AUDIOSHOW 2014 - LISBOA

Audioshow 2014 - Lisboa- Parte 3 - Episodio 7 - Imacustica II

Sala Correio-Mor: D'Agostino integrado e Sasha II

A Sala Correio-Mor estava recheada como um ovo, de produtos (alguns novidades absolutas – ver aqui) e gentes de todas as latitudes e longitudes audiófilas.


Tal como no ano passado (ver reportagem aqui), Ricardo Polónia dirigiu as operações com paixão e entusiasmo, e foi passando música de todas as origens e feitios, sem receio de carregar no pedal, numa sala conhecida tanto pela sua beleza como pelo seu mau génio vibracional (o soalho), para exibir os dotes macrodinâmicos das Sasha II, que não se fizeram rogadas a movimentar ar e a excitar ouvintes, apoiando-se no braço musculado e bem-temperado do Dan D’Agostino Integrated.


Seguindo a metodologia desta reportagem, será Ricardo himself a apresentar de viva voz e com música de fundo o sistema em demonstração:

Audições selectivas


Das várias gravações efectuadas, com o microfone/gravador aferido sempre para o mesmo nível de entrada, seleccionámos um excerto de uma peça clássica e outro de rock, ambos com pormenores acústicos de percussão, que dão ao leitor uma ideia aproximada das capacidades macrodinâmicas do binómio sistema/sala.


Nota: já referimos em episódios anteriores que o objectivo é permitir aos leitores que não puderam estar presentes ter alguma informação acústica e visual, embora se repita a ilustração dos excertos musicais, para ter argumentos que validem ou contrariem a nossa opinião individualizada no final da reportagem. E também para refrescar a memória dos que estiveram presentes. Isto é um pouco como a repetição dos lances polémicos dos jogos de futebol na televisão que, por muito óbvios que sejam, raramente atingem consensos...

The show must go on


No final de cada demonstração, os mestres de cerimónias em ambas as salas da Imacústica (Campolino – clicar para abrir) e Correio – Mor, convidavam os presentes a continuar a festa no fim-de-semana seguinte nas instalações nas novas e excelentes instalações da Imacústica (clicar para abrir) em Lisboa para ouvir um super sistema composto por electrónica Constellation (Altair II + Hercules II) e colunas Magico Q7.

Constellation Altair/Hercules II - Magico Q7, no palco dos sonhos

Constellation Altair/Hercules II - Magico Q7, no palco dos sonhos

Hoje, Sábado, 15 de Novembro, passei por lá e o auditório principal estava à cunha com todos os lugares ocupados, gente de pé - e até miúdos!, atentos e sentados no chão.


Manuel Dias estava encantado – e também agradavelmente surpreendido - com o sucesso da iniciativa que levou “novas caras” e potenciais clientes à sua loja de Lisboa, tendo poupado um investimento substancial na logística necessária para montar um supersistema como este nas condições difiíceis de conseguir num audioshow.


Quando a sessão terminou, as pessoas não arredaram pé, como acontece o público depois de assistir a um concerto: fica à espera para poder ver de perto e tocar nos músicos famosos. Para mais tarde recordar aqui ficam dois curtos excertos musicais registados in loco “ao vivo”, ilustrados com fotos cuja espontaneidade vale pela qualidade sofrível.


Audição selectiva


Como bónus aqui ficam dois breves apontamentos sonoros deste “momento Magico”:

Nota: o primeiro excerto foi registado junto à parede do lado direito, durante a demonstração pública, pois entrei a meio do “concerto” e já só tinha lugar de pé. Como curiosidade, é a mesma faixa utilizada por Luis Campos no Audioshow (René Marie: Dixie/Strange Fruit), pelo que serve de interessante termo de comparação.


Quanto ao segundo excerto, foi registado na sweet spot posteriormente numa sessão privada, na companhia de um famoso gestor da nossa praça e a escolha musical é dele.

Sala Correio Mor: D'Agostino integrado e Sasha II

Constellation Altair/Hercules II - Magico Q7, no palco dos sonhos