AUDIOSHOW 2014 - LISBOA

Audioshow 2014 - Lisboa - Parte 3 - Episodio 2 - UAE I

A grande orquestra Sinfónica da UAE em palco: Aurender W20/RB Ultimo MKIIVTL/Marten Supreme II

Miguel Carvalho, de bisturi em punho, perdão de iPad na mão, foi o maestro residente de uma orquestra composta por, bom deixem que seja ele próprio a dizê-lo, embora eu ache que à lista deve ser acrescentado o Server Aurender W20:

Aqui impõe-se fazer a pergunta de um milhão de dólares. Será preciso investir tanto em dinheiro, trabalho e logística para dar música aos visitantes do Audioshow que, na sua grande maioria, vão lá como quem vai a um museu, isto é, sabendo de antemão que não podem levar as obras de arte para casa?

A Ultimate Audio Elite pensa que sim, e ocupou não uma mas as duas salas Lusitano, as de maiores dimensões no edifício das cavalariças, que provavelmente terão servido de picadeiro ao Marquês de Valle-Flôr.

Rui Borges Ultimo MkII, uma obra de arte lusitana

Rui Borges Ultimo MkII, uma obra de arte lusitana

Se assim foi, era para cavalos Lusitanos de alta escola, porque todo o sistema de som apresentado era composto por peças high-end, incluindo um puro sangue lusitano do criador Rui Borges: RB Ultimo MkII, que tem um pêndulo para estabilizar a tensão da correia!


Ó Rui!, desta vez atingiste o pico da tua criatividade. E resulta, porque nunca ouvi os pianissimi do Stradivarius de Anne Sophie Mutter tão puros, apesar do ruído ambiente de uma sala sempre cheia de gente que entrava e saía, sentava-se, deambulava, comentava (no registo de Cotton Club ouve-se alguém sentado à minha esquerda comentar: parece que estão aqui à porta!).


Só não consegui identificar se Anne-Sophie estava a interpretar a Carmen com o seu Stradivarius Emiliani (1703) ou o Lord Dunn-Raven (1710)...

Jörgen Olofsson, CEO Marten

Jörgen Olofsson, CEO Marten

Calmamente sentado off-axis, Jörgen Olofsson, CEO da Marten, tomava notas. Mais tarde fiz-lhe uma pequena entrevista, que resumo nas suas linhas gerais: há mercado na Europa para as Supreme II, que custam cerca de 390 mil euros? sim há; as unidades cerâmicas são da Marten? são fabricadas pela Accuton; os seis altifalantes traseiros são activos? não, são todos passivos; e o tweeter? utilizamos dois de uma e duas polegadas, sendo que o mais pequeno responde até aos 100 mil hertz:

Enquanto Miguel tocava música com o dedo indicador, Rui Borges virava rodelas de vinil e Rui Calado atendia visitantes no palco sonoro, fiz as captações que se seguem, sem mais comentários, além dos que se ouvem off stage...


Nota: depois da foto de capa do video, o primeiro frame do video indentifica a fonte: RB Ultimate MkII ou Aurender W20.

A grande orquestra Sinfónica da UAE em palco: Aurender W20/RB Ultimo MKIIVTL/Marten Supreme II

Rui Borges Ultimo MkII, uma obra de arte lusitana

Jörgen Olofsson, CEO Marten