Editorial

Leaving Las Vegas

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Quando comecei a fazer reportagens da CES, de Las Vegas, para o DN, já lá vão mais de 20 anos, a feira do áudio highend, propriamente dita, ainda se realizava no Sahara, um hotel decrépito, a cheirar a mofo, que mais tarde foi demolido, ou melhor implodido, ao melhor estilo americano, e onde decorria também simultaneamente o ‘Adult Porno Show’, com o seu cortejo de aberrações humanas e exemplares únicos e exóticos, como exóticos eram também muitos dos equipamentos áudio demonstrados - assim como o custo.

Alexis  Park, o palco do áudio Highend até 2007

Alexis Park, o palco do áudio Highend até 2007

O período áureo do áudio highend foi na era do ‘Alexis Park’, um ‘resort’ pacato fora da cidade onde não havia nem porno, nem jogo, com centenas de fabricantes expondo os seus produtos em blocos de apartamentos isolados de rés-do-chão e 1º andar, implantados num imenso jardim ondulado à volta de uma piscina, que me obrigavam a andar quilómetros, subindo e descendo escadas, até o sol brilhante do deserto desaparecer no horizonte, para acumular toda a informação necessária que, depois de tratada se resumia a algumas páginas coloridas do DN e algumas dezenas de fotos exclusivas.

Ao lado, tinha lugar o ‘The Show’, um certame paralelo para quem não tinha lugar no Alexis por falta de espaço ou dinheiro.

O fabuloso Hotel Venetian recortado de luz no céu de breu do deserto

O fabuloso Hotel Venetian recortado de luz no céu de breu do deserto

Mais tarde, o então designado ‘High Performance Audio’ hospedou-se no luxo do Venetian, um hotel magnífico, bem situado na ‘Strip’, a avenida dos grandes hotéis-casino de Las Vegas. E com ele regressou o ‘Adult Porno Show’ que atraía 80% da multidão que se acotovelava nos corredores amplos do centro de congressos, enquanto nós disputávamos um lugar nos elevadores para os andares 29, 30, 31, 32 e 35, onde distribuídos por suítes em longos corredores, os fabricantes demonstravam as suas últimas concepções electrónicas na arte de bem reproduzir som.

JVH em directo dos corredores do Venetian, espreitando para salas vazias (CES 2010)

Logo em 2010, publiquei um vídeo, que volto a reproduzir aqui, que mostra o cada vez menor interesse em relação ao áudio highend (a CES não é aberta ao público em geral, apenas aos profissionais e à imprensa), com os expositores ansiosos conversando nos corredores e as salas vazias, muitas vezes apenas ocupadas pelo próprio expositor, enquanto na ‘Feira da Electrónica’, que se realiza no LVCC (Las Vegas Convention Center), 150 mil pessoas se entrechocavam para ver o último ‘gadget’.

E muitas conferências com centenas de jornalistas a transmitir em directo as apresentações de ‘all things SMART’: TVs, telefones, carros…

E o inevitável aconteceu. Na CES, o ‘High Performance Audio’ entrou em decadência. Muitos fabricantes, representantes e jornalistas já declararam que não vão estar presentes este ano numa cidade com preços de alojamento e alimentação cada vez mais caros e onde se espera uma hora na fila para apanhar um táxi, um autocarro e até para o pequeno almoço, que é pago à parte e custa entre 15 e 30 dólares!

E é assim que na CES 2018, no Venetian, das habituais 200 salas restam cerca de 30 salas com apenas 15 marcas de áudio puro e duro no 29º andar e uma ou duas suites no 35º andar. That’s all, folks!

É claro que vão lá estar algumas marcas conhecidas, o que se perdeu foi o entusiasmo que se experimenta agora em Munique. Na lista de expositores ainda constam alguns resistentes: Arcam, Audeze, Audioquest, Bowers&Wilkins, Chord, Constelation, Eggleston, Elac, Emotiva, Hifiman, Lamm (normalmente com colunas Wilson Audio) MBL, Nagra, Paradigm, Pro-Ject e pouco mais. Até o nosso Audioshow tem mais marcas de áudio e highend que a CES!...

Mirage Hotel, onde alguns dos principais fabricantes se hospedam para receber em privado (e fora da CES) os distribuidores e a imprensa especilaizada.

