Delaudio950x225
Publicidade


2009

Ouro Sobre Azul Ou A Força Da Net

Ouro Sobre Azul Ou A Força Da Net

Jeff Jarvis, jornalista, autor do influente blogue Buzzmachine e um dos especialistas mais importantes nos EUA sobre a evolução da Internet, deu uma entrevista ao Público onde aponta os caminhos do futuro da imprensa. E o futuro é a net. Uma das profecisas é a de que dentro de 10 anos serão poucos ou nenhuns os jornais em papel. Quando muito em papel-transístor (uma invenção portuguesa), alvitro eu, com imagens vídeo e links para a net!...


O mesmo se pode dizer das revistas sobre áudio, e já não falo no highend. Experimente ir a uma qualquer tabacaria de aeroporto, ou Press Center, como se diz agora. Há lá de tudo: revistas sobre canetas, relógios, iates, barcos, carros, motos, golfe, caça, musculação, moda, viagens, sobre tudo e nada, sobre homens e mulheres bonitas. E sobre áudio? É preciso procurar ou perguntar.



Mas se for à net há lá de tudo como na farmácia global, incluindo o Hificlube, desde 2002. E até a Stereophile (a empresa de construção (!) proprietária da Stereophile abriu falência recentemente e tudo pode acontecer) e a Absolute Sounds já vendem mais a edição digital que em papel.

A net permitiu, por exemplo, que a reportagem da mais recente iniciativa da Viasónica no Hotel Ritz fosse publicada integralmente em videoHD ainda com o certame a decorrer – e não 2 meses depois, quando as novidades já têm barbas, como acontece na imprensa convencional.


É verdade que o videoHD tem o inconveniente de congestionar um pouco o trânsito no Hificlube (os leitores demoram-se mais tempo por lá a ver as paisagens acústicas) e o servidor por vezes “entope”. Mas nunca a expressão de Harry Pearson “there, there”, ou seja, a sensação de “estar lá” foi tão literalmente interpretada...


O Hificlube.net adivinhou o futuro no passado e transitou com elegância do papel de jornal para a pantalha electrónica do presente, e tem vindo a evoluir para melhor servir os leitores.



Neste momento, nenhuma outra revista online sobre áudio lhe oferece uma plataforma com este potencial e versatilidade gráfica, nem sempre bem explorada pelos leitores é verdade: nem todos se inscrevem para poder receber RSS Feeds e “esmiuçar” o nosso Arquivo.



Dou como exemplo o artigo mais antigo que encontrei no nosso Arquivo, com data de 09 de Março de 2002, intitulado “Ouro sobre Azul”, sobre o Blu-Ray, que também pode ler na versão pdf, tal como foi publicado no DNA/Sons, quando o papel original, que eu ainda guardo religiosamente, já cheira a mofo. 

 

Capa DNA/Sons


Ou a primeira Reportagem dupla do HighEnd de Frankfurt/Home Entertainment de Nova Iorque 2002 publicada no Hificlube em pdf ainda com o papel como suporte base (compare com a mais recente Reportagem do Highend 2009 para ver a evolução técnica e editorial).

O mesmo se passa em relação aos anunciantes que, tendo à sua disposição a possibilidade de enviar directa e gratuitamente RSS Feed aos leitores inscritos raramente o fazem. Contudo, todos eles já compreenderam a importância e a força da Internet. A prova disso é a aposta na qualidade das suas páginas institucionais.


AJASOM, DELAUDIO, ESOTÉRICO convidam os leitores a visitar as suas novas páginas. Clique em cada uma delas e visite. Também pode aceder directamente aos sítios net já existentes de todos os nossos anunciantes, bastando clicar sobre o respectivos banner-anúncio.


Ouro Sobre Azul Ou A Força Da Net


Delaudio950x225
Publicidade