Reviews Testes

Fugoo Style wireless bluetooth speaker

Fugoo01

Introdução


Alguns dos nossos leitores estarão neste momento a interrogar-se porque é que o Hificlube publica um artigo sobre uma coluna portátil Bluetooth, quando o nosso core é High End Audio.


A resposta, apesar de surpreendente, é óbvia. Contextualizando, temos que assumir que a tendência para o consumo massificado de música digital através de fontes de áudio digital portáteis (telemóveis, tablets) é cada vez maior. Andamos sempre a correr de um lado para o outro sem tempo para nada (é impressão minha ou este ano ainda ontem começou e hoje já está quase a acabar?) e esta forma de acesso fácil a música de altíssima qualidade fazendo uso de Apps como Spotify e Tidal, faz com que andemos com elas sempre atrás como quem anda com um pacote de pastilhas elásticas no bolso.


Já não dá tanto jeito andar com amplificadores e colunas monitoras a caminho do trabalho, ou quando se vai na escapadela de fim-de-semana com a cara-metade, até porque para algumas delas isso seria no início da relação logo um make-or-break.


O recurso aos auscultadores, que os há de altissima qualidade - nós já os testámos quase todos - só fazem sentido quando se está sozinho. O que nos leva então à óbvia resposta: ter uma coluna portátil à mão, leve e com bateria para largas horas a tocar, com uma qualidade de som bastante aceitável e que podemos levar para o trabalho, para a praia ou campo é algo que qualquer audiófilo consumidor ávido de música que se preze deveria possuir, porque nem sempre sabe bem ter os auscultadores na cabeça, ou simplesmente porque também é bom partilhar a nossa música com alguém. Bem, na praia é discutível...


A Fugoo Bluetooth Speaker representa a última geração de colunas wireless portáteis, com uma qualidade de som muito acima do esperado, eclipsando a concorrência com uma bateria com autonomia para 40 horas de música sempre a tocar (com volume a 50%), uma construção muito leve mas que é à prova de choque, pó e até água. Sim, a Fugoo alega que ela toca de baixo de água (1m até 30 minutos), aparentemente os peixes gostam de ouvir música!

Fugoo02

Fugoo02

Design e particularidades


De estatura pequena (largura 16,5cm, profundidade 5,3cm e altura 6,6cm) e de peso (461g) leve a Fugoo apresenta-se com 3 tipos de vestimenta que significam 3 modelos: Sport, Tough eStyle, este último o modelo que nos entregaram para testar. A coluna é toda ela revestida por uma rede cinza prata agradável ao toque e à vista . É possível trocar a caixa a que chamam de jacket tornando possível transformar a sua Style numa Tough por exemplo. O ‘miolo’ da coluna propriamente dita é comum a todos os modelos e composta por 2 tweeters, 2 mid/woofers e ainda dois radiadores passivos para tratar das baixas frequências.


O design é minimalista, optando apenas por ter os botões essenciais. No topo iremos encontrar 3 botões, para aumentar e baixar o som e um botão de função que serve entre outras coisas para o mute, atender ou desligar chamadas etc.


De um dos lados da coluna, temos o botão de power e o botão de emparelhamento bluetooth e do lado oposto uma entrada microUSB e uma entrada jack 3.5mm, se quisermos ligar diretamente à fonte por cabo.


Há ainda uma voz que nos guia e nos avisa do estado da bateria, do estado da conexão e outras informações, como se a coluna está ou não ligada ou ainda se se vai a desligar. No que a mim, Pedro Henriques, diz respeito isto era dispensável: se eu carreguei no botão para ligar e a luz de power fica acesa, eu já sei que a liguei não precisaria que uma voz o confirmasse. Até para um geek é demasiado. Talvez por isso a Fugoo se tenha lembrado que existem pessoas como eu, pois permitiu regular o volume destas informações de voz e até tirar-lhe o pio por completo. Yes! Mas atenção, quando a compra, o volume da dita voz vem um pouco alto. Se pretende ligar a coluna pela primeira vez à noite em casa, com a família a dormir, e se o seu bebé de meses finalmente adormeceu, pense duas vezes. É melhor esperar pela manhã, ou vai arrepender-se!