Mirage Hotel, onde alguns dos principais fabricantes se hospedam para receber em privado (e fora da CES) os distribuidores e a imprensa especilaizada.

Algumas marcas famosas irão por certo hospedar-se em suites no Mirage, que fica em frente do Venetian, para apresentaçõess privadas: Dan D’Agostino, Wilson Audio, Vivid Audio.

Nada que justifique voar 15 horas, ser tratado como lixo na ‘Immigration’ e nas companhias áreas internas americanas; ou pior: ficar horas (ou dias!) preso em aeroportos por causa da neve.

De 20 anos de CES, ficam-me as memórias de estadias em hotéis luxuosos, jantares sumptuosos e espectáculos fabulosos. E alguns dos melhores ‘shows’ de hifi a que já assisti em audições privadas em que participei, e que tenho orgulho de ter registado nas páginas do DN até 2006 e no Hificlube até 2011. Além de ter assistido ao nascimento de algumas das principais tecnologias áudio e vídeo: CD, DAT, MiniDisc, DCC, DVD, HD-DVD, DTS, Blu-ray, LCD, LED, OLED, 4K e os primeiros ficheiros de áudio a 96/24.

Nota: No fim do artigo, os leitores do Hificlube podem abrir cópias em pdf ( c/ capa e 8 páginas, basta fazer scroll down para ler na integra) da reportagem da CES 2003: Parte 1, The Zoo; Parte 2, Alexis Park e The Show, que mostra bem o ambiente de euforia electrónica que se vivia então em Las Vegas, quando até no LVCC, carinhosamente chamado ‘The Zoo’ pela imprensa audiófila, ainda havia áudio de qualidade e highend e os produtos mais exóticos eram expostos no Alexis Park e, sobretudo, no ‘The Show’ (ver CES 2003 – Parte 2).

Expostos nestas páginas históricas estão alguns dos produtos e pessoas mais icónicas do Highend, como Nelson Pass, o guru lusitano Luís Pires e o recém-falecido Arnie Nudell, da Genesis, em fotografias exclusivas.

No Hotel Cesar's Park não fique surpreendido se for recebido por Cleópatra e Marco Aurélio com um centurião enorme de guarda-costas (ler Crónicas)

No Hotel Cesar's Park não fique surpreendido se for recebido por Cleópatra e Marco Aurélio com um centurião enorme de guarda-costas (ler Crónicas)

Junto ainda 3 crónicas, que escrevi entre 1999 e 2011, sobre o ambiente social e turístico de Las Vegas, tendo como pano de fundo os hotéis New York (este no rescaldo do atentado às Torres Gémeas), Paris e Bellagio, que vale a pena ler para perceber o que é Las Vegas, enquanto destino turístico de eleição, mas mal conhecido e compreendido.

Novidades da CES 2018

LG 88 inch 8K OLED TV

LG 88 inch 8K OLED TV

Entretanto, já começaram a chover no meu email os press releases das novidades tecnológicas em exibição no LVCC: smartphones 5G, drones e robots, self driving cars e a habitual guerra entre a Sony, LG e Samsung de 'o meu televisor é maior que o teu’, agora com tecnologia MicroLED, 4K HDR, QLED 4K e OLED 8K. E um ou outro telemóvel novo como o Samsung Q9S, nem que seja um ‘mock-up’. E muitos smartwatches, como o Apple Watch Series 3 ou o Samsung Gear.

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Alexis Park, o palco do áudio Highend até 2007

O fabuloso Hotel Venetian recortado de luz no céu de breu do deserto

Mirage Hotel, onde alguns dos principais fabricantes se hospedam para receber em privado (e fora da CES) os distribuidores e a imprensa especilaizada.

No Hotel Cesar's Park não fique surpreendido se for recebido por Cleópatra e Marco Aurélio com um centurião enorme de guarda-costas (ler Crónicas)

LG 88 inch 8K OLED TV

Uma reportagem (CES2003: Parte 1 - The Zoo; Parte 2 - Alexis Park e The Show) e 3 Crónicas Sociais sobre Las Vegas

Artigos em pdf dos originais publicados no Suplemento DNA do Diário de Notícias