audioshow 2016

audioshow 2016 - parte 7 - topaudio



TOPAUDIO/ABSOLUT SV


Sala Independência


Atoll DR200 (leitor cd)


Musica Hall MMF (giradiscos)


Chord Hugo TT (DAC)


Audolici AVP-1 (pre phono)


Arcam C49 (prévio)


Arcam P49 (amp)


Ubiq Audio One (colunas)


Nota: ouvir de preferência com um bom DAC/Head amp e auscultadores ou ligado ao seu sistema de som doméstico. Para melhor apreciar as fotos visualize em HD2K ou 1080p e em full screen.

A sala da Topaudio/Absolut SV não podia ter sido mais bem escolhida: Independência. De facto, embora seja distribuidor veterano na área da electrónica de consumo, José Lopes Marques tem uma faceta ‘indy’, e aposta em marcas desconhecidas de produção independente, com as quais não cessa de nos surpreender.


Veja o caso dos amplificadores Clones Audio (ler teste aqui). Este ano desencantou nos confins da Eslovénia as Ubiq Audio One, uma coluna com tweeter com carga por corneta e duas unidades convencionais que, se é certo que numa primeira impressão (na sexta-feira) me deixaram ambivalente (grave pesaroso e agudo impertinente) no Domingo deixaram-me embasbacado.


Carlos Moreira colocou-as sobre dois blocos de mármore para controlar o fluxo de energia para o soalho de madeira suspensa; e o tempo encarregou-se de ‘queimar’ o tweeter.


O que ouvi no Domingo e fica registado em vídeo foi um som dinâmico, excitante, com um grave controlado (a que não é alheia a classe G dos poderosos Arcam, que já me haviam impressionado em Munique pelo controlo e poder), uma gama média de elevada resolução, viva, dinâmica, muito bem projectada, deixando revelar nas entrelinhas a qualidade da conversão digital/analógico do Chord TT (Robert Watts é um dos meus projectistas digitais favoritos - ver testes aqui e aqui) e um agudo ‘brilhante’, no sentido de excitante e notável no seu contributo para a focagem e riqueza harmónica.


Oiçam Abrunhosa em ‘Lua’ e, sobretudo, Zambujo, cantando Marceneiro, sigam a inteligibilidade do discurso, a articulação dos bordões da guitarra baixo e o trinado da guitarra portuguesa, e digam lá comigo: ah, fadista!


Para mais informações:


JOSÉ LOPES MARQUES


www.joselopesmarques.com


(loja online e outlet)


234 377 180


Av. S.ta Joana, nº 17


3810-329 Aveiro


ABSOLUT SOUND & VIDEO


www.absolutsv.com


213 552 710


R. PInheiro Chagas, nº17


1050-174-Lisboa