E por ter mencionado a cara-metade, a elas muito raramente lhes escapa alguma coisa. Quando lhe dei o teste a ler, sobre os avisos sonoros comentou de imediato: 'já te ocorreu que isto dos avisos sonoros para um cego dá muito jeito?'. Realmente tal não me tinha de facto passado pela cabeça, mas vendo bem faz todo o sentido e talvez até seja por isso que os botões, além de terem um bom relevo, são todos diferentes e indicativos da função, fácilmente identificáveis no escuro ou por uma pessoa cega. Bem pensado Fugoo!


A Fugoo não tem à data uma app que a permita controlar, mas é possível comprar um comando (que também é à prova de água) e pasme-se!, também funciona como saca caricas. Sim, é verdade! Se está no meio do nada, comprou a sua Fugoo com comando, tem um six pack de cervejas e se esqueceu do saca caricas, o comando da é a sua salvação: além de lhe permitir atender uma chamada, subir e baixar o volume da música sem que se mexa da cadeira o comando da sua Fugoo Style ainda lhe permite abrir a sua cerveja, coca-cola ou qualquer outra coisa com carica! Há malta com ideias 'do caraças'. Infelizmente, vêm aí as más notícias, o distribuidor para Portugal ainda não tem os comandos e deu quase como certo que não os venha a receber.

Fugoo03

Fugoo03

À prova de tudo


A Fugoo Style consegue aguentar com quase tudo aquilo a que a submeta. O seu rating IPX é 67 (!) e é à prova de pó e de água. E quando dizemos à prova de água não estamos a dizer que é à prova de salpicos. É mesmo possível submergir a coluna até uma profundidade de 1m durante 30 min. Bem, estes são os números oficiais, nós não fizemos o teste. O interesse disto pese embora possa parecer muito relativo é que visto ser uma coluna para o lazer, se porventura tiver o azar de estar à beira da piscina e que a coluna caia lá dentro poderá ter a sorte que ela não entregue a alma ao criador e não tenha que entrar em despesas.


Configuração e uso: carrega-se num botão e já está


Bem aqui não há muito a dizer, e isto são boas notícias para todos. É tão simples emparelhar a coluna com equipamentos bluetooth seja PC, Android ou iOS como tirar um café numa máquina Nespresso. Basta ativar o bluetooth no seu equipamento, ter o modo de descoberta ativo, ligar a sua Fugoo Style e em seguida carregar no botão Bluetooth mesmo ao lado do botão Power, sem passwords ou complicações. Num segundo, houve a confirmação por voz que o emparelhamento foi feito com sucesso e no ecrã do seu equipamento tem a confirmação que está ligado a Fugoo Speaker. Simples, barato e dá música.


Em termos de distância da fonte à coluna, os valores oficiais são de 33 feet. Isto dá mais ou menos 10m. Experimentei mudar para a divisão anexa na casa, deixando a fonte para trás e levando a coluna comigo e continuou a tocar sem problema do outro lado, pese embora pelo caminho tenha tido soluços. Claro está que depois poderá depender da construção das paredes da casa e de outros equipamentos e/ou revestimentos que poderão interferir com o sinal, mas convenhamos que é distância mais do que suficiente em nosso entender.

Fugoo04

Fugoo04

Qualidade de som


Assim que a ouvimos tocar rápidamente nos apercebemos que apesar do seu tamanho é uma coluna com um som cheio, óbviamente para o tipo de coluna que estamos a falar. Não é a típica micro coluna que ao primeiro baixo que tem que reproduzir treme e devolve aquele 'pfvvv-pfvvv' roto que nem é baixo nem é nada. Podemos dizer que comparativamente à concorrência (que conheço) o seu grande trunfo está em conseguir um baixo bem cheio e forte, sem ser descontrolado. Neste aspeto é sem dúvida lobo com pele de cordeiro porque não se está à espera de um baixo assim para uma coluna tão pequena. É agradável a reproduzir qualquer tipo de música, tem detalhe no agudo sem ser estridente e a gama média doce o suficiente para se ouvir a Mariza a cantar o seu último fado moderno com letra de Boss AC. Quem diria!...


