Combo Preamp/Amp/Network Player/Zero Jitter/DSD resampling, Move Coluna com coerência temporal, Groove Low Frequency Extension. O protótipo do sistema de colunas Move/Groove (subwoofer) já me tinah impressionado favoravelmente o ano passado. Este ano, com os modelos de produção, confirmaram-se as minhas expectativas](/media/14891/20240512_131312-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Lindemann: Demo system: Music Source II, Music Combo Preamp/Amp/Network Player/Zero Jitter/DSD resampling, Move Coluna com coerência temporal, Groove Low Frequency Extension. O protótipo do sistema de colunas Move/Groove (subwoofer) já me tinah impressionado favoravelmente o ano passado. Este ano, com os modelos de produção, confirmaram-se as minhas expectativas
Magico
![Magico S5 com amplificação Pilium e fonte Wadax. Uma das poucas salas tratadas do MOC, se não mesmo a única. O resultado ouve-se no vídeo.](/media/14834/img_20240509_164617.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Magico S5 com amplificação Pilium e fonte Wadax. Uma das poucas salas tratadas do MOC, se não mesmo a única. O resultado ouve-se no vídeo.
![Magico S5](/media/14835/img_20240509_164735.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Magico S5
![Magico - outra perspectiva do sistema.](/media/14836/img_20240510_103644.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Magico - outra perspectiva do sistema.
Magico S5 live in Munich
Um dos melhores sons do MOC, o que prova a importância do tratamento das salas. Por isso este e outros sistemas (ver no final) mereceram uma gravação especial do som com um gravador digital Nagra SD. Assim, o vídeo e o áudio foram registados em separado para obter os melhores resultados. Infelizmente, por razões práticas e técnicas, não foi possível utilizar este método com todos os sistemas, tendo nós optado para a maioria das gravações pelo registo direto com um gravador Rode instalado no telemóvel. É certo que nenhuma gravação é fiel ao som que ouvimos no MOC, mas também as fotografias não fazem justiça aos produtos em exposição/demonstração, e as palavras muito menos. Talvez o conjunto de todos estes elementos seja a melhor forma de transportar os leitores para o MOC.
Metronome
![Metronome Kalista DreamPlay X+DAC Mantax com andar de saída a válvulas.](/media/14838/img_20240510_124244.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Metronome Kalista DreamPlay X+DAC Mantax com andar de saída a válvulas.
![A elegância do sistema digital Kalista sobre suportes com as cores da bandeira francesa.](/media/14837/img_20240510_124137.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A elegância do sistema digital Kalista sobre suportes com as cores da bandeira francesa.
![Publicidade](/media/15056/michell.png?preset=articleBigImageArticle3)
Publicidade
Michell Engineering
![A Michell Engineering não tinha stand no MOC, mas os seus belíssimos gira-discos marcaram presença em algumas salas, como este Michell Gyro SE, na sala da Q-Acoustics. Há uma certa tendência para os produtos da mesma nacionalidade juntarem esforços.](/media/15060/michell-gyro-se.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A Michell Engineering não tinha stand no MOC, mas os seus belíssimos gira-discos marcaram presença em algumas salas, como este Michell Gyro SE, na sala da Q-Acoustics. Há uma certa tendência para os produtos da mesma nacionalidade juntarem esforços.
Nordost
![Nordost - apresentou a nova linha de cabos de entrada Leif 3 em todas as cores do arco-íris](/media/14841/img_20240510_112259.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Nordost - apresentou a nova linha de cabos de entrada Leif 3 em todas as cores do arco-íris
![Nordost- O Dennis Bonotto fez a apresentação como é habitual (ver video em baixo)](/media/14845/img_20240510_112346.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Nordost- O Dennis Bonotto fez a apresentação como é habitual (ver video em baixo)
![Nordost - muitas cores, o mesmo paladar](/media/14839/2024_0509_22440200.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Nordost - muitas cores, o mesmo paladar
Prima Luna
![A Prima Luna fez par com a Tannoy, num contentor no 'Zoo' com um fundo iluminado de uma paisagem escocesa. As Autograph 12 tinham como fonte um Linn Klimax DAC , com amplificação Prima Luna EVO Pre/Power 400.](/media/14884/img_20240512_113939-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A Prima Luna fez par com a Tannoy, num contentor no 'Zoo' com um fundo iluminado de uma paisagem escocesa. As Autograph 12 tinham como fonte um Linn Klimax DAC , com amplificação Prima Luna EVO Pre/Power 400.
