Reviews Testes

Ajasom - full Mcintosh system

Ajasom - auditório principal com demonstração de um sistema McIntosh

Não é preciso ir a NY para ouvir um sistema McIntosh que inclua também um par de colunas McIntosh XRT1K, pois normalmente são utilizadas colunas Sonus faber na audição de equipamento McIntosh, que são do mesmo grupo World Of McIntosh, em cuja convenção o Hificlube esteve presente na Sardenha (ver aqui). Até na famosa WOM Townhouse, as colunas utilizadas são um par de Sonus faber Aida.

Mas é só quando colocadas numa sala com boas condições acústicas que as KRT1X mostram o que valem, uma vez que o sistema complementar composto por prévio C500 e monoblocos MC1.2KW estão acima de qualquer suspeita.

McIntosh C500, prévio com andar a válvulas

McIntosh C500, prévio com andar a válvulas

McIntosh MC 1.2KW, o bom gigante de 'olhos azuis'

McIntosh MC 1.2KW, o bom gigante de 'olhos azuis'

O único 'intruso' aqui foi a fonte composta por dCS Scarlatti e upsampler, DAC e relógio Vivaldi.

Artilharia dCS na linha da frente

Artilharia dCS na linha da frente

Eu já tinha ouvido este sistema de base e, pelo menos duas ocasiões. No Audioshow 2014, nas instalações da Viasonica e na Digimagem-Porto.

Em todas as ocasiões o sistema mostrou elevada qualidade mas o seu carácter foi, de algum modo, moldado pelo espaço acústico. No novo auditório da Ajasom, na Praceta da Liberdade, na Dama de Baixo, junto à sede da empresa, as KRT1 têm finalmente...uh...liberdade para respirar e mostrar todas as suas capacidades.

Em baixo, podem abrir um pequeno video editado com som 'live', que foi registado com o gravador de uma camcorder sem cuidados especiais e, portanto, é meramente ilustrativo. Se quer, de facto, ouvir o sistema vai ter de se deslocar à Damaia para ouvir 'ao vivo'.

E é com registos de música ao vivo, dos grandes concertos ao ar livre aos grandes auditórios da música clássica que o sistema justifica a fama e o proveito. Um palco grandioso e dinâmico de som 'live' sem nunca 'endurecer' ou dar-nos a sensação de que estamos a ouvir 'hifi' e não a realidade.

O detalhe é-nos transmitido como fazendo parte do processo musical em curso, e não como uma entidade autónoma que está no palco só para impressionar. As partes ouvem-se como fazendo parte do todo, como uma verdadeira equipa que joga para ganhar e só para não 'brilhar'.

Apesar das dezenas de altifalantes montados no 'baffle' as KRT1X soam finalmente bem integradas no auditório da Ajasom. Se tem uma sala grande que possa 'acomodar' este sistema deve a si próprio o dever de o ir ouvir.

Ajasom auditório principal com demonstração de um sistema McIntosh

McIntosh C500, prévio com andar a válvulas

McIntosh MC 1.2KW, o bom gigante de 'olhos azuis'

Artilharia dCS na linha da frente