João Pina, da EXAUDIO, alugou duas salas no luxuoso The Yeatman Hotel, em Gaia, que tem uma vista panorâmica maravilhosa sobre o Douro e a Invicta, para dar aos portuenses a oportunidade de ouvir em ação dois dos sistemas de som do seu vasto portefólio.
The Yeatman foi uma boa escolha: só por si, o hotel atrai pessoas desejosas de usufruir do ambiente de luxo, nem que seja por algumas horas. Já a data, de 14 a 16 de novembro, coincidiu com a passagem da depressão Cláudia por Portugal e com o jogo da seleção nacional no Estádio do Dragão às 14 horas, o que pode ter afetado a iniciativa.
Vista panorâmica do Douro e da Invicta da esplanada do The Yeatman.
Mas os audiófilos são, por natureza, resilientes, pois andam sempre à procura do Graal sónico, e há sempre os que gostam de passar o fim de semana a ouvir música de qualidade reproduzida por sistemas que sonham comprar.
AVID Relveo - novidade.
Lumin T3X. Nova representação da Exaudio em Portugal.
A equipa do Hificlube.net, composta por mim e por Pedro Henriques, passou por lá, logo na sexta-feira, ainda em fase de aquecimento, e foi recebida por João Pina, que apresentou os dois sistemas em demonstração e alguns novos produtos, como o gira-discos Avid Relveo, os cabos Zensati e os leitores de rede da Lumin, que a EXAUDIO passa a representar em Portugal.
Cabos Zensati Zorro e Razzmatazz
A vedeta do sistema era a eletrónica TAD e as colunas E1TX, uma versão mais barata das incríveis Grand Evolution One, que ouvimos tocar e encantar no High End 2025, de Munique.
Sistema TAD com colunas E! TX
Registámos dois dos muitos temas que ouvimos, com um gravador digital Nagra SD a 24/96, que utilizámos depois para ‘musicar’ os vídeos que se seguem.
AVID Dark Acutus
‘Liberty’, de Anette Askvik, é uma faixa já muito batida em demonstrações audiófilas, mas que, por isso mesmo, permite aferir por comparação de memória auditiva a qualidade do sistema. E, de facto, soou muito bem no sistema principal, de génese TAD, com notável reprodução do decay eletrónico e ambiência desta complexa produção musical, sem afetar a voz de Anette e o timbre do saxofone, ambos envoltos em luxuriante reverberação de estúdio.
Nota: o vídeo abre com a apresentação do sistema, seguindo-se Open, de Peter Gabriel, em LP, apenas como ilustração musical das imagens do sistema e dos cabos.
Sistema Bricasti - EMT - ATC
Na Sala Dois, estava em demonstração um sistema mais ‘modesto’, composto por:
Gira-discos direct-drive EMT 928
Unidade Phono EMT 128 - Bricasti M3 e M20
Colunas AT SCM 40A (ativas)
No vídeo abaixo, vai ouvir, além da apresentação por João Pina do sistema de base Bricasti/ATC, Melody Gardot, cantando ‘This Foolish Heart Could Love You’.
O Hificlube.net dá os parabéns a João Pina pela iniciativa e promete agora voltar a ouvir os sistemas, em Cascais, bem mais perto de casa.












