AUDIOSHOW 2014 - LISBOA

Audioshow 2014 - Lisboa- Parte 3 - Episodio 6 - Esoterico

Foyer musical com o duo Naim/Focal cortesia da Esotérico, Consultores de Som

O “foyer” sempre foi a mais bela sala do Audioshow (não necessariamente a que tem melhor acústica), desde que se realiza no Pestana Palace. Claro que o Palácio de Valle-Flôr tem salas de jantar e de estar no primeiro piso ainda mais luxuosas, mas compreensivelmente não estão disponíveis para o evento. Embora muitos dos equipamentos aqui apresentados sejam verdadeiros VIP no mundo do áudio, estando habituados a conviver apenas com a alta sociedade.

Sala de jantar do Palácio Valle-Flôr (Pestana Palace)

Sala de jantar do Palácio Valle-Flôr (Pestana Palace)

A vantagem do Audioshow é dar ao povo a oportunidade de ver/ouvir como vive a “aristocracia”. Ou seja, por alturas do S. Martinho, dá-se o milagre: os audiófilos são reis por... três dias.


Alberto Silva, que depois de “assinar” pela equipa da Esotérico, lançou recentemente, no âmbito do mesmo grupo, a Smartaudio, cuja reportagem da festa de apresentação o Hificlube publicou recentemente aqui (clicar para abrir), vai  fazer as honras do “Foyer”, apresentando de viva voz o sistema em demonstração activa:


Nota: a foto de abertura do video de apresentação, na qual Alberto Silva surge com João Cancela, foi obtida no novo auditório principal das instalações do grupo em Loures.

Audições selectivas


Antes da habitual ronda de audições selectivas do sistema Naim/Focal, convém esclarecer os leitores, que não entraram logo na primeira estação no comboio da longa reportagem que o Hificlube tem vindo a publicar, que o som que se ouve em todos e cada um dos “clips” foi captado “ao vivo” nas respectivas salas, com um microfone estéreo do tipo cardióide cruzado a 90 graus e registado num gravador digital a 44,1/16 bit, processado depois para MP3 a 320kbit/s para poder ser publicado na net.


Como é óbvio, as imagens (fotos e videos) utilizadas são apenas ilustrativas e não foram necessariamente obtidas no mesmo momento, hora ou dia. Neste caso, aliás, utilizamos as mesmas imagens para ilustrar todos os “clips” musicais: piano, violino, voz.


A publicação do som real dos binómios sistema/sala permitem aos leitores ficar com uma ideia aproximada do desempenho para melhor acompanharem o comentário final (“Wrap Up”) que será publicado no final da reportagem, com a avaliação técnico acústica individual de cada um dos principais sistemas em presença.

Finalmente, uma curta entrevista a Roy Alvalle, representante da Naim, que nos fala dos incríveis amplificadores Statement, que custam 200 mil euros, e tive oportunidade de ouvir pela primeira vez em Munique, no Highend 2014 (clicar para abrir) também com colunas Focal Utopia; e do novo Uniti Server.

E fechamos em grande com os Naim Statement/Focal Utopia Grand, num registo ao vivo no Highend 2014, só para perceberem de que Roy Alvalle está a falar:

Foyer musical com o duo Naim/Focal cortesia da Esotérico, Consultores de Som

Sala de jantar do Palácio Valle-Flôr (Pestana Palace)