Delaudio950x225
thumbnail_3 - 950X225.png
Publicidade


Reviews Testes

DALI KUPID — Flecha no Coração do Jovem Audiófilo

DALI KUPID Cover.jpg

Read article in English here

 

As DALI KUPID são uma flecha certeira no coração do jovem audiófilo que aspira a ter o ‘som DALI’, mas não tem dinheiro, nem espaço e muito menos um sistema de som sofisticado para alimentar colunas exigentes.

A estratégia da DALI é clara: atrair pelo preço (338 €/par), pelo ADN da marca que, além da qualidade do som, inclui o design e os acabamentos em folheado de madeira clássica (foto), ou em cores vibrantes para agradar ao ‘eleitorado’ feminino: do Golden Yellow ao Chilly Blue. Mas não são só as cores que agradam, são também as dimensões: 237 x 140 x 195 mm; e o peso: 2,9 kg.

Encoste-as à parede, e elas rosnam

E têm uma particularidade curiosa: apesar do pórtico reflex traseiro permitir praticamente encostá-las à parede (mínimo 2,5 cm!), sem afetar demasiado o caráter do som — graças ao desenho ‘dual-flare’ — com baixa turbulência e sem ‘boom’. Embora eu prefira deixar algum espaço livre para respirarem. Isto significa que pode colocá-las numa estante ou sobre a secretária, ladeando o monitor do computador. Mas, se a imagem estereofónica é importante para si, coloque-as sobre suportes a meio metro da parede e apontadas para o ponto de escuta.

Nota: vêm com os seguintes acessórios de série (grelhas magnéticas, ‘brackets’ de parede, pés.

Pequenas no porte, soam adultas no timbre e na transparência, que não cansa, antes convida à descoberta da música.

Há algo de novo no Reino da Dinamarca

A DALI é conhecida por fabricar todas as suas colunas na Dinamarca. Mas basta ter lido no Hificlube.net o recente artigo: DALI EPIKORE 7: The ‘Happy’ KORE para perceber que este preço ‘de entrada’ só é possível porque as KUPID são concebidas e afinadas pela DALI na Dinamarca, mas fabricadas na China. Não há volta a dar, pois a concorrência é feroz nesta gama para iniciados.

Para conseguir reproduzir um grave decente até aos 53Hz, a DALI teve de baixar a impedância (4 Ω) e a sensibilidade (83 dB), pelo que sugiro um amplificador com pelo menos 50W, ou mais, se optar pela Classe D, como o Eversolo Play que utilizei. O Play é também DAC e Streamer, e não vai precisar de mais nada, além de um par de cabos de coluna baratos, da Supra, por exemplo. Outro casamento interessante seria a coleção de miniaturas da Pro-JECT que, tal como as KUPID, podem ouvir na loja da OnOff, em Lisboa, ou comprar online.

E como soam?

As DALI KUPID têm um som vivo, aberto e alegre, sem nunca passar das marcas, literalmente. A este nível de preço, eu até já ficava satisfeito só porque não sofrem de nasalidade e sibilância. Digamos que são razoavelmente neutras e mantêm a compostura até níveis decentes de pressão sonora, sem endurecer ou estrilar (tweeter de cúpula de seda).

Conclusão

As KUPIDs não desafiam as leis da física, assumem-nas com estilo: encostadas à parede, ganham corpo; sobre suportes, ganham ar. Pequenas no porte, soam adultas no timbre e na transparência, que não cansa, antes convida à descoberta da música, tudo por um punhado de euros.

Características e especificações:

  • Coluna de 2 vias com crossover aos 2 100 Hz
  • Resposta: 63–25 000 Hz (±3 dB)
  • Sensibilidade: 83 dB (2,83 V/1 m)
  • Impedância nominal: 4 Ω | SPL máx.: 103 dB | Amplificação recomendada: 40–120 W.
  • Dimensões (A×L×P): 237 × 140 × 195 mm
  • Peso: 2,9 kg
  • Pórtico reflex sintonizado para os 53 Hz
  • Distância recomendada à parede: 2,5–60 cm
  • Acabamentos (x5): Black Ash, Walnut, Caramel White, Golden Yellow, Chilly Blue, com grelhas magnéticas e cones a condizer; suportes de parede e pés de borracha incluídos.
  • Preço: 338 € / par

 

Distribuidor:

SOUND&PIXEL PLANET

C/ Electrodo 60
28522 Rivas Vaciamadrid (Madrid)

Tel: +34.91.825.9954

Revendedor em Portugal: ONOFF

 

DALI KUPID Cover


Delaudio950x225
Publicidade