Delaudio950x225
Publicidade


2009

As Escolhas De Jvh

As Escolhas De Jvh

Não há revista que se preze que não publique a sua lista de Prémios do Ano, sempre tão abrangente que faz concorrência a qualquer albergue espanhol. O primeiro produto de cada categoria é considerado “O Melhor”, seguem-se os outros como “runners-up”. Eu prefiro a versão “Editor’s Choice”. Não são necessariamente os melhores, são aqueles que mais prazer tive em testar e/ou ouvir no ano que termina.


Também é verdade que não testei muitos, porque eu já “encomendo” os produtos com selecção prévia, e por isso a justiça da escolha é sempre relativa. Alguns nem sequer são “Colheita do Ano 2008”, mas só os tinha provado antes em audições externas mais ou menos felizes. Vamos lá então por categorias, como os leitores gostam, por uma questão de organização:


Nota: para ler a crítica integral clique no nome do produto.





AS ESCOLHAS DE JVH - 2008
 
 
FONTES DIGITAIS

 
 
 

·         Leitor CD/SACD: EMM LABS CDSA SE
 
 






Artesanal na construção, genial na concepção. Só funciona bem a quente. Se a memória não me falha não atinge o nível do Reimyo CDP 777, mas esse já não se fabrica e o EMM vende-se por cá. E também reproduz SACD na perfeição.

Distribuidor: Audioelite


·         Conversor:DAC Chord QBD76








Adorei ouvi-lo no meu sistema. Também funciona com telemóveis e computadores mas isso é música para outros ouvidos que não os meus...

Distribuidor: Topaudio


·         Acessório: Esoteric G 0

 
 


 
     Não gosto de relógios digitais (refiro-me aos de usar no pulso). Mas este “clock” de precisão atómica restabelece a concórdia e a harmonia musical entre as fontes e os conversores Esoteric. A diferença é tão óbvia que quem não acredita nos efeitos do jitter converte-se logo na hora.

Distribuidor: Delaudio


AMPLIFICADORES
 

·         Integrados: Pass INT-150








Com colunas razoavelmente eficientes, como as Monitor Audio PL100, o Pass INT-150 porta-se a baixo nível como um verdadeiro amplificador single-ended. E continua em Classe A até uns razoáveis 10-15W. Em Classe B recomenda-se, em Classe A transcende-se.

Distribuidor: Delaudio


·         Estéreo de potência: Krell Evolution 302










Ainda não há nada no mercado mundial como a Krell para quem precisa de elevada potência em Classe A com todas as vantagens e um mínimo de inconvenientes. A evolução não está só no nome.

Distribuidor: Imacústica


COLUNAS DE SOM


·         Electrostática: Quad ELS 2905





O sapo mais agradável que engoli em 2008. Nunca digas destas colunas não ouvirei...

Distribuidor: Esotérico


 ·       Dinâmica: Monitor Audio PL100/300
 

 


 
Precisam de muitas horas de “queima” e de amplificação empática e cabos simpáticos, mas são um “ponto de viragem” na herança deixada por Mo Iqbal.       



Distribuidor: Delaudio
 
 
Nota:
A foto de topo tem cerca de 20 anos. As colunas são as Apogee Diva, amplificação Krell, what else? Esta foi uma das 'orquestras' que dirigi no Festival de Música da Póvoa do Varzim. A pedido do leitor Hugo Rosa, insiro nos Media 2 pdfs de artigos publicados na revista AUDIO de Setembro de 1989 referentes respectivamente ao referido evento cultural e a uma apreciação 'na óptica do utilizador' das Apogee Duetta Signature.

As Escolhas De Jvh


Delaudio950x225
Publicidade