Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Nagra no Festival de Jazz da Ajasom

Ajasom-Nagra_Kharma full system front.jpg

Read full article in English here

 

Não é a primeira vez que vou ouvir, no auditório da Ajasom-Damaia, um sistema áudio composto por componentes Nagra a alimentar um par de colunas Kharma Midi-Exquisite 3.0. Mas, desta vez, tendo como fonte privilegiada um gira-discos Nagra 70th Anniversary Reference, a qualidade do som ultrapassou todas as minhas expectativas.

Vou mesmo mais longe: foi o melhor som que já ouvi no auditório da Ajasom, e não hesitei em afirmá-lo alto e bom som perante os presentes, que comigo ouviram atentamente as apresentações técnicas e musicais de Kerry St.James.

Kerry deslocou-se da Suíça propositadamente para o efeito, e pudemos assim apreciar a reprodução de alguns LP raros (e caros) que fazem parte da sua coleção, como a derradeira versão dos arranjos de ‘Miles Ahead’ de Gil Evans, naquela que foi a última gravação ao vivo de Miles Davis em Montreux, pouco antes de morrer.

Nagra Reference 70th-anniversary turntable (tonearm and platter).

Nagra Reference 70th-anniversary turntable (tonearm and platter).

Na sua longa e interessante introdução, de que podem ver um excerto no vídeo em baixo, Kerry contou como o álbum “Miles & Quincy: Live at Montreux,” foi gravado ao vivo no Festival de Montreux, no dia 8 de julho de 1991, tendo Quincy Jones convencido Miles Davis a tocar versões passadas da sua música mais, quando este já estava numa fase criativa mais avançada.

O concerto também foi uma homenagem a Gil Evans, que havia falecido alguns anos antes. Jones teve a ideia de usar duas orquestras e dirigiu simultaneamente a Orquestra de Gil Evans e a George Gruntz Concert Jazz Band, tendo participado instrumentistas convidados que tocaram com Davis, incluindo os trompetistas Benny Bailey e Wallace Roney, o baterista Grady Tate, o baixista Carles Benavent e o saxofonista alto Kenny Garrett.

Miles faleceu poucos meses depois, tendo com este álbum ganho a título póstumo o seu sétimo “Grammy Award” de “Melhor disco de big band de Jazz.

A história é longa, por isso aqui fica uma breve apresentação do disco por Kerry St.James e uma amostra musical, que gravei ao 'vivo' na Ajasom, do que é um disco com grande qualidade e enorme valor simbólico:

Claro que a maioria destes músicos de eleição já não estão entre nós, mas, em contrapartida, tínhamos alguns dos melhores componentes de áudio do mundo a tocar a música deles só para a gente:

  • Nagra Reference Anniversary Turntable
  • Nagra MC-4 Reference Cartridge
  • Nagra HD Phono
  • Nagra Classic Preamp
  • Nagra Classic AMP (monoblock configuration)
  • Nagra Classic Amp Kharma Midi Exquisite 3.0 (loudspeakers)
  • Kimber Cable Select (cables: interconnect and speaker)
  • Stromtank S2500 (Power Source)
  • Shunyata Research (Power Cables)
Nagra MC-4 Reference Cartridge

Nagra MC-4 Reference Cartridge

Como sempre acontece num sistema áudio, o som será sempre tão bom quanto melhor for a qualidade da fonte. E, neste caso, tínhamos a tocar os LP um dos melhores gira-discos do mundo: o Nagra 70th Anniversary Reference Turntable, equipado com a nova célula Nagra MC Reference MC-4 Cartridge e ainda outra novidade: o Nagra HD Phono.

Nagra Classic Preamp + Nagra Phono HD

Nagra Classic Preamp + Nagra Phono HD

Nagra Classic AMP

Nagra Classic AMP

 

Quanto ao Nagra 70th Anniversary Reference Turntable, trata-se:

  • Edição Limitada: Apenas 70 unidades deste gira-discos foram produzidas.
  • Design e Desenvolvimento: o gira-discos é o resultado de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento por uma equip de designers e engenheiros nas áreas de física aplicada, engenharia mecânica e eletrónica, e ciência dos materiais.
  • Motor: dois motores DC sem escovas, de alta precisão, feitos na Suíça, e desacoplados.
  • Estabilidade de Velocidade: o gira-discos possui uma tecnologia para calibração absoluta de velocidade. Um acelerómetro faz a monitorização do chassis flutuante para garantir a estabilidade.
  • Sistema de Correia: a correia usada no acionamento do motor foi inspirada no icónico gravador-de-fita Nagra IV-S.
  • Prato: o prato é feito de uma liga de Exium, não ferrosa, altamente especializada, muito densa (60% mais densa do que o titânio) com propriedades extremas de amortecimento.
  • Braço: o gira-discos inclui um braço concêntrico duplo de fibra de carbono com um sistema magnético único de anti-skating sem contacto.
  • Preço: na Europa, o Nagra Reference Anniversary turntable custa €169,500.
  • A boa notícia: cada unidade inclui montagem personalizada “em casa” e afinação por especialistas de fábrica da Nagra, bem como um convite para uma visita VIP à fábrica da Nagra. 

Mas quem melhor do que Kerry St.James para apresentar o Nagra 70th Anniversary, nas suas próprias palavras:

Finalmente, fecho esta sessão de jazz com dois excertos musicais, primeiro pelo saxofonista Gene Ommans, que surge no canal esquerdo, com um som absolutamente fantástico, seguindo-se um registo mono dos anos 50 da primeira gravação em que Louis Armstrong e Duke Ellington tocaram juntos.

Claro que também ouvimos alguns LP de música clássica, incluindo uma Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvorák, com Istvan Kertész à frente da Filarmónica de Viena, de cortar a respiração; uma Dança Macabra diabólica (Witches Brew) pela New Symphony Orchestra, Londres, dirigida pelo maestro Alexander Gibson, e um Cantate Domino (da Proprius) que me levou às lágrimas.

O que se ouviu na Ajasom foi, pois, um milagre, e eu espero que o som do vídeo que registei com um gravador digital Nagra SD (cortesia Ajasom), possa ter dado uma pequena mas genuína amostra do acontecimento musical. Pelo menos ficam estes breves registos históricos para a posteridade.

Como disse Kerry St.James, este é um sistema de sonho, cuja função é mostrar até onde se pode ir ao nível do áudio highend. Depois, cada um tem de viver com o que tem. É a vida.

Num artigo intitulado Arte Analógica, escrevi há muitos anos que o LP se vestiu de luto para assistir ao funeral do CD. Neste caso, também se vestiu de vermelho flamante para celebrar a vida depois da morte (Miles). Parece que a notícia da morte do LP foi muito exagerada.

Vamos ver-nos de novo em Munique, Kerry.

Abraço audiófilo do JVH.

Para mais informações: AJASOM

 

Nota: todas as fotos da autoria de Pedro Henriques

Ajasom Nagra Kharma full system front

Nagra Reference 70th-anniversary turntable (tonearm and platter).

Nagra MC-4 Reference Cartridge

Nagra Classic Preamp + Nagra Phono HD

Nagra Classic AMP


Delaudio950x225
Publicidade