Delaudio950x225
Publicidade


2004

Halcro Abraça Hollywood



David Pope desembarcou na ilustre praia lusitana, vindo de Paris, num périplo por vinte países, e trouxe a boa nova na bagagem: a Halcro Logic é a grande aposta de Bruce Candy no AV-multicanal.



Consciente que os «set-ups» multicanal com base em 16 amplificadores Halcro dm68, como o que foi demonstrado na sala da DTS, em Las Vegas (ver Artigos Relacionados), não são propriamente «domésticos», Bruce Candy criou a linha Logic de componentes «horizontais» e «rackmountable» com todas as últimas especificações técnicas, incluindo entradas e saídas HDMI, «up-sampling», «scaling», etc.


Seguindo a actual filosofia da máxima eficiência, todos os componentes têm fontes comutadas (Power Factor Corrector), por imposição legal (habituem-se à ideia); e, como vai sendo hábito também, os amplificadores funcionam em Classe D.


João Cancela e David Pope, no Guincho


Contudo, assegurou David Pope, não é a Classe D da Tripath, mas algo de completamente revolucionário concebido pelo génio de Bruce Candy, que elimina os principais problemas da Classe D actual: o elevado «noise floor» é apenas um deles.



A teoria na base dos módulos Halcro Lyra será apresentada pelo próprio Bruce Candy na próxima reunião da Audio Engineering Society, em S.Francisco. Ainda segundo Pope, o «white paper» é um marco histórico na comunidade científica e constitui uma resposta definitiva na complexa área da amplificação digital de sinais áudio.



«A qualidade de som dos «Logic» é muito próxima da que se obtém com os dm58/68, por uma fracção do preço e com um mínimo de gasto de energia. O desempenho técnico dos Lyra é matematicamente inatacável e o resultado musical maravilhoso. Esqueçam tudo o que já ouviram em Classe D, este é um mundo novo», garantiu Pope com entusiasmo durante o almoço no Guincho com que foi obsequiado por João Cancela, da Esotérico.



Consciente de que Portugal é uma pequena ilha perdida no oceano do highend, onde os potenciais clientes dos Halcro dm58/68 se contam pelos dedos de uma mão, João Cancela está convicto de que há, contudo, mercado para o AV de qualidade.



HALCRO LOGIC
UNI90


A linha é composta pelo Super Definition Universal Player UNI90, com saída digital HDMI
SSP100



Os prévios/processadores SSP100 e SSP80, o primeiro com ecrã LCD de 7 polegadas Wide VGA e todas as características que se possam imaginar no actual estado da arte, incluindo interligações HDMI, autocalibração, multiroom, sincronismo, 4 canais extra para controlo de «subwoofers» múltiplos; «scaler» interno para HDTV 1080i, etc. As entradas para SACD e DVD-Audio são do tipo «analogue bypass» para garantir a pureza do sinal.

MCA70


Os amplificadores MCA20, MCA30, MCA50, MCA70, de elevada potência 350/400W/4 Ohms contínuos, são como o número indica respectivamente de 2, 3, 5 e 7 canais.


Nota: Embora modulares os «amps» não são «upgradable», ou seja, quem compra o MCA20 estéreo não o pode transformar num MCA50 adicionando módulos. Considero isto um erro de estratégia comercial. Mas David Pope defende que as fontes de alimentação estão optimizadas para cada modelo particular.


A linha Halcro Logic será demonstrada na CES2005, em Las Vegas, e eu já garanti um lugar na plateia. E vou ter de arranjar um espaço na confusão do meu estúdio para quando chegarem a Portugal. Talvez num «rack» como este...
Halcro Logic Cabinet


Nota: Acima em formato pdf (clicar no logo Acrobat) o White Paper integral de Bruce Candy


Delaudio950x225
Publicidade