Highend 2013 - Munique

Highend 2013 - Munique_ excentricidades

Highend 2013: Auris Audio, bolo de válvulas da Sérvia

Ir ao Highend Show de Munique e não ver/ouvir algumas 'aves raras', é como visitar um jardim sem flores. Muitas são 'repetidas' de anos anteriores, pelo que tentei evitar chover no molhado, como, aliás, aconteceu este ano, pela primeira vez: nunca tinha visto chover tanto em Munique em meados de Maio.


A propósito: não há nada como a chuva e as palmas (aplauso) para testar a naturalidade do som de um sistema. Ou seja: se a minha gravação lhe soa como chuva, tudo o que não lhe soar como música, é porque não era música, era...ruído.

O que não impediu uma multidão ululante de adeptos do Bayern de se juntarem com bandeiras na Marienplatz para festejar a vitória no campeonato, no mesmo dia em que o Benfica o perdia no Dragão.


Fanáticos da bola há em todo o lado. Do áudio também - só que são menos. Mas lá que se esforçam por dar nas vistas, lá isso ninguém lhes pode negar: dão o litro!

Por exemplo, ouvi muita da crítica americana presente gabar o som da Auris Audio, uma novidade em amplificadores sérvios a válvulas, como uma forma peculiar, que mais parecem um bolo de anos com velas em cima.


Nestas circunstâncias nunca devemos dizer desta água não beberei, até porque quase todos os sons estavam bem melhores no Domingo que na Sexta, e este foi gravado na Sexta. Posso um dia ter que comer bolo deste e engolir em seco o que acabei de escrever...


Mas eu acho que eles se deixaram impressionar pelo ambiente e pela...recepcionista!

O Highend Show é, na Europa, o que mais se aproxima da CES, de Las Vegas. Com a vantagem de ficar na Europa e a 2 horas de avião. Tem, tal como a CES, as duas vertentes: a 'Feira', em espaço aberto, com alguns auditórios improvisados, e as salas de audição, cujas características acústicas são mais ou menos bem aproveitadas (compensadas) pelos distribuidores e demonstradores.


Detesto os que optam pela escuridão para se exibirem, porque me retiram qualquer hipótese de fazer bons videos, mas as fotos são facilmente corrigidas com o photoshop.


Veja os videos em full screen e seleccione HD 1080p para obter melhor imagem.


Podia fazer o mesmo com os videos, mas os leitores arriscavam-se a ter que esperar um mês para os ver. E nesta era da internet, se quer notícias de hoje, venha cá ontem, amanhã já é tarde...

Highend 2013: Diesis Audio (brancas) e Alkemia Vero: design italiano

Highend 2013: Diesis Audio (brancas) e Alkemia Vero: design italiano

Highend 2013: Nime Loudspeakers - Itália

Highend 2013: Nime Loudspeakers - Itália

É no terreiro da feira, que normalmente percorro em ambiente de passeio, parando numa ou outra capelinha para uma audição, ou dois dedos de conversa, que descubro as 'aves raras' que todos os anos fazem as delícias dos leitores do Hificlube.


Raramente cantam bem estas aves e a maior parte nunca levantará voo, mas os seus criadores e promotores merecem-me o maior respeito, pelo que fica aqui a merecida divulgação.


Por uma razão ou por outra, são demasiado exóticas ou exclusivas, como as Focal Diablo folheadas a ouro!...


Cada um que faça o seu juízo de valor.

Highend 2013: Focal Diablo Gold. São mesmo forradas a folha de ouro!...

Highend 2013: Focal Diablo Gold. São mesmo forradas a folha de ouro!...

Highend 2013: já as tinha encontrado no Salão de Paris. Não me convenceram lá, também não me convenceram aqui...

Highend 2013: já as tinha encontrado no Salão de Paris. Não me convenceram lá, também não me convenceram aqui...

A Itália domina o mercado do highend artístico, com uma ou outra incursão de países de Leste. De Portugal, pouco ou nada se viu.


Estava lá o Rogério Neiva, que entrevistei: sabe bem falar português, depois do esforço que tenho de fazer para falar alemão, que é uma língua que cansa.


Na televisão então, os noticiários, onde não se ouve uma notícia sobre Portugal, dão comigo em doido...

Highend 2013: as Montagna ficam sempre bem nas fotos: até porque são vermelhas. Talvez por isso pareçam uma sirene dos bombeiros..._

Highend 2013: as Montagna ficam sempre bem nas fotos: até porque são vermelhas. Talvez por isso pareçam uma sirene dos bombeiros..._

Highend 2013: Andrea Pivetta's masterpiece: amplificador Opera Only de 160 000 W em Classe

Highend 2013: Andrea Pivetta's masterpiece: amplificador Opera Only de 160 000 W em Classe

A principal atracção da 'feira' era, de longe, o amplificador italiano Opera, do designer Andrea Pivetta. Não estava a tocar, apenas em demonstração estática, mas em 30 anos de actividade nunca vi nada parecido com isto:

Segundo Andrea Pivetta, o Opera Only é, de facto, 'the one and only' e pretende ser o símbolo máximo do áudio Highend profissional. A estrutura exterior não tem aberturas ou ligações e é construída em alumínio tratado como NECE (anodização anti-interferência).

