Delaudio950x225
Publicidade


2004

Audioshow 2004: Opinião Dos Leitores -parte 4



Simulador Panasonic



O SIMULADOR


A última coisa que eu esperava ver num show que se diz de áudio era um simulador de Fórmula 1. Que raio de ideia! Pior que isso só mesmo uma loja chamada Raio de som, ou será «que raio de som!» e um distribuidor «SoundEclipse». Eu acho que um eclipse de som não pode ser uma coisa boa!... Mas a demonstração deles era. Gostei do ambiente da sala, da imagem e do som do Nemo. E das Nautilus. E das Stradivari. E dumas colunas chamadas Visonik que acho que eram as únicas coisas baratas que ouvi a tocar bem. Também gostei das Audio Physics Kronos. E voltei a não gostar das Avalon. O som das ATC pareceu-me sólido, mais profissional que audiófilo.



Stephen de Melo



O ETERNO RETORNO
Sala Delmax


Todos os anos digo que não volto e não resisto. O áudio é mais forte do que eu. Este é o Audioshow do nosso descontentamento mas não há outro. Daqui lhe proponho já que o Hificlube promova um só para audiófilos. Mais perto do Inverno que o Verão convida à praia e a minha mulher detestou a ideia de ser arrastada para dentro de uma sala (a das Stradivari) tipo sauna. Mas gostei de as ouvir. O som estava um pouco sobre o alto e podiam ter evitado contrabaixos porque as salas quase todas já tinham baixos que chegassem. Com excepção das Nautilus: nunca ouvi graves tão definidos. E as imagens formavam-se no espaço com incrível realismo. Também gostei muito da imagem do Nemo na sala da SoundEclipse: que cores! Para mim comprava o sistema da Delmax: PrimaLuna/Sonus Faber Grand Piano. Só que não sei quanto daquela qualidade de som se fica a dever ao giradiscos «Rui Borges» e eu só tenho CD...


Fico à espera da sua reportagem.



Pedro Lacerda



SURROUND E AV
Sala Ajasom: Audio Phisycs/Audio Analogue


A maior parte das demonstrações de AV estava vazia. Não me admira nada: o som estava uma merda. Até o som da Krell! Na Ajasom, no DVD do Robbie Williams, o Albert Hall tinha acústica de casa de banho... Apesar de tudo sempre era melhor que o da Pioneer. Não queria ter um vizinho destes! Eu dantes ia lá e ficava o ano todo a roer-me de inveja. Agora não: ligo o meu computador, ponho os auscultadores e saco umas músicas sem chatear ninguém. Quando quero ver filmes vou ao cinema. Quando quero ouvir música vou aos concertos. Quando quero saber as novidades vou ao Hificlube (que é de borla!). A minha namorada foi comigo porque pensava que estava lá a Bang e Olufsen. Mas ficou encantada com as Nautilus e com o Nemo. O preço dava para um apartamento...



Carlos Sousa (hifiguru)



A CORAGEM DE ACREDITAR


Bem .... cá vai a minha modesta opinião relativamente ao Audio-show.



Prémio - Melhor Som: AUDIO RESEARCH+SONUS FABER STRADIVARI


Para mim, designo melhor som como aquele que me deu mais prazer ouvir, não o que é mais transparente, real , etc ...etc.... e limitado a uma audição de 20 minutos. Claro está, que se pudesse estar mais tempo a ouvir cada um dos sistemas ... poderia mudar a opinião.



Prémio - Astúcia:GIRA DISCOS RUI BORGES


Num mundo 'cão' que é o mercado da alta-fidelidade, ter a vontade e a alegria de fazer coisas novas ... e depois o resultado compensar, é algo de muito gratificante.



Prémio - Coragem: SALA CLUBE DO AUDIO


Ir contra tudo e contra todos, condenados à partida ao insucesso, e mesmo assim ir para a frente ... e aprender com (alguns) erros, acho notável .... porque pior do que nos arrependermos de ter feito ..é arrependermo-nos de não ter feito. (não estou a dizer com isto q eles estejam arrependidos... )


Paulo Rodrigues


ONDE ESTAVA A MÚSICA?



À procura dela, percorri os corredores do ISCTE. Espreitando fugazmente salas cheias de equipamentos expostos mas adormecidos.Fugindo do trovejar na semi-obscuridão e do semi-obscurantismo áudio do AV. Escapando do atropelamento pelo simulador de F1. Com esforço, tentei descobri-la nos locais das Avalon, Visonik, Audio Phisycs e Proac. Com esperança, aguardei que ela me tocasse através das Stradivari/AR. Com facilidade, e sem surpresa, ela se revelou nas Concerto tocada pelo PrimaLuna. Para a sentir, sem ser preciso encontrar adjectivos para a descrever, foi preciso ouvir as Nautilus.



Mas, mais tarde, depois de tudo e de tanta procura, foi fácil, afinal, descobri-la, na simplicidade do rodar do botão do volume, através das válvulas e de dois pares de pequenos altifalantes de metal que me habituei a olhar…

Pedro Patrão



GOSTEI, ODIEI


Melhor som:


1.º Lugar - BW + Classé e SF + AR


Se fosse possível as BW terem mais um pouco de 'calor' ou as SF um pouco mais de definição então uma delas teria o 1º lugar destacado (uma parte importante, a Imacustica leva o Áudio Show mais a sério, têm sempre a sala cheia, quer seja no 1º ou 5º andar a Artaudio tinha equipamento para ser um sucesso, mas, tanto na 6ª Feira como no sábado circulava-se bem demais).


2.º Lugar (já algo distante do primeiro) - Proac + AR


Faltou-lhe definição não consegui encontrar o 'sweet spot'


3.º Lugar - SF+Prima Luna+Rui Borges T (Parabéns)


Não é preciso gastar uma fortuna para se poder ouvir bem música.


4.º Lugar - Clube do Áudio


O primeiro contacto com este tipo de eventos, as dificuldades, os contra, os burburinhos, agora imaginem se o objectivo da feira tivesse a ver com o sucesso comercial, o lucro e o bem estar da família... A pressão existe sempre... É mais fácil estar deste lado. Parabéns, não estava mau mas também não estava óptimo, faltava-lhe pelo menos mais definição e emoção.


Não gostei


AudioPhysics+CJ+DCS


Parecia que os instrumentos não estavam a ser tocados no seu tamanho correcto, as vozes não saiam de um ponto especifico saiam do espaço (tenho dificuldade em falar os vossos termos, espero fazer entender-me).


Odiei


Krell + Krell


Cinema Em Casa


SoundEclipse


Um grande cinema em casa, foi o único que me fez perder um pouco de tempo. Não é preciso fazer muito barulho para impressionar, o projector, defendido com muito filme de animação, mas mesmo assim pareceu-me muito bom, de salientar o bom gosto, educação e simpatia, temos sempre café, Moscatel José Maria Fonseca ou outra atenção idêntica.


Rui Eloy







Delaudio950x225
Publicidade