Delaudio950x225
Publicidade


2007

Dartzeel, Som Suiço




No mundo do “highend”, a alta costura do som, também conhecida por alta fidelidade por medida, há centenas de produtores independentes.

Muitas vezes tudo começa com uma simples ideia que passa a realidade na bancada da cozinha. Eu próprio comecei assim: ainda hoje alguns dos amplificadores, colunas e filtros divisores que construí, de ferro de soldar em punho, queimando as pestanas e os dedos, funcionam perfeitamente. No meu caso, tratava-se apenas de um hóbi inconsequente.

Os projectistas da DarTzeel passaram 16 anos a aperfeiçoar os circuitos até que, atingida a perfeição, os lançaram no mercado.

A DarTzeel é uma empresa suiça que produz prévios e amplificadores com o zelo e a precisão de um relojoeiro. Cada peça é uma obra de arte, e a produção é tão baixa que a lista de espera... desespera. A filosofia da DarTzeel é humanística: a música, todos os sons, aliás, têm que soar tão naturais como na realidade. A tecnologia deve submeter-se às emoções, e não o contrário - as considerações de preço vêm depois. Para eles, como para mim, a música não é um meio de comunicação, é a pura expressão da alma.

Só uma empresa independente, de mercado e de espírito, ousaria pintar o seus aparelhos de dourado por fora, vermelho por dentro, e chamar ao selector de fontes “Enjoyment Source” e ao botão de volume “Pleasure Control”.


É esta relação de intimidade cúmplice, quase erótica, com a música que distingue a produção independente das fábricas de electrodomésticos sonoros.

Distribuidor: IMACÚSTICA


Delaudio950x225
Publicidade