Imacustica - Lisboa - A Kind of Magic(o)

Final S1 Q3 Q7



Nos 3 episódios anteriores, os leitores puderam ouvir 3 sistemas diferentes, respectivamente representados pelas Magico S1, Q3 e Q7. Mas os 2 excertos musicais seleccionados por Luís Campos para cada sala foram também diferentes.


Assim, por sugestão do Luís, com a minha incondicional e entusiástica adesão, optou-se por reproduzir de uma terceira peça, em cada um dos sistemas, o mesmo excerto, da mesma faixa, do mesmo disco, a saber: Maria Callas interpretando Casta Diva, da Norma de Bellini.


Casta Diva, che inargenti


Queste sacre antiche piante,


Al noi volgi il bel sembiante,


Senza nube e senza vel!


De notar, que não houve o cuidado comercial de utilizar um disco audiófilo, tipo Diana Krall, que soa sempre bem até num rádio de pilhas, antes a coragem de optar pela transcrição de um registo analógico com 50 anos! O Luís conhece-me bem e conhece a qualidade do material que utiliza, e não tem medo de arriscar, até porque sabe que o que ambos procuramos na música é a emoção – o som vem depois.


Acontece que na música – e no reino do highend - sentimentos e sensações auditivas estão indelevelmente ligados. Daí esta paixão (consumista?) que nos consome a todos...


Por outro lado, esta comparação não tem qualquer valor científico, apenas ilustrativo. Pode significar tudo, e não significar nada. É apenas um convite para que o leitor passe pela Imacustica-Lisboa para tirar dúvidas - se as houver, depois disto - com os seus próprios discos.


O registo digital do Hificlube a 96/24 é do tipo “direct-cut”: Senza nube e senza vel!, portanto.


Não foi feita qualquer tentativa posterior de disfarçar distorções, corrigir níveis ou tonalidades, e o som inclui, claro, o binómio sistema/sala. O único processamento inevitável é o infligido (e já não é pouco!) pelos algoritmos da You Tube e Vimeo, que estão fora do nosso controlo.


Como é óbvio, a matriz original do Hificlube soa muito melhor. E nenhum deles se aproxima sequer da experiência real, que me foi proporcionada pela Imacustica e está ao seu alcance também, porque ouvir a Callas ao vivo agora, meus amigos!, só se for no outro mundo...


Aqui na terra onde ficámos, tristes, só há uma forma de ouvir Maria Callas: calado, rezando avé Marias em silêncio religioso.


Versão You Tube


Magico S1

Magico Q3

Magico Q7

Versão Vimeo


Magico S1

Magico Q3

Magico Q7

Video HD


Apresentamos aos leitores as versões do Video HD, primeiro da You Tube, depois da Vimeo. Queremos saber qual a versão que preferem:



  • qualidade de imagem

  • qualidade de som

  • facilidade de visionamento