Mantém um equilibrio tonal que não é comum encontrar neste tipo de equipamentos. Houve aqui um cuidado em tentar que não fosse apenas mais uma coluna bluetooth no que à qualidade de som diz respeito.


Toca alto, bem alto até se quiser. Enche bem uma sala de tamanho médio. Quando se ouve música num volume mais baixo, este efeito do baixo perde-se um pouco. Para compensar podemos recorrer ao loudness pese embora afecte um pouco a qualidade de som no geral, o que se nota mais ainda se nos esquecermos de desligar o loudness e aumentarmos o volume.


Recorri a uma playlist no Spotify, sou uma pessoa de gostos variados na música. Não sou um tipico audiófilo que só gosta de música mais erudita, mais clássica, predominantemante jazz ou blues. Eu gosto de tudo. E por isso digo que a Fugoo Style não teve problemas em tocar de tudo. Desde techno, a house, passando por fado e jazz, um pouco de downtempo, o kizomba está na moda e não faltou o RnB, tocou de tudo esta semana. Até ajudou a criar ambiente no filme 'Insurgente' pois o som do portátil não chega e até fiz um teste com Call of Duty Ghosts e World of Warcraft. Não se assustou com nada!

Fugoo05

Fugoo05

Nota final


Esta é uma coluna para toda a família. Para oferecer aos filhos para ouvirem a sua música no quarto e para você a 'gamar' para o seu fim-de-semana a dois ou usar no trabalho se você é o DJ do seu departamento, enfim se a sua fonte do dia-a-dia é digital e portátil, ter uma Fugoo Style a meu ver faz todo o sentido. E embora o objetivo de quem compra estes equipamentos seja apenas e só para ouvir música ela também serve perfeitamente para ser usada numa conference call como altifalante e microfone.


Não faço juízos que seja a melhor coluna portátil wireless do mercado, faço juízos sobre aquilo que ouvi e ao que tive acesso para basear a minha opinião que é tão subjetiva para alguns quanto objetiva para outros. Não procuro que a minha palavra seja a última e derradeira palavra, apenas que seja mais uma opinião que valorizem na tomada de decisão.


Se há uma coisa que aprecio e que a internet nos proporcionou é que nos permitiu a todos nós, enquanto consumidores, sermos mais exigentes. E por nos termos tornado mais exigentes começaram a aparecer mais e melhores produtos no mercado para nos satisfazer. Por isso é que há colunas portáteis e depois há outras colunas portáteis... Resta-nos decidir de acordo com a nossa exigência e carteira.


Eu fiquei fã da Fugoo Style e os meus colegas do trabalho também! Haja dinheiro…


Texto de: Pedro Henriques


PVPr Fugoo Style: €179,99


PVPr Fugoo Sport: €199,99


PVPr Fugoo Tough: €229,99


PVPr dos jackets Style: €29,99


PVPr dos jackets Sport: €39,99


PVPr dos jackets Tough: €79,99


Os preços acima descritos incluem IVA à taxa legal em vigor e são meramente indicativos do preço recomendado.


 


Distribuidor: Smartaudio

Post scriptum


Para quem tiver alguma curiosidade das músicas que toquei na Fugoo podem seguir essa playlist do Spotify aqui: https://open.spotify.com/user/pedroavhenriques/playlist/1VGJ9aCch7fJm3Wuy6VDmh Podem dar sugestões para a playlist, se eu gostar adiciono.

Fugoo01

Fugoo02

Fugoo03

Fugoo04

Fugoo05