Delaudio950x225
Publicidade


2009

Cenestesia 09: Visita Em Hd

Cenestesia 09: Visita Em Hd

CENESTESIA


 


 “Há um instinto elementar do nosso sentido auditivo – que conduz sempre aos sentimentos e ao espírito – que quer e exige que estes não passem de um estado mais ou menos provisório e encontrem uma espécie de apaziguamento ou de conclusão na fusão com aqueles, tal como um rio se vai juntar a um confluente. Não procure, leitor, evitar esta dupla impressão, pois ela tem algo de semelhante com a sua vida íntima, que é também feita de sentimentos firmes ou instáveis e instintivamente deseja ver os primeiros absorver os segundos. Nesta complexidade interior, física, moral, o leitor é ao mesmo tempo actor, testemunha e juiz infalível, apesar de nem sempre perspicaz, ignorando talvez que a ciência do espírito lhe chama Cenestesia.”


                                                    (Jean Chantavoine e Claude Rostand – Guia do Auditor de Música)



 


Na
Cenestesia entra-se pela porta grande no mundo do áudio de qualidade
 
 
O templo da “ciência do espírito”, do áudio (e do vídeo), enquanto técnica e arte, existe e fica ali no Largo do Casal Vistoso (ao Areeiro, em Lisboa), onde antes era a Delaudio, e tem as portas de vidro transparente abertas aos visitantes.
 
O espaço é o mesmo, João Pedro e a esposa deram-lhe um toque pessoal, e encheram-no de sons e imagens, de formas e cores, de novidades e de memorabilia. De coisas novas e de coisas com passado. De música de hoje e de ontem. De Sérgio Godinho ao canto lírico e à ópera. Porque não há só um caminho para os sentimentos e o espírito.

 
 
 

 

João Pedro, primeiro provar (Sérgio Godinho) para depois recomendar...

Há quanto tempo nos conhecemos, já?...um dia encontrámo-nos em Nova Iorque, no templo de Osíris, não o do Metropolitan, mas o da Avalon..., lembras-te? faz quantos anos? dez? quinze?...e nos corredores dos hotéis de Las Vegas... nos audioshows e outros shows...cada um ao seu modo na busca de uma espécie de apaziguamento pela música.



 

Uma sala de cinema onde a música soa bem (com vista para a natureza...)
 
  
 



Prima Luna Dialogue One em diálogo musical com colunas Roksan (fonte Cyrus) 
 
 
O tempo não é muito e visitei a Cenestesia mais na qualidade de repórter que de “auditor”. Mas deu para perceber que o João Pedro está mais aberto à diversidade cultural, social e económica do mercado actual. O grosso da oferta baseia-se nas mais famosas marcas highend distribuídas em Portugal pela Delaudio: Esoteric, Monitor Audio, Pass, Roksan, etc.;  e Imacústica: Krell, Martin Logan, Prima Luna, Sonus Faber, etc. Mas há lá de tudo: do entry level novo à retoma de high level.
 
 
 
 
Galeria de arte Sonus Faber, sob a égide do som de vácuo
 
 
 
 

Sonus Faber c/ alimentação Roksan (fonte AMC)
 
 
Basta seguir o olhar da câmara para ver que aqui não se discrimina o áudio por credos, etnias ou origem social: Krell rima com Rotel, Audio Analogue e Advance Acoustics convivem com Pass; Prima Luna casa com Roksan(a).
 
 


Martin Logan CLS: as obras de arte merecem posar para a posteridade
 



A Cenestesia podia quase ser um museu do áudio, onde ao lado da última exposição da arte moderna audiófila se podem ver clássicos como as Guarneri originais e as Martin Logan CLS. Cada peça tem um som e uma história para contar, e constituem outros tantos marcos na já longa carreira audiófila do João Pedro. 
 
 
 

Na Cenestesia pode (ainda) ver e ouvir um par das colunas mais carismáticas da Martin Logan: CLS II
 

Numa época de crise, somos todos precisos, como reza o cartaz de propaganda eleitoral. Não sei se algum dia vamos conseguir, como garante Obama. Mas isso não nos impede de tentar. Porque é a única forma de os sentimentos firmes absorverem os sentimentos instáveis.


 
Nota:

A reportagem da Cenestesia é a primeira experiência integral em full-HD 1280_720p do Hificlube. Os leitores podem abrir os vídeos em full-screen, clicando no ícone (em baixo à direita da imagem). Alguns computadores com ligação lenta à rede poderão experimentar dificuldades. Nesse caso tem duas opções:

1.       Clique em Play, logo seguido de Pause e aguarde que a barra (cinzenta) do buffer chegue ao fim, clicando depois em Play para ver o vídeo com mais fluidez;


2.       Se não quer esperar, clique no ícone HD (em cima à direita) e veja o vídeo com HD-off (num computador portátil a qualidade da imagem é basicamente a mesma)



Cenestesia 09: Visita Em Hd


Delaudio950x225
Publicidade