O Opera Only tem a forma de um dodecaedro (doze lados) e, quando aberto, apresenta seis arcos separados, revelando o coração da sua elevada tecnologia, parecendo um satélite de comunicações, ou uma nave espacial extraterrestre.


O Opera Only é integralmente e orgulhosamente concebido e construído em Italia, com componentes italianos.


Pois este brinquedo tem 1, 90 m de altura, por 1,25 de largura, pesa 1 500 quilos, gera 800 amperes de corrente e, está sentado?, 2 x 60 000 W em Classe A, ou 6 x 20 000 W para aplicações AV. Potência máxima: 160 000 W (se a EDP fornecer uma ligação especial...).


Passemos, então, a outras excentricidades menores sem longas descrições, porque o Opera Only deixa qualquer um sem palavras:

Highend 2013: Silbatone Western Electric M3 Mirrorphonic Vintage de 1936. Soa como parece: um caixote ultrapassado no tempo e impraticável no modo e na forma. Cheguei a temer que os pregos se soltassem e aquilo se desconjuntasse tudo...

Highend 2013: Silbatone Western Electric M3 Mirrorphonic Vintage de 1936. Soa como parece: um caixote ultrapassado no tempo e impraticável no modo e na forma. Cheguei a temer que os pregos se soltassem e aquilo se desconjuntasse tudo...

Highend 2013: Um PA composto exclusivamente de colunas Sonus faber montado pelo designer Livio Cucuzza para sonorizar as apresentações AV

Highend 2013: Um PA composto exclusivamente de colunas Sonus faber montado pelo designer Livio Cucuzza para sonorizar as apresentações AV

Highend 2013: Straussmann - válvulas e granito polido com um front end analógico. Gostei do granito...

Highend 2013: Straussmann - válvulas e granito polido com um front end analógico. Gostei do granito...

Highend 2013: The Vario, colunas para crianças com som de gente grande...

Highend 2013: The Vario, colunas para crianças com som de gente grande...

Highend 2013: Thoress Puristic Amplifiers com válvulas soviéticas. Há quem prefira continuar a viver no Gulag...

Highend 2013: Thoress Puristic Amplifiers com válvulas soviéticas. Há quem prefira continuar a viver no Gulag...

Highend 2013: Da Vinci Audio Labs - Las Vegas

Highend 2013: Da Vinci Audio Labs - Las Vegas

Highend 2013: Roberts Radio, ou o nacionalismo britânico no seu esplendor

Highend 2013: Roberts Radio, ou o nacionalismo britânico no seu esplendor

Highend 2013: Zingalli, cornetas estilizadas com acabamentos macios como seda

Highend 2013: Zingalli, cornetas estilizadas com acabamentos macios como seda

Highend 2013: Auris Audio, bolo de válvulas da Sérvia

Highend 2013: Diesis Audio (brancas) e Alkemia Vero: design italiano

Highend 2013: Nime Loudspeakers - Itália

Highend 2013: Focal Diablo Gold. São mesmo forradas a folha de ouro!...

Highend 2013: já as tinha encontrado no Salão de Paris. Não me convenceram lá, também não me convenceram aqui...

Highend 2013: as Montagna ficam sempre bem nas fotos: até porque são vermelhas. Talvez por isso pareçam uma sirene dos bombeiros..._

Highend 2013: Andrea Pivetta's masterpiece: amplificador Opera Only de 160 000 W em Classe

Highend 2013: Silbatone Western Electric M3 Mirrorphonic Vintage de 1936. Soa como parece: um caixote ultrapassado no tempo e impraticável no modo e na forma. Cheguei a temer que os pregos se soltassem e aquilo se desconjuntasse tudo...

Highend 2013: Um PA composto exclusivamente de colunas Sonus faber montado pelo designer Livio Cucuzza para sonorizar as apresentações AV

Highend 2013: Straussmann - válvulas e granito polido com um front end analógico. Gostei do granito...

Highend 2013: The Vario, colunas para crianças com som de gente grande...

Highend 2013: Thoress Puristic Amplifiers com válvulas soviéticas. Há quem prefira continuar a viver no Gulag...

Highend 2013: Da Vinci Audio Labs - Las Vegas

Highend 2013: Roberts Radio, ou o nacionalismo britânico no seu esplendor

Highend 2013: Zingalli, cornetas estilizadas com acabamentos macios como seda