Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

YG Acoustics na Ajasom

YG-Acoustics-Sonja-XV-on-Light-Background (1).jpg

A YG Acoustics mudou de camisola no Mercado de Inverno. Agora joga pela Ajasom. A qualidade é a mesma, o campo é que é outro (artigo promocional).

Terei sido talvez o primeiro crítico do mundo a perceber que havia ali um je ne sai quoi, algo de diferente no modo algo ‘excessivo’, refiro-me à robustez inusitada das colunas YG, com que se apresentavam em público vestidas de full metal jacket, cheio de rebites e sem sombra de design.

Isto foi logo em 2004, quando ainda ninguém sabia o que era a YG Acoustics, ou quem era Yoav Gonczarowski. E aqui recupero um excerto da reportagem que, então, publiquei:

Yoav Gonczarowski aka Geva, no Highend 2004, em Munique, com o primeiro protótipo da Anat Reference.

Yoav Gonczarowski aka Geva, no Highend 2004, em Munique, com o primeiro protótipo da Anat Reference.

‘And last but not the least’, as colunas israelitas Anat Reference, apresentadas em Munique como «Der besten Lautsprecher der Welt». Assim mesmo: as melhores do mundo. Fui ouvir, claro. Primeira constatação: podem ser as melhores, mas são também as mais feias, ugh!: um produto da indústria (de guerra?) israelita (alumínio aeronáutico) com parafusos à vista, tipo tanque. Também há uma versão de luxo com painéis laterais de madeira para esconder a estrutura: era essa que deviam ter mostrado, valha-nos o Deus do Antigo Testamento. Nota: A YG Acoustics é agora uma empresa com sede nos EUA. 

Yoav Gonczarowski é um jovem brilhante e simpático (aliás, toda a equipa é de um profissionalismo notável): domina várias línguas, passa do inglês para o alemão com espantoso à vontade, sabe do que fala, e está obviamente entusiasmado com o produto que vende. O caso não era para menos: aquilo era muito bom! No entusiasmo, lembrou-me até o JVH de há uns 20 anos atrás. Agora estou apenas mais sábio e já não fico pelo beicinho à primeira audição. Ofereceu-me até uma cópia do disco utilizado na demonstração para eu poder comparar com a concorrência.

Yoav Geva, em Las Vegas, CES 2010, na estreia mundial das YG Acoustics Carmel

Yoav Geva, em Las Vegas, CES 2010, na estreia mundial das YG Acoustics Carmel

A partir daqui segui a carreira de Yoav, e estive presente em muitas das demonstrações da YG Acoustics em Las Vegas e em Munique.

15 anos depois, muito mudou, incluindo o nome do jovem israelo-americano, que agora se apresenta como Yoav Geva, para simplificar; assim como as colunas da YG Acoustics, que se apresentam também com linhas muito mais elegantes, esbeltas mesmo, e excelentes acabamentos, mas sempre em full-metal incluindo os cones dos altifalantes, que são fabricados in-house com tecnologia de ponta, a partir de blocos sólidos de alumínio, conforme o comunicado da Ajasom refere:

A YG Acoustics é a única marca do sector a utilizar software desenvolvido internamente para projectar os seus altifalantes e colunas, por não existirem no mercado ferramentas com a capacidade que necessitavam.

É também um dos poucos fabricantes a produzir internamente os seus próprios drivers, as caixas integralmente em alumínio e a maioria dos componentes de alta precisão, conseguindo desta forma produtos de uma precisão ímpar.

Esta vantagem tecnológica reflecte-se obviamente na performance das suas colunas, principalmente na forma como preservam a essência da música e as emoções mais delicadas de uma performance ao vivo! É esta a imagem de marca da YG Acoustics.’

Mas deixem que seja o próprio Yoav Geva a explicar como se fazem, num vídeo exclusivo do Hificlube, realizado no Highend 2011, em Munique.

Assim sendo, é muito provável que a Ajasom apresente já no Audioshow 2019 um modelo da YG Acoustics, além das Fenestria. Lá estarei de novo.

Para mais informações:

TLM 963 480 041 | TLF 214 748 709

www.ajasom.net

YG Acoustics Sonja XV on Light Background (1)

Yoav Gonczarowski aka Geva, no Highend 2004, em Munique, com o primeiro protótipo da Anat Reference.

Yoav Geva, em Las Vegas, CES 2010, na estreia mundial das YG Acoustics Carmel


Delaudio950x225
Publicidade