Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Acoustic System International Resonators (promocional)

thumbnail_AS Resonatoren00154 (2).jpg

Acoustic System International

Resonators

O som emitido pelas colunas, em conjunto com as reflexões da sala, forma um campo reverberante que envolve completamente o ouvinte. É essa combinação entre o som direto e o refletido que nos transmite a sensação de espaço, fornecendo também informação importante sobre os timbres dos diversos instrumentos.

E como podem os Resonators condicionar estas reflexões? Colocando estes pequenos dispositivos em posições críticas, ou pontos de ressonância da sala, as ondas sonoras excitam o copo de metal e este vibra. Dependendo do tamanho e densidade do material do copo, ele responderá numa gama específica de frequências, semelhante a um diapasão.

A partir da patente que a marca registou é evidente, que a densidade, o tipo de liga utilizado e as dimensões do copo são importantes para atingir o resultado pretendido. Ao vibrar em sintonia com determinadas frequências, os copos controlam a resposta que a sala tem nesses pontos. Como a frequência de ressonância dos copos é bastante elevada o seu contributo ocorre principalmente no equilíbrio tonal. A vibração que emitem chega-nos mais tarde que as ondas sonoras que os ativam, essencialmente misturadas com as primeiras reflexões.

A mudança na acústica da sala é extraordinária. Além de aumentarem a profundidade do palco, o grave fica mais controlado, trabalhando em sintonia com a sala em vez de excitar os modos desta nas frequências mais baixas. O palco sonoro torna-se mais focado e profundo, a sala parece crescer em todas as dimensões. Os mesmos níveis de volume que antes sobrecarregavam a sala soam agora naturais e relaxantes. A sensação é semelhante a entrar numa sala de concertos, tudo parece mais acolhedor e confortável. A audição torna-se mais descontraída porque não precisamos processar o ruído que é introduzido pelas reflexões.

Estes pequenos dispositivos vão certamente deixar muitos audiófilos incrédulos, mas na realidade funcionam exatamente como a marca anuncia. Não se trata de voodoo, é pura física, o seu funcionamento baseia-se na distribuição e cancelamento de ressonâncias. Uma sala tratada com os Resonators soa verdadeiramente musical e natural. Têm ainda outra vantagem sobre os tratamentos acústicos tradicionais, o seu impacto visual é mínimo!

Nota: texto promocional de Jorge Mendes/Ajasom

Para mais informações : AJASOM

 

thumbnail AS Resonatoren00154 (2)


Delaudio950x225
Publicidade