Delaudio950x225
Publicidade


2005

Highend 2005: Leitores Cd/sacd - Highlights



Segundo Ivor Tiefenbrun, o que se perde na fonte já não é possível recuperar nas colunas de som. É quase um aforismo de tão lógico, embora Dave Wilson discorde (voltaremos a este debate um dia). No Highend 2005, exibiram-se alguns novos leitores-CD/SACD que cantaram ou apenas encantaram os visitantes. Fazemos uma pausa no trajecto alfabético para apresentar alguns destaques importantes:



CHORD

Chord CD-One, finalmente a Chord juntou dois-em-um: DAC64+Blu.



CONSONANCE
Consonance Droplet


Droplet 5.0 de seu nome. Formas estranhas. O som não sei: estava mudo e quedo.


DENON
Denon DCD-SA1


O leitor CD/SACD DCD-SA1 é o novo suprasumo da marca nipónica. É totalmente imune às vibrações e ao jitter e utiliza o processamento AL24 para acabar de vez com o ruído ultrasónico que aflige o SACD (converte DSD para PCM?). Até aqui tudo bem. Surpresa mesmo é o facto de não ser multicanal.


T+A
T+A D10 (versão cinza)
T+A D10 (versão azul em perspectiva superior)


O D1 é o novo leitor CD/SACD com andar de saída a válvulas desta marca esotérica alemã, que já tem distribuidor entre nós (talvez tenha lido a minha reportagem do HighEnd 2004...). Também é apenas estéreo, utilizando contudo 8 DACs, quatro por canal, “up-sampling”, com filtros especiais isentos de pre-eco e post-eco. Lembra o amplificador integrado V-10 (e também o Shanling 100) e apresentou-se vestido de cinza ou azul. Tocou muito bem com o V10 a alimentar umas Focal Profile.



SONY

Sony Qualia 007


O Qualia 007 já tinha sido apresentado em Las Vegas e já aqui escrevemos um artigo sobre ele. Portanto, para os leitores habituais do Hificlube não é novidade. Mas foi ele que começou esta nova moda do leitor-SACD topo de gama exclusivamente estéreo. Será o efeito Blu-Ray que já se faz sentir?...


Nota: Pela primeira vez, os leitores de Hificlube, que disponham de banda larga, poderão ver o Qualia 007 em funcionamento dinâmico, clicando no ícone amarelo no topo desta página e abrindo o pequeno vídeo MPEG que pode ser visionado com auxílio do Windows Media Player ou outro compatível. A ficção científica ao serviço do áudio: o Qualia 007 lembra as câmaras de hibernação criogénica para viagens intergalácticas.



TEAC
Transporte TEAC P-01 de peito aberto
Drive Teac VRDS Neo


O transporte CD/SACD Teac P-01 com uma drive VRDS NEO é de cortar a respiração. Permite a sincronização com um conversor externo com o fabuloso D-01 Monaural (um conversor separado por canal!) através do gerador de clock G-0 com uma precisão de 3 ppm!!!



Delaudio950x225
Publicidade