![AudioMeca. Já contei a história deste gira-discos AudioMeca nos 'Quadros de uma Exposição', mas aqui fica em baixo o vídeo de Herman van den Dungen, que é o fundador da PrimaLuna e o atual do da AudioMeca, fundada por Pièrre Lurné, esse mesmo, o criador dos gira-discos Goldmund Reference.](/media/14846/2024_0509_21543200.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
AudioMeca. Já contei a história deste gira-discos AudioMeca nos 'Quadros de uma Exposição', mas aqui fica em baixo o vídeo de Herman van den Dungen, que é o fundador da PrimaLuna e o atual do da AudioMeca, fundada por Pièrre Lurné, esse mesmo, o criador dos gira-discos Goldmund Reference.
![Publicidade](/media/15059/sonus-faber.png?preset=articleBigImageArticle3)
Publicidade
Sonus faber
![Sonus faber: as Stradivari G2, que já tinham apresentadas o ano passado no Hotel Kempinsky, estavam a tocar maravilhosamente com amplificação McIntosh. E sem excesso de graves, o que é um milagre no MOC e com agudos cintilantes.](/media/14849/img_20240509_163035.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sonus faber: as Stradivari G2, que já tinham apresentadas o ano passado no Hotel Kempinsky, estavam a tocar maravilhosamente com amplificação McIntosh. E sem excesso de graves, o que é um milagre no MOC e com agudos cintilantes.
![Sonus faber Sonetto 2. Para quem não pode chegar as Stradivari G2 e - muito menos - às incríveis Suprema (em baixo) as série Sonetto 2 satisfazem o desejo de ter umas Sonus faber. Na foto os modelos Sonetto I e II (em suportes) e as Sonetto V (de chão)](/media/14847/img_20240509_150846.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sonus faber Sonetto 2. Para quem não pode chegar as Stradivari G2 e - muito menos - às incríveis Suprema (em baixo) as série Sonetto 2 satisfazem o desejo de ter umas Sonus faber. Na foto os modelos Sonetto I e II (em suportes) e as Sonetto V (de chão)
![Sonus faber Camelia midrange unit. Repare no come em forma de camélia.](/media/14882/20240509_151335-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sonus faber Camelia midrange unit. Repare no come em forma de camélia.
![Sonus faber Sonetto II.](/media/14848/img_20240509_150923.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sonus faber Sonetto II.
![Sonus faber Suprema. Foram apresentadas no Salão de Baile de um hotel de luxo com pompa e circunstância e centenas de convidados, como já viram nas dezenas de vídeo que fomos publicando no Hificlube e no Facebook (podem lá ir, ainda lá estão). Não se pode dizer que foi uma audição para audiófilos, foi antes um acontecimento social com uma vedeta convidada a peso de ouro (750.000 euros!) de seu nome Suprema.](/media/14854/img_20240509_181155.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Sonus faber Suprema. Foram apresentadas no Salão de Baile de um hotel de luxo com pompa e circunstância e centenas de convidados, como já viram nas dezenas de vídeo que fomos publicando no Hificlube e no Facebook (podem lá ir, ainda lá estão). Não se pode dizer que foi uma audição para audiófilos, foi antes um acontecimento social com uma vedeta convidada a peso de ouro (750.000 euros!) de seu nome Suprema.
![Festa das Sonus faber Suprema: uma verdadeira instalação artística de áudio high-end.](/media/14852/img_20240509_180549.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Festa das Sonus faber Suprema: uma verdadeira instalação artística de áudio high-end.
TecDAS
![Tech-DAS Air Force One](/media/14856/img_20240510_113101.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Tech-DAS Air Force One
![Tech-DAS Air Force One (pormenor)](/media/14858/img_20240510_113123.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Tech-DAS Air Force One (pormenor)
![Tech-DAS Air Force One - Novo braço Air Force 10, cujo protótipo já tinha sido apresentado o ano passado.](/media/14857/img_20240510_113109.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Tech-DAS Air Force One - Novo braço Air Force 10, cujo protótipo já tinha sido apresentado o ano passado.
Transparent Audio
![Transparent Audio. Eu sei que os Magnum Opus são muito caros, mas esta cor azul meia-noite é linda!](/media/14859/img_20240511_114221.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Transparent Audio. Eu sei que os Magnum Opus são muito caros, mas esta cor azul meia-noite é linda!
![Transparent Audio - palpite na cor e marque, pode ser que lhe saia a sorte grande.](/media/14859/img_20240511_114221.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Transparent Audio - palpite na cor e marque, pode ser que lhe saia a sorte grande.
![Transparent Audio- mas a novidade era mesmo este Reference Power Isolator (no topo). Veja video de apresentação exclusivo me baixo.](/media/14861/img_20240511_114513.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Transparent Audio- mas a novidade era mesmo este Reference Power Isolator (no topo). Veja video de apresentação exclusivo me baixo.
Western Electric
Estava lá o amplificador integrado 91E, que testámos aqui. Mas havia muitas outras novidades.
![Ricardo Franassovici (centro) apresentou-me Charles Whitenner, o CEO da Western Electric, que me fez uma visita guiada à exposição estática dos novos modelos.](/media/14886/img_20240509_114834-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Ricardo Franassovici (centro) apresentou-me Charles Whitenner, o CEO da Western Electric, que me fez uma visita guiada à exposição estática dos novos modelos.
![Western Electric 91E. Foi com o 91E que a WE renasceu para o mercado highend. O Hificlube já publicou um teste, cuja versão em inglês estyá disponível no site da Western Electric.](/media/14872/20240509_113001.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Western Electric 91E. Foi com o 91E que a WE renasceu para o mercado highend. O Hificlube já publicou um teste, cuja versão em inglês estyá disponível no site da Western Electric.
![Western Electric Type 100 Monoblock Amplifier: 125W de potência SET a partir de uma válvula 308B. Mais um milagre da WE.](/media/14763/western-electric-type-100-monoblock.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Western Electric Type 100 Monoblock Amplifier: 125W de potência SET a partir de uma válvula 308B. Mais um milagre da WE.
![Western Electric 88A Amplifier: 20W SET a partir de duas válvulas 300B. No andar de ganho as fiéis ECC81. Concebido para trabalhar com o prévio 85A.](/media/14864/2024_0509_22432200.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Western Electric 88A Amplifier: 20W SET a partir de duas válvulas 300B. No andar de ganho as fiéis ECC81. Concebido para trabalhar com o prévio 85A.
![Western Electric 85A Pre-Amplifier and Headphone Amplifier- Faz parte da Type 80 Series. O prévio amplificador de auscultadores definitivo, diz a WE, e eu acredito. Um circuito complementar com válvulas 65N7/ECC81, com DAC integrado!](/media/14866/20240509_112924-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Western Electric 85A Pre-Amplifier and Headphone Amplifier- Faz parte da Type 80 Series. O prévio amplificador de auscultadores definitivo, diz a WE, e eu acredito. Um circuito complementar com válvulas 65N7/ECC81, com DAC integrado!
Wilson Audio
![](/media/14874/2024_0509_22443800.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
![A Wilson Audio comemorou o 50ºAniversário com uma (re)edição especial das Watt/Puppies, o modelo mais icónico da marca, com o qual ouvi muita música nas suas múltiplas versões. Daryl Wilson, com quem conversei demoradamente (ver Quadros de uma Exposição) decidiu reeditá-las em homenagem ao pai. Mas foi Peter McGrath que as apresentou ao Hificlube. Ver video em baixo.](/media/14875/img_20240509_114312.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A Wilson Audio comemorou o 50ºAniversário com uma (re)edição especial das Watt/Puppies, o modelo mais icónico da marca, com o qual ouvi muita música nas suas múltiplas versões. Daryl Wilson, com quem conversei demoradamente (ver Quadros de uma Exposição) decidiu reeditá-las em homenagem ao pai. Mas foi Peter McGrath que as apresentou ao Hificlube. Ver video em baixo.
![Wilson Audio Alexia V / VTL. Um bom casamento: a noiva ia de azul...](/media/14876/img_20240510_112015.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Wilson Audio Alexia V / VTL. Um bom casamento: a noiva ia de azul...
