AUDIOSHOW 2014 - LISBOA

Audioshow 2014 - Lisboa - Parte 3 - Episodio 3 - UAE II

As Estelon Extreme no Audioshow 2014, Lisboa

Jorge “Maitre” Gaspar era o mestre de cerimónias na Sala Lusitano II, na qual a UAE-Ultimate Audio Elite instalou o seu segundo supersistema. Vamos ouvi-lo sobre a sua composição:

As Estelon Extreme, que eu já tinha ouvido em Munique, aliás tal como as Supreme II, tinham aqui espaço para se estenderem nos registos graves, criando um palco sonoro amplo e profundo, sobretudo na reprodução de uma faixa coral (“Messias”, de Handel), que não apresentamos aqui por ser demasiado dinâmica (diferença entre o nível mínimo e máximo de volume) para a conseguir adaptar às limitações da net. O mesmo já se tinha passado na Sala Lusitano I com a interpretação de Anne-Sophie Mutter.

Sentados na “sweet spot”, na cadeira da frente ao centro, apenas por ser o local mais prático para fazer a captação do som, porque Jorge Gaspar informou de imediato que, “sweet” mesmo, era ao centro na segunda fila (se isto não é zelo audiófilo...), registámos dois momentos altos da programação: uma voz feminina num “cover” de um clássico de Peggy LeeBoston Beans” e uma big band a abrir com um final bem humorado:

Finalmente, uma pequena entrevista com Dietmar Bräuer sobre o Trinity DAC, cujo circuito integralmente discreto de conversão D/A em cascata dispensa a filtragem digital (e analógica!) nas frequências de amostragem acima de 192kHz até 384kHz.


O Trinity DAC não converte DSD mas é compatível (conversão prévia para PCM) com o apoio de software gratuito como o Foobar.

As Estelon Extreme no Audioshow 2014, Lisboa