Delaudio950x225
Publicidade


2005

Ces 2005: Transístores - Highlights 2



KRELL
Krell Trio (tuner digital: XFM)


Afinal o Trio - o sintonizador integrado que ganhou um dos Innovations Awards 2005 - não era a única cara que Dan D'Agostino tinha na manga. Quando cheguei ao stand da Krell, Dan veio ter comigo, simpático como sempre (ainda mais simpático e feliz do que é habitual) e mostrou-me com orgulho e satisfação óbvia aquilo que considera a sua obra máxima: o prévio e os amps monoblocos da série Evolution: «Foram oito anos de estudos e desenvolvimento. Finalmente consegui aquilo que queria: estes são os melhores prévio/amplificadores que jamais concebi. E nem sequer são os mais caros!...».


Evolution One Amplifier


Monoblocos com alimentação separada de estética inovadora nas versões preto e prata: 450W em Classe A (dobra a potência para 900 e 1800W em 2 e 1 Ohm, respectivamente); Krell Current Mode; Krell Sustained Plateau e CAST (última versão). Peso : 72Kg. Preço (nos EUA): 45 000 dólares. Talvez 45 a 50 euros em Portugal.


Evolution Two Preamplifier


Prévio monoaural (4-chassis, um por canal c/ alimentação separada), totalmente simétrico (balanceado input to output); Krell Current Mode;CAST; largura de banda 2 megahertz! O potenciómetro é de resistências regulado digitalmente. Peso: 35, 5Kg. Preço (nos EUA) cerca de 35.000 dólares. Cá deve custar 35 a 40 mil euros.


NAGRA PYRAMID

A Nagra apresentou os «Pyramid» num ambiente apropriadamente «egípcio» (excelente decoração). O leitores do Hificlube já sabem tudo sobre os monoblocos (podem ler aqui «The Mystery of the Pyramids», a primeira, e única ainda, análise a ser publicada mundialmente e que John Atkinson mostrou interesse em republicar na revista Stereophile, tudo depende da resolução de um acordo de exclusividade com Ken Kessler).

No Alexis, fui recebido pelo simpático Mathieu Latour que me apresentou a versão estéreo das Pirâmides. O som na sala com colunas Verity Parsifal estava doce e confortável. O setup estava perfeito ta oem termos estéticos como acústicos.



CHORD

The Utimate Chord SPM 14000. Imponente, belo e poderoso. Com uma fonte de alimentação de 12kW (!!). Sessenta e quatro (64!) transístores de potência, 1000W s/ 8Ohms e 2000W s/ 4Omhs; distorção harmónica negligenciável.



Só foi pena terem deixado um maduro tocar um CD de «heavymetal» que tornou a minha conversa com John Franks um pesadelo. Eu creio que ele era da concorrência e andava de sala em sala com um disco marado a destruir a reputação dos outros amplificadores...




Delaudio950x225
Publicidade