Delaudio950x225
Publicidade


2009

Highend 2009, Munique, 21-24 Maio: Pure Audio Blu Ray

Highend 2009, Munique, 21-24 Maio: Pure Audio Blu Ray
 




 


Stefan Bock, da msm-studios, está convencido que desta vez é que é: “O Blu-ray tem todas as potencialidades para ser o suporte áudio do futuro”.
 
 



Eugene Ruffolo actuando ao vivo no Highend 2008, Munique





E vai tentar provar isso na próxima edição do Highend, em Munique, com reprodução de Pure Audio Blu-Ray em estéreo e surround, além de gravações ao vivo.








Tudo para convencer o público que o futuro já chegou, está ao alcance de todos e ainda ninguém parece ter reparado (abrir pdf em Media). Embora eu ache que não vão lá com discos de harpa, a não ser que a menina se dispa em HD...





Até ouvir um Quinteto de metais a dois metros dos ouvidos, não sabe o significado de 'som metálico'...



Mas esta é apenas uma das atracções do que é, sem dúvida, o maior certame audiófilo europeu, e também aquele que mais se aproxima do “glamour” do High Performance Audio de Las Vegas, num misto bem conseguido de “show” e “feira”: muita festa, muita música ao vivo, muitas novidades, algumas salas com bom som, audições comparativas, longas palestras (em alemão), cerveja a rodos e “bratwurst” até enjoar.



E muitas fotos de gira-discos exóticos que custam fortunas, e eles utilizam lá para tocar discos pretos, como os Transrotor.


Já soube que o representante da maior parte das grandes marcas americanas (a Imacústica lá do sítio) não vai estar presente, pelo que não vamos poder ouvir: Martin Logan, McIntosh e Wilson, por exemplo (a crise é generalizada). Mas não vão faltar outras iguarias audiófilas (ver reportagens de anos anteriores).




E não esquecer que a Alemanha é a terra da Avantgarde e da Adam...




Marque já a sua viagem, visite o M.O.C. e, no sábado à tarde vá ao mercado de Munique. Há lá produtos do mundo inteiro, menos de Portugal – nem vinho, nem fruta, nem legumes, nem flores, nem sequer azeitonas, ou nozes, ou amêndoas. Tudo o que é “mediterrânico” vem da Itália, Grécia, Turquia, Tunísia...


Hifi nacional também não, highend muito menos, embora haja uma marca “Candeias” que é de um português radicado na Alemanha. Já não é mau...


Eu tenho lugar marcado e o Hificlube vai publicar a reportagem da ordem (ver Artigos Relacionados), este ano com o atractivo adicional dos videos em HD 16:9 (ao contrário dos aqui reproduzidos que são de baixa resolução na imagem e no som, clique em HQ que a coisa melhora um pouco...).


 


 


 


 


Highend 2009, Munique, 21 24 Maio: Pure Audio Blu Ray


Delaudio950x225
Publicidade