Delaudio950x225
Publicidade


Reviews Testes

Dali Kore – primeira audição na OnOff

20230301_153221 copy.jpg

Fomos ouvir as Dali Kore, com amplificação Moon, no auditório da OnOff, em sessão especial, que gravámos para a posteridade.

Os pontas-de-lança da Dali e da Moon mudaram de equipa a meio do campeonato, e jogam agora na equipa da OnOff.

Paulo Cardoso revelou-nos que a OnOff passa a distribuir em Portugal os topos de gama da Dali e da Moon. E a apresentação não podia começar melhor: Dali Kore, a nova coluna de referência da marca dinarmarquesa.

A Kore utiliza novos materiais para os cones dos altifalantes de graves e de médios, fabricados com pasta de papel e madeira, que eliminam a distorção de harmónicas ímpares; e o duplo tweeter híbrido EVO-K, composto por duas unidades: uma de cúpula mole de 35 mm e um super tweeter de fita; enquanto o crossover (390/2100/12000 Hz) utiliza bobinas de baixa perda. A sensibilidade é de 88dB e a impedância nominal de 4 ohms. Cada coluna pesa cerca de 160kg (só a base pesa 34kg!).

Os acabamentos em ébano Ammara são sumptuosos e todo o design e construção é de elevada qualidade.

Auditório Principal: Moon/Dali Kore

Nesta audição especial, as Kore foram alimentadas por um par de monoblocos Moon 888 (888W/8ohms), tendo na linha da frente o Streamer/DAC 780D e o prévio 850P.

Embora breve, a audição permitiu-me concluir que a Dali está decidida a bater o pé (literalmente, pois o sentido de ritmo é notável) aos mais famosos ponta-de-lança do mercado high-end.

O controlo sobre o grave dos Moon 888 ajudou, mas o equilíbrio tonal das Kore mostrou que a Dali não se limitou a fazer uma coluna maior e mais cara (80 mil euros!) é também melhor em todos os sentidos: da dinâmica incrível à imagem ampla e bem definida.

Esta foi a minha primeira audição e espero que não seja a última, pois a qualidade do som do sistema Moon/Dali Kore (cabos Kimber, cortesia da Ajasom) está patente até nas gravações que fizemos ‘ao vivo’ no auditório da OnOff.

As Kore, tanto deixam passar as nuances emotivas da interpretação de Mary Stallings e Cécile McLorin como a ambiência, o exotismo do instrumento de corda árabe e o ritmo e profundidade da percussão em ‘The Astounding Eyes of Rita’, de Anouar Brahem.  

Auditório 2: Moon 40th Anniversary/Dali Epicon 6

No auditório mais pequeno, a OnOff ofereceu-nos o som mais intimista das colunas Dali Epicon 6, alimentadas a ‘ouro’ pela versão comemorativa do 40º Aniversário da Moon dos modelos 600i (integrado) e 680D (Streamer/DAC). A cablagem esteve a cargo da Supra Excalibur, o único topo de gama ainda a preço 'comprável'...

Como se vê (ouve) na amostra junta, quem não puder chegar ao topo das Kore, In Admiration Of Music, pode muito bem continuar a admirar a música com este sistema de porte mais doméstico e preço (relativamente) mais acessível.

Os sistemas vão estar em demonstração na loja da OnOff até dia 5 de Março, portanto ainda tem este fim-de-semana para comprovar o que os nossos vídeos apenas sugerem: grande som!

Para mais informações: OnOff

20230301 153221 copy


Delaudio950x225
Publicidade