2009

Audioelite Distribui As Yg Acoustics Anat Reference Em Portugal

Audioelite Distribui As Yg Acoustics Anat Reference Em Portugal

 

Yoav Gonczarowski e as Anat Reference, em 2004, no Highend Show de Munique
 

Conheci Yoav Gonczarowski, em 2004, no Highend Show de Munique. Foi também lá que ouvi pela primeira vez as Anat Reference “Der besten Lautsprecher der Welt”, “Best Speaker On Earth”, na versão americana, que é como quem diz “ A Melhor Coluna de Som do Mundo”. As Anat eram então um produto tipicamente da era industrial: forte e feio. Lembro-me de ter ficado muito bem impressionado com o som. Na altura publiquei no Hificlube o excerto de reportagem que se segue (podem ler a reportagem integral em Artigos Relacionados):

Yoav Gonczarowski, demonstrador brilhante


«And last but not the least», as colunas israelitas Anat Reference, apresentadas em Munique como «Der besten Lautsprecher der Welt». Assim mesmo: as melhores do mundo. Fui ouvir, claro. Primeira constatação: podem ser as melhores, mas são também as mais feias, ugh!: um produto da indústria (de guerra?) israelita (alumínio aeronáutico) com parafusos à vista, tipo tanque. Também há uma versão de luxo com painéis laterais de madeira para esconder a estrutura: era essa que deviam ter mostrado, valha-nos o Deus do Antigo Testamento. Nota: A YG Acoustics é agora uma empresa com sede nos EUA.


Yoav Gonczarowski é um jovem brilhante e simpático (aliás, toda a equipa é de um profissionalismo notável): domina várias línguas, passa do inglês para o alemão com espantoso à vontade, sabe do que fala, e está obviamente entusiasmado com o produto que vende. O caso não era para menos: aquilo era muito bom!. No entusiasmo lembrou-me até o JVH de há uns 20 anos atrás. Agora estou apenas mais sábio e já não fico pelo beicinho à primeira audição. Ofereceu-me até uma cópia do disco utilizado na demonstração para eu poder comparar com a concorrência.









 


As colunas são em alumínio como as Krell LAT e utilizam os mesmos altifalantes (aliás, et pour cause, Yoav amplificou-as com electrónica Krell - ver foto). Não posso afirmar aqui e agora que são as melhores do mundo, mas o som era, de facto, muito, muito bom. Se alguém for suficientemente louco para mandar vir isto de Israel antes da prometida retoma (€30 000), eu estou à cabeça da lista para as testar (não digam nada ao Bin Laden...).




As novas Kipod e Anat Reference II, na CES 2009, Las Vegas 

Entretanto, muita música correu debaixo das pontes. As Anat Reference evoluiram para um formato mais consentâneo com as exigências domésticas: continuam fortes mas já não são tão feias; e a Stereophile avalizou no laboratório a arriscada alegação de esta ser, de facto, uma forte candidata a melhor do mundo:


In its ads, YG Acoustics states that the Anat Reference II Professional is 'The best loudspeaker on Earth. Period.' Its impressive measured behavior doesn't detract from that claim.—John Atkinson


Curiosamente, tenho tido uma relação de amor-ódio com elas, e nunca mais me impressionaram tanto como aqueles caixotes horrorosos em 2004 (só as ouvi em feiras e shows, admito), com a agradável excepção da última edição do Highend de Munique, onde estavam a tocar bem com amplificação ASR.


Eis o que me ocorreu escrever na ocasião:


Estavam muito bem acompanhadas pelos soberbos ASR Emitter. Há, de facto, uma precisão, uma ausência de distorção e colorações que nos deixa quase que embaraçados por comparação com outras colunas mais ao nosso gosto.


Provavelmente, o que estamos a ouvir é o que está no disco. Quando vamos a um concerto, queremos ouvir o que está metronomicamente registado na partitura, ou antes a leitura que o maestro faz do que está escrito na pauta?... Food for thought...
 
 


Sala da YG Acoustics/ASR no HighendShow, Munique 2009 (VideoHD)





Soube agora que a AudioElite as vai distribuir oficialmente em Portugal. Trata-se de um aposta arriscada em tempo de crise. As Anat Reference custam agora bem mais que o limite psicológico de 100 000 euros, mas tem as Kipod, mais em conta. Além de que são modulares: pode começar pelas monitoras e fazer depois upgrade para os subgraves.

Contudo, como diz Jorge “Maitre” Gaspar, há sempre gente com dinheiro e gostos muitos simples: só o melhor as satisfaz...


Irão por certo fazer enorme sucesso no próximo Audioshow, se a AudioElite não decidir apresentá-las antes ao público num Hotel perto de si.
 

 
 

YG Acoustics Carmel
(primeira audição mundial na CES 2010)






Eu tenho mais sorte pois vou ouvi-las brevemente de novo em Las Vegas (e às novas CARMEL _ ver foto em cima). Não percam a reportagem no Hificlube a partir de 07 de Janeiro de 2010 (se o S.Pedro e o Bin Laden deixarem: nesta época do ano a neve, a gripe e as ameaças terroristas provocam o caos nos aeroportos americanos).
 

Distribuidor oficial: AUDIOELITE

Fabricante: YG ACOUSTICS 

Audioelite Distribui As Yg Acoustics Anat Reference Em Portugal