2008

Thiel E Martin Logan Anunciam Novas Colunas

Thiel E Martin Logan Anunciam Novas Colunas

 A Thiel, do grande Jim Thiel, vai lançar a primeira (creio, o Jorge Gaspar que me corrija) “Signature”. Normalmente, isto significa que o criador resolveu fazer o “upgrade” de algo que já antes considerava uma grande obra. É esse o caso: as novas CS2.4SE que, como sufixo indica, vêm assinadas por Jim himself, são a versão melhorada do que já era, na minha opinião, a coluna com o som mais requintado da marca, talvez mesmo o exemplo perfeito de uma time coherent loudspeaker, com um altifalante de graves de tipo ABR, que ajudava o médio-grave a descer as escadas sem o deixar tropeçar muito nos degraus. As originais CS2.4 eram, se a memória não me falha, das poucas colunas de caixa que me ofereciam a sensação de “alinhamento temporal de fase” de médio e agudos das Quad ELS63.





 
Thiel CS2.4SE, Signature Edition




Jim Thiel diz que a Signature Edition ainda é melhor. Redesenhou o filtro divisor e utilizou condensadores que não existiam antes no mercado. Ele chama-lhes “boutique grade”... (adoro estes nomes que os americanos inventam). O resto parece ser apenas cosmético: folheado “Vermillion Maple”, base e “spikes” em alumínio polido, etc. Sobre os altifalantes, nada, o que significa que serão os mesmos utilizados no modelo original.


MARTIN LOGAN FEATURE

 
 







Desde que Gayle Sanders saiu da presidência da Martin Logan, as novidades são lançadas no mercado a um ritmo frenético. Já não há praticamente nenhum “buraco” em áreas específicas do mercado que não esteja coberto por um modelo novo, em especial na área do AV.









Depois das Purity, era óbvio que vinha aí uma “central activa”, que chegou agora sob a designação Feature e pode também ser utilizada como “surround” on-wall, off-wall, atrás ou à frente, com a vantagem de poder dispensar a cablagem amplificador/coluna se o utilizador optar pelo low level input.







A amplificação de 150W é do tipo Classe D, já utilizada nas Purity e em todos os “subs” dos modelos híbridos. O filtro é do tipo Vojtko e divide o sinal entre o painel electrostático de médios, o tweeter de cúpula mole e um par de altifalantes dinâmicos de 5,25 polegadas.

Thiel E Martin Logan Anunciam Novas Colunas