Delaudio950x225
Publicidade


2005

Highend 2005: De Animator A Avantgarde



ANIMATOR
Ingo Hansen vende a sua 'banha-da-cobra', um líquido de limpeza de CD, do género do Fynil e com eficácia semelhante


Sempre que há emoções envolvidas e a ciência não explica tudo, o campo é fértil para a superstição e para os vendedores de banha-da-cobra.
Dois 'Animator' são colocados em cima de um par de colunas KEF para as 'animar'...


O 'Animator' é um cilindro misterioso que se coloca sobre as colunas ou se faz passar sobre os outros componentes electrónicos como uma varinha mágica. Ao ouvinte é antecipadamente explicado o efeito pelo criador Ingo Hansen, num silêncio respeitoso de sacristia. Daí a 'sentir-se o efeito' depende sobretudo da credulidade e da sensibilidade de cada um. Admito que o 'Animator' até talvez tivesse 'humanizado' a voz de Josh Stone. Mas não quero jurar. Eu não acredito em bruxas. Mas que as há, há: recordo aqui o caso paradigmático de Peter Belt...


ASCENDO
Sala da Ascendo, com as M alimentadas por amplificadores CAT


Numa sala de grandes dimensões as estranhas colunas mecânico-articuladas Ascendo System M estavam a tocar muito bem com um leitor-SACD Prestige da Audio Aero e amplificação CAT. As 'M' não são propriamente 'domésticas' e são carotas. Talvez por isso ainda ninguém por cá 'pegou' nelas. O corpo superior que aloja os médios e agudos (tweeter de fita) pode deslocar-se numa calha suportada por uma estrutura metálica que lhe dá um aspecto sólido de equipamento hospitalar para se obter o alinhamento geométrico de fase. Já as tinha referido várias vezes em anteriores edições do HighEnd Show, mas nunca as tinha ouvido tocar tão bem, tanto neste caso como no stand da Behold (ver abaixo)


AUDIO PHYSICS
Demonstração das Caldera na sala da Audio Physics


Além da novo minimonitor Kirche (ver HIGHEND 2005: COLUNAS - Highlights) e da participação das Caldera no teste múltiplo (ver HIGHEND 2005: teste comparativo de colunas), a Audio Physics demonstrou também as Caldera, numa sala sempre cheia, tendo como fonte o lindíssimo leitor-CD da T+A.
Em primeiro plano as Caldera; à direita os Reference Electronics Pre/mono


Fiquei ainda a saber que a Audio Physics também fabrica electrónica: Reference Electronics Pre/Mono.


Nota: Clicando no ícone amarelo no topo da página pode ver um pequeno video da sala da Audio Physics.


AVALON
António e Zélia Almeida (Ajasom) c/ Lucien Pichette (Avalon)


Oficialmente a Avalon não se fez representar, embora as Opus Ceramic estivessem presentes. Presente também Lucien Pichette, da Avalon, que aproveitou para tratar de negócios...


AVANTGARDE
Sala da Avantagarde com as Meta Primo e Picco


As Meta Primo e Picco foram exibidas lado a lado com electrónica One Series: Control/Power. Eu preferia tê-las ouvido com um SE a válvulas. Mas Holger Fromme tem pelo menos a seu favor o facto de ter 'domesticado' as grandes cornetas a que eu já chamei de trombetas do paraíso. Não sei se conseguiria (con)viver com umas 'cornetas' em casa mas sou o primeiro a admitir que, em alguns aspectos da reprodução (a sensação de presença), são notáveis.


Delaudio950x225
Publicidade