audioshow2013

Audioshow 2013 - Parte 9 - Delaudio

Delfim Yanez e Vítor Pereira, no Highend 2013, Munique

Delfim Yanez, da Delaudio, é outro decano do comércio áudio em Portugal, cuja carreira acompanho desde o tempo em que, na Rua da Madalena, a Delmax era um dos poucos “sítios” em Lisboa onde era possível encontrar “coisas” em conta, quando o highend era apenas a Quad, na Valentim de Carvalho.

A Delaudio já mudou várias vezes de instalações (agora está em Carnaxide, mesmo em frente à SIC), e o Hificlube já publicou reportagens em todas elas, umas mais recentes, aqui; outras mais antigas como aqui e aqui, que estão guardadas no Arquivo (basta inserir a palavra Delaudio na Pesquisa e scrollar por ali abaixo).

Mas Delfim Yanez não mudou a sua filosofia de “respeito pela música e pelo silêncio”. Creio que o recente teste que publiquei ao Plinius Hautonga resume bem os princípios audiófilos pelos quais se rege.


A Delaudio é, desde sempre, o importador da Monitor Audio (aliás, fui eu, se bem me lembro, que lhe apresentei Mo Iqbal, o fundador da marca, num show em Londres).


A evolução da Monitor Audio tem sido enorme desde então. As séries Platinum e, sobretudo, RX Gold/Silver, são disso a melhor prova.


Delfim Yanez podia ter apresentado no Audioshow2013 a excelência dos conjuntos highend possíveis com componentes Esoteric/Pass. Contudo, Delfim é o idealista mais pragmático que eu conheço, e um profundo conhecedor do “pulsar” da economia. E não confunde o desejo e a realidade.

Audioshow  2013 - Sala da Delaudio com as Monitor Audio Silver em destaque

Audioshow 2013 - Sala da Delaudio com as Monitor Audio Silver em destaque

Assim, resolveu apostar em outras excelentes marcas que distribui, como a Primare e Roksan, para apresentar as novas Monitor Audio Silver SS6, que (re)produziram um resultado digno, até com momentos altos, se considerarmos que os preços estão ao alcance da maioria das bolsas dos visitantes.


E, por falar em pragmatismo, Delfim é também uma figura consensual, que sabe bem o valor da colaboração institucional e da partilha de experiências.


A Delaudio e a Imacustica (clique para abrir notícia) vão juntar-se numa meritória e inovadora iniciativa de apresentação da Monitor Audio Silver Series, num dos auditórios da loja do Porto:


Dia das demonstrações: Sábado, 30-11-13


Horário: 10h-13h e 15h-18h


Eis uma oportunidade a não perder de ouvir aquilo de que as “Silver” são capazes em condições de audição optimizadas.


Outra das marcas pessoais de Delfim Yanez, cuja paixão pela grande ópera, pelo ballet clássico e pela música étnica exótica não cessa de me surpreender, é que durante os shows “passa” todos os géneros musicais, e toca discos aparentemente “banais”, sem preocupações audiófilas, embora em muitos casos sejam verdadeiras peças de colecção. Ele tem da música uma perspectiva humanista e universalista.

Quando por lá passei, de forma infelizmente demasiado rápida, que será em breve compensada com uma visita de cortesia à Delaudio, em Carnaxide (ver galeria de distribuidores na página do Hificlube), ouvi jazz, a banda sonora de Gladiador, Stravinsky e...Brel. Se isto não é um gosto musical eclético, eu não sei o que será...


E apesar da exiguidade da sala e da “modéstia” relativa do equipamento: Primare CD 22/DAC 30, amplificador Roksan Caspian M2 e as novas Monitor Audio Silver Series 6 (SS6), com um “cheirinho” do subwoofer REL R528-SE, o som resultante foi mais ou menos este:


Nota: registo simultâneo de som e imagem com camcorder.

Cá fora, o simpático jovem Vítor Pereira fazia a demonstração pública da nova “barra de som” Monitor Audio ASB-2 para “sonorizar” a TV.

Audioshow 2013 - Delaudio: o cantinho do AV

Audioshow 2013 - Delaudio: o cantinho do AV

This is a brave new world, and things they are a’changing, my friend. Já dizia Darwin: quem não se adaptar ao meio ambiente corre o risco da extinção...

Delfim Yanez e Vítor Pereira, no Highend 2013, Munique

Audioshow 2013 - Sala da Delaudio com as Monitor Audio Silver em destaque

Audioshow 2013 - Delaudio: o cantinho do AV