![A ocasião era a apresentação mundial do novo DAC CH Precision 10. Mas, sendo uma das salas com colunas Wilson, eu fui lá para ouvir o concerto de Peter McGrath. E fiz gravações de algumas das suas gravações, com o Nagra SD portátil. Podem ouvir os resultados em baixo. A apresentação durou cerca de meia-hora, mas selecionei apenas cerca de 8 minutos.: primeiro a apresentação de Peter com so direto, e depois o registo a 96/24 da música. Mas no final, para grande surpresa de todos os presentes, Peter anuncia um Missa de Shubert, e depois faz o contraste entre o sublime e o inferno, com 'Inferno' de Hedegaard, uma peça de música eletrónica a abrir. O concerto de Peter fechou com a gravação de uma peça clássica-moderna, na qual a orquestra utiliza um tambor tão poderoso que, apesar de ter descido o input level para menos de -100 dB, mesmo assim não foi possível captá-lo sem distorção, pelo obviamente que não selecionei esta gravação.](/media/14877/img_20240511_155917.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
A ocasião era a apresentação mundial do novo DAC CH Precision 10. Mas, sendo uma das salas com colunas Wilson, eu fui lá para ouvir o concerto de Peter McGrath. E fiz gravações de algumas das suas gravações, com o Nagra SD portátil. Podem ouvir os resultados em baixo. A apresentação durou cerca de meia-hora, mas selecionei apenas cerca de 8 minutos.: primeiro a apresentação de Peter com so direto, e depois o registo a 96/24 da música. Mas no final, para grande surpresa de todos os presentes, Peter anuncia um Missa de Shubert, e depois faz o contraste entre o sublime e o inferno, com 'Inferno' de Hedegaard, uma peça de música eletrónica a abrir. O concerto de Peter fechou com a gravação de uma peça clássica-moderna, na qual a orquestra utiliza um tambor tão poderoso que, apesar de ter descido o input level para menos de -100 dB, mesmo assim não foi possível captá-lo sem distorção, pelo obviamente que não selecionei esta gravação.
![Wilson Audio XVX alimentadas pelo amplificadores mistério Ubiqaudio. Com o sistema alimentado a pão de ló, isto é, com discos raros da coleção de Michael Fremer a níveis de concerto ao vivo, numa sala com boa acústica no Hotel Marriot. Sinceramente, nunca as ouvi tocar assim. Ver video em baixo.](/media/14879/img_20240511_180006.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Wilson Audio XVX alimentadas pelo amplificadores mistério Ubiqaudio. Com o sistema alimentado a pão de ló, isto é, com discos raros da coleção de Michael Fremer a níveis de concerto ao vivo, numa sala com boa acústica no Hotel Marriot. Sinceramente, nunca as ouvi tocar assim. Ver video em baixo.
![Ubiqaudio - A construção dos amplificadores mono blocos (160.000) do novo player do áudio highend Ubiqaudio é soberba e atenta a todos os pormenores. Curiosidade: utilizam fontes de alimentação comutada e feedback duplo: corrente (feedforward) e tensão. A filtragem do ruído chega a ser obsessiva. A potência é arrasadora, como se provou na sessão na sala que se vê na foto acima, dirigida por Michael Fremer, que gosta de carregar no pedal.](/media/14890/20240511_183910-copy.jpg?preset=articleBigImageArticle3)
Ubiqaudio - A construção dos amplificadores mono blocos (160.000) do novo player do áudio highend Ubiqaudio é soberba e atenta a todos os pormenores. Curiosidade: utilizam fontes de alimentação comutada e feedback duplo: corrente (feedforward) e tensão. A filtragem do ruído chega a ser obsessiva. A potência é arrasadora, como se provou na sessão na sala que se vê na foto acima, dirigida por Michael Fremer, que gosta de carregar no pedal.
Michael Fremer LP Show
Michael Fremer levou a sua pasta com discos de coleção e prensagens raras para o Marriot e, na sala da Ubiqaudio/Wilson Audio Alexx XVX, pôs os discos a rodar num gira-discos Dohman, e mandou abrir as goelas aos amplificadores. Ouviu-se The Who e Prince a níveis de PA em concerto ao vivo. Foi uma festa! Este foi o único vídeo em que gravei o som separadamente, com o gravador na mão, de pé, um pouco para o lado direito, e a uns 4 metros das colunas, com malta a passar - ou a pôr-se - à minha frente, pelo que o nível varia. Mas fica o documento de um acontecimento especial. Claro que qualquer semelhança com o que ouvi lá é pura coincidência...
IMACUSTICA: video geral com som direto
Nota: a qualidade de som não está ao nível do vídeo acima, pois foi gravado com o microfone do telemóvel. Pretende-se apenas dar uma ideia ao leitor do ambiente e o tipo de música que se ouviu em diversas salas.