Delaudio950x225
Publicidade


2012

Audiofilia Aguda, Um Programa De Rádio De José Victor Henriques, Na Xfm, Para Audiófilos Crónicos




Excerto do programa Audiofilia Aguda 'Sax ao Vivo', na XFM 


Há muitos, muitos anos, houve um programa de rádio, na extinta XFM, que soava assim. Quando hoje vou no carro, e procuro um “posto” com som decente, desespero. Com raras excepções, só se ouve ruído, distorção ou palavrão, quando não mesmo palermice, a merecer um chapadão.


Ou se fala do tempo, do trânsito, da bola, da política, ou se dizem graçolas, dichotes e pinotes. Música, raramente. Som de qualidade ainda é mais raro.


Com meios muito limitados, mesmo sendo um amador, no melhor sentido da palavra, ou seja, aquele que ama mas não vive daquilo que faz, consegui o feito de convencer o técnico responsável a optar pela straight line, isto é, o mínimo de electrónica entre o leitor de CD e a matriz digital, que ainda hoje preservo em DAT.


Este vídeo, que hoje recordo, é a minha forma de comemorar o Dia da Rádio, os meus “Dias da Rádio XFM”, com os leitores do HIFICLUBE.


É apenas um excerto de um programa de 1 hora, sob o tema “Sax ao Vivo”, sobre saxofonistas famosos, claro.


Claro, também, que não teve então, não tem hoje, nem nunca terá a audiência do “Sexo ao Vivo”, que decorre no Eros, do Porto, mas admitamos que é muito mais cultural e digno.


Ora, oiçam! É que há quem não saiba, porque é novo, ou se tenha esquecido, porque é velho..., do papel de divulgação do áudio de qualidade que JVH desempenhou nas revistas especializadas nacionais (Imasom, Audio) e internacionais (Hi Fi News, Stereophile), nos jornais (Correio da Manhã, DN, Público) e na rádio (XFM).

Ou pensavam que o HIFICLUBE tinha nascido do nada?...


Delaudio950x225
